Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Responsabilidade Profissional
Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Prof.: Lillian Alvares
2
Responsabilidade Profissional
Qual o papel e a responsabilidade do profissional do Gerente de Projetos dentro da sua profissão e da sua área de domínio?
3
Responsabilidade Profissional
Valores válidos em todo o mundo: Confiança Honestidade Competência Pró-atividade
4
Responsabilidade Profissional
Orientam a maneira como o homem se comporta diante das situações que lhe surgem no seu dia-a-dia.
5
Responsabilidade Profissional
O bom senso, principalmente, no processo de tomada de decisão deve guiar e orientar a fazer a coisa certa e geralmente é aceito e validado pela comunidade em que estamos inseridos e pela equipe de projeto.
6
Responsabilidade Profissional
O gestor está sempre muito exposto, sempre muito visível, por isso suas ações tendem a ser observadas de forma muito próxima.
7
Responsabilidade Profissional
Também por isso, necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para os demais.
8
Conflito de Interesses
Problemas mais comuns estão relacionadas ao conflito de interesses:
9
Responsabilidade Profissional
Não se recomenda trabalhar diretamente para o concorrente, parceiro, fornecedor ou cliente. Não se recomenda prestar serviços de consultoria e/ou participar de conselhos consultivos de diretorias externa à organização de origem.
10
Responsabilidade Profissional
Participações financeiras em outras empresa: Receber presentes, viagens, comissões que poderão se caracterizar como “propinas”
11
Responsabilidade Profissional
O gerente de projeto deve pautar sua conduta evitando quebrar as regras relacionadas aos conflitos de interesse e isso, na prática, não é algo simples de ser percebido.
12
Responsabilidade Profissional
As estratégias dos lobistas são extremamente dissimuladas e, nesse aspecto, o gestor necessita estar atento para não se deixar envolver.
13
Responsabilidade Profissional
Cinco aspectos básicos, todas de caráter comportamental, para montar o conjunto de habilidades necessárias para que o gestor não caia em “tentação”.
14
Responsabilidade Profissional
PRIMEIRA: Garantir a integridade e o profissionalismo de cada gestor, que lhe facilitará a aderência aos requerimentos legais e padrões éticos que protejam a comunidade e todos os stakeholders do projeto.
15
Responsabilidade Profissional
Nesse aspecto, é importante que o gestor conheça as normas da comunidade e esteja familiarizado com os costumes da mesma, discutindo e, muitas vezes, negociando alternativas que sejam sustentáveis tanto para o seu projeto como para a comunidade em que está inserido.
16
Responsabilidade Profissional
SEGUNDA: Compartilhar lições aprendidas e suas melhores práticas, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos serviços de gerenciamento, promovendo, assim, a evolução da empresa e também da profissão.
17
Responsabilidade Profissional
TERCEIRA: Melhorar a competência dos membros da equipe, incrementando o conhecimento profissional destes, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e os resultados do projeto.
18
Responsabilidade Profissional
QUARTO: Necessidade do profissional de gerência de projetos buscar o equilíbrio de interesses entre os envolvidos com o projeto, evitando assim alternativas que gerem conflitos que possam atrapalhar o atendimento do escopo do projeto e seus objetivos.
19
Responsabilidade Profissional
QUINTO: Interação profissional, respeitando as diferenças pessoais, étnicas e culturais, desta maneira pode-se evitar, no ambiente de projeto, a competição agressiva e semear entre os membros do time a cooperação e o trabalho em equipe.
20
Comportamento Autodisciplina Conduta baseada no bom senso
Com regras a serem seguidas pelos profissionais de gerenciamento de projetos evitando comportamentos que possam comprometer a própria instituição.
21
Comportamento Compete ao gestor:
Gerar relatórios claros, objetivos e verdadeiros Ter responsabilidade para atender ao escopo do projeto conforme acordado anteriormente com o cliente.
22
Comportamento E ainda: Ser íntegro.
Contribuir para a base de conhecimentos Desenvolver a sua competência individual Equilibrar os interesses dos stakeholders Interagir com a equipe e com os stakeholders de uma maneira profissional e cooperativa
23
Comportamento Os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas necessitam conhecer o código de ética da profissão sob pena de incorrerem em erros que possam comprometer a corporação.
24
Processo Decisório O gestor de projeto deve:
Tomar decisões sem interferências indevidas Manter em sigilo informações que possam trazer interferência nos objetivos do projeto. Desfazer os conflitos de interesses internos ao projeto. Respeitar a propriedade intelectual, os contratos de licenças, os direitos autorais, as patentes e as marcas comerciais.
25
resumo
26
Principais elementos Garantir a integridade individual
Contribuir com a base de conhecimento Promover a integração entre os stakeholders
27
1. Garantia da Integridade
Assegurar a integridade do processo de gerenciamento de projeto, do produto e da própria integridade do gerente e da instituição Adesão a um código de ética. Evitar conflito de interesses. Recusar presente de fornecedores. Manter a atitude profissional.
28
2. Aplicação do Conhecimento
Conhecimento do gerenciamento do projeto Conduta profissional Centros de treinamento Conhecimento do setor Informações verdadeiras Conformidade com normas e regulamentos Informações confidenciais Dados da empresa Propriedade intelectual
29
3. Equilíbrio de interesse dos stakeholders
Observar necessidades antagônicas Tratamento de dificuldades e problemas Respeito a diferença entre as culturas Respeito aos colegas Treinamento quando necessário Percepção de experiências
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.