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GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz.

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1 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 TOMADA DE DECISÃO - Essência do trabalho de administrar; - Tarefas de liderar, planejar, organizar, executar e controlar estão impregnadas de informação; - Sempre envolverá riscos; - Escolhas entre alternativas que se apresentam, originárias de situações que oferecem problemas e oportunidades.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seu pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos

4 ANÁLISE ORGANIZACIONAL METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO DE FUTURO ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Para onde queremos ir? O que há no ambiente? O que temos na empresa? Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas O que devemos fazer? IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO CONTROLE

5 MISSÃO -Papel desempenhado, razão de ser, propósito da empresa -É uma descrição precisa do que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio em que está inserida A missão que pode valer para qualquer empresa não vale para a sua!!!

6 Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente. James Collins e Jerry Porras

7 VISÃO Aonde a empresa quer chegar Explicitação do que se idealiza Envolve desejos, valores, vontades, sonhos e ambição. MISSÃOVISÃO Identifica o negócioO que se sonha para o negócio É a partidaÉ a chegada Carteira de identidadePassaporte Identifica quem somosProjeta quem desejamos ser Foco do presente para o futuro Foco no futuro PermanenteMutável

8 VISÃO CARÁTER SUBJETIVO: É UM SIMBÓLICO IMAGINÁRIO E NÃO PODE SER MEDIDO – SER RECONHECIDO COMO... CARÁTER OBJETIVO: SE REFERE A UMA SITUAÇÃO FUTURA QUE SURGIRÁ A PARTIR DO QUE SE FAZ NO PRESENTE – AÇÕES PARA O RECONHECIMENTO

9 Visão 2020 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

10 VISÃO O que faz a diferença?

11 VISÃO Walt Disney Não-ceticismo Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática à coerência e aos detalhes Preservação e controle da magia Disney

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13 VISÃO O que faz a diferença? ! VALORES !

14 VISÃO Valores São os preceitos essenciais e permanentes de uma organização. Não requerem nenhuma justificativa externa. Representam valor pessoal profundo. Não existem, portanto, valores universalmente corretos. Valores (imutáveis), não devem ser confundidos com práticas operacionais, estratégias comerciais ou normas culturais (que devem estar abertas a mudanças). Se as circunstâncias mudassem e passássemos a ter uma desvantagem pelo fato de abraçar este valor, continuaríamos, assim mesmo, a defendê-lo?

15 VISÃO Valores não devem ser genéricos Honestidade Qualidade/Excelência Profissionalismo Integridade Respeito

16 VISÃO Valores Uma empresa de alta tecnologia ficou em dúvida sobre se deveria incluir qualidade na lista de seus valores básicos. O CEO perguntou: "Suponhamos que dentro de dez anos a qualidade não faça mais a menor diferença nos nossos mercados. Suponhamos que os únicos fatores importantes venham a ser velocidade e potência, em lugar da qualidade. Será que ainda assim a qualidade faria parte de nossa lista de valores básicos?" Os participantes da equipe entreolharam-se e acabaram respondendo que não. Qualidade fazia parte da estratégia da empresa! Os programas para melhorar a qualidade continuaram funcionando como um mecanismo para estimular o progresso, mas a qualidade não foi incluída na lista dos valores básicos...

17 VISÃO Valores Depois disso, o mesmo grupo de executivos passou a discutir se devia considerar a criação de produtos de ponta como valor básico. O CEO fez a seguinte pergunta: "Manteríamos inovações na lista como valor básico diante de quaisquer mudanças mundiais? Desta vez, a equipe respondeu com um sonoro sim! O ponto de vista apresentado pelos executivos pode ser resumido da seguinte forma: "Nós sempre nos manteremos na ponta em termos de inovações. É assim que somos. E se um mercado, em um determinado momento, não valorizar mais as inovações, vamos procurar outro que o faça". Inovações de ponta foram incluídas na lista e lá continuam. As empresas não podem mudar seus valores básicos para reagir a alterações dos mercados. Se necessário, devem mudar de mercado para permanecer fiéis aos valores básicos.

18 Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, clientes e segmento em que atua como uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forte identificação com a sociedade.

19 VISÃO Perguntas para uma visão clara O que nos diferencia dos demais? Que valores são prioridades verdadeiras para o futuro? O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos? O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer? O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela?

20 VISÃO Universidade Gama Filho Ser uma instituição reconhecida regional, nacional e internacionalmente pela formação de profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade e pela produção do conhecimento. Valores: -Excelência na formação intelectual -Valorização da pesquisa e da extensão -Qualidade na produção do conhecimento -Integração, cooperação, coesão e comprometimento com o aprendizado -Qualidade e atenção na prestação de serviço, no atendimento e no relacionamento com a comunidade -Presteza, transparência e orgulho institucional -Valorização do trabalho docente, técnico e administrativo -Segurança no trabalho -Respeito às diferenças e à alteridade -Responsabilidade social e ambiental -Ética individual e institucional

21 VISÃO O que nos diferencia dos demais? -Excelência na formação intelectual, valorização da pesquisa e da extensão, qualidade na produção do conhecimento, qualidade e atenção na prestação de serviço, no atendimento e no relacionamento com a comunidade Que valores são prioridades verdadeiras para o futuro? - Integração, cooperação, coesão e comprometimento com o aprendizado O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos? - Presteza, transparência e orgulho institucional, valorização do trabalho docente, técnico e administrativo O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer? - Ética individual e institucional, responsabilidade social e ambiental O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela? - Valorização do trabalho docente, técnico e administrativo, segurança no trabalho, respeito às diferenças e à alteridade

22 VISÃO Universidade Gama Filho Ser uma instituição reconhecida regional, nacional e internacionalmente pela formação de profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade e pela produção do conhecimento.

23 VISÃO VISÃO X PLANEJAMENTO

24 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz


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