A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Vitória, 20 a 23 de Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Vitória, 20 a 23 de Novembro."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Vitória, 20 a 23 de Novembro de 2006

2 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

3 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Conteúdo Programático 1ª Sessão – Do planejamento estratégico ao projeto. Conceitos e características dos projetos. Ciclo de vida. Ordenação das atividades de um projeto. 2ª Sessão – Concepção do projeto através da Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais – MDPO - e da Ferramenta 5W2H. 3ª Sessão – Áreas do conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Metodologia de Elaboração e Avaliação de Projetos. Modelos. 4ª Sessão – Características do Gerente de Projetos enquanto líder de processos de mudança. Montar equipes de projetos. Práticas de Gerência de Projetos.

4 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Estratégico Tático Operacional PLANEJAMENTO Tático Operacional

5 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS A implementação da estratégia exige um planejamento que é dividido em três níveis: Planejamento estratégico (Nível institucional) Planejamento tático (Nível intermediário) Planejamento operacional (Nível operacional)

6 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Planejamento estratégico (Nível institucional) Elaborado pelos gestores de topo da organização. É genérico e sintético. Longo prazo. É voltado para as relações entre a organização e o seu ambiente É macro orientado, aborda a organização como uma totalidade.

7 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Planejamento tático (Nível intermediário) Elaborado pelos gestores intermediários. É menos genérico e mais detalhado. Médio prazo. Traduz e interpreta as decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental. Aborda cada unidade da empresa e cada conjunto de recursos separadamente.

8 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Planejamento operacional (Nível operacional) Procura estabelecer procedimentos, programas e regulamentos para se atingirem os objetivos estabelecidos anteriormente. É detalhado e analítico. Curto prazo. É microorientado, aborda cada tarefa ou operação isoladamente.

9 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

10 GERENCIAMENTO DE PROJETOS PLANEJAR PARA MUDAR

11 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS UM TESTE TÃO AMARGO QUANTO REALISTA (Verificar o seu grau de adaptabilidade a mudanças) Fonte: Michael Hammer Você atribui seus insucessos aos outros? A frase isso não é justo faz parte do seu vocabulário? Você espera que os outros lhe digam o que fazer? Você ainda se baseia muito naquilo que aprendeu no colégio? Continua

12 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Você acha que o seu desempenho no ano passado deve influenciar na avaliação do seu trabalho nesse ano? Você acha que seu talento e seus serviços não são reconhecidos? Aquilo que você conseguiu foi resultado exclusivo do seu esforço? É ruim quebrar a rotina? Depois de ter trabalhado tanto, você adquiriu uma certa sensação de segurança? Você controla a hora de sair do serviço? \ \ BASTA UM SIM A QUALQUER UMA DESSAS PERGUNTAS PARA DESQUALIFICAR O INTERESSADO.

13 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Não tenha medo de repensar seu negócio. Seus concorrentes já o estão fazendo. Kent Nelson Executivo da UPS PLANEJAMENTO

14 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO – – PLANEJAR x IMPROVISAR Planejar: Criar um esquema para fazer algo Improvisar: Agir ao acaso Dois lados de uma mesma moeda

15 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

16 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

17 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pressões externas AMBIENTE EXTERNO ORGANIZAÇÃO Pressões internas A ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO

18 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é Missão? Missão é a finalidade da existência de uma organização. O que faz uma instituição, porque faz e a quem se destinam seus produtos e serviços.

19 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é Visão? Visão é o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço.

20 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS Quais as oportunidades que existem no ambiente Quais as forças e fraquezas que temos na organização? Estratégia Organizacional Missão Visão Objetivos Organizacionais Análise ambiental Análise Organizacional Para onde queremos ir? O que temos na empresa? O que há no ambiente? PROJETOS A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL


Carregar ppt "Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis GERENCIAMENTO DE PROJETOS ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Vitória, 20 a 23 de Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google