Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fabiana Saccardo Julia Susigan Patrícia Irmão Sueiro Shirlen Lima Vânia Passos Santos
2
Ambiente Externo É necessário identificar as Oportunidades e Ameaças que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente; Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente; Forças e Fraquezas = Ambiente Interno
3
Roteiro de Etapas para definir
Ambiente Externo Roteiro de Etapas para definir o Ambiente Externo: Definir o escopo do ambiente a ser analisado Selecionar as informações relevantes Escolher o cenário referência Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresa
4
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo É um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo.
5
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo
Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado. Ameaças: Alguns desenvolvimentos do ambiente externo representam ameaças. Ameaça Ambiental: é um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou resultados satisfatórios.
6
Ambiente Externo Análise do Ambiente Externo
O processo de analise do ambiente externo tem quatro etapas: Escaneamento; Monitoramento; Previsão; Avaliação; Por meio de análises ambientais, a empresa identifica oportunidades e ameaças.
7
Ambiente Externo No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização. Nesta etapa, não há necessidade de que você possua uma especialização em alguma dessas áreas específicas, mas apenas uma compreensão dos principais aspectos de cada uma.
8
Ambiente Externo O ambiente externo tem três partes principais:
O Ambiente Geral : Elementos da sociedade mais ampla que afetam as indústrias e suas empresas; O ambiente da indústria: Fatores que influenciam uma empresa, suas ações e reações competitivas e o potencial de lucro da indústria. O ambiente do concorrente: No qual a empresa analisa os objetivos, estratégias, premissas e capacidades atuais de cada concorrente importante.
9
Ambiente Externo O estudo do ambiente externo ou ecossistema deve ser cuidadosamente feito com a finalidade de que a instituição possa se beneficiar das oportunidades que estes fatores externos oferecem para o seu máximo desempenho;
10
Ambiente Externo Para que a instituição possa evitar as ameaças que os fatores externos podem lhe impor; e em caso de mudanças do ecossistema, possa adaptar-se mantendo inalterada sua missão, propósito, valores.
11
Ambiente Externo A partir da desta análise a organização está pronta para definir os projetos de curto, médio e de longo prazos, que a levem em direção à sua Visão de Futuro, ressaltando-se, no entanto, que a implementação dos projetos definidos requer um cuidadoso estudo de viabilidade que é o Planejamento Operacional.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.