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RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas.

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Prof.: Lillian Alvares

2 Responsabilidade Profissional Qual o papel e a responsabilidade do profissional do Gerente de Projetos dentro da sua profissão e da sua área de domínio?

3 Responsabilidade Profissional Valores válidos em todo o mundo: Confiança Honestidade Competência Pró-atividade

4 Responsabilidade Profissional Orientam a maneira como o homem se comporta diante das situações que lhe surgem no seu dia-a-dia.

5 Responsabilidade Profissional O bom senso, principalmente, no processo de tomada de decisão deve guiar e orientar a fazer a coisa certa e geralmente é aceito e validado pela comunidade em que estamos inseridos e pela equipe de projeto.

6 Responsabilidade Profissional O gestor está sempre muito exposto, sempre muito visível, por isso suas ações tendem a ser observadas de forma muito próxima.

7 Responsabilidade Profissional Também por isso, necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para os demais.

8 Conflito de Interesses Problemas mais comuns estão relacionadas ao conflito de interesses:

9 Responsabilidade Profissional Não se recomenda trabalhar diretamente para o concorrente, parceiro, fornecedor ou cliente. Não se recomenda prestar serviços de consultoria e/ou participar de conselhos consultivos de diretorias externa à organização de origem.

10 Responsabilidade Profissional Participações financeiras em outras empresa: Receber presentes, viagens, comissões que poderão se caracterizar como propinas

11 Responsabilidade Profissional O gerente de projeto deve pautar sua conduta evitando quebrar as regras relacionadas aos conflitos de interesse e isso, na prática, não é algo simples de ser percebido.

12 Responsabilidade Profissional As estratégias dos lobistas são extremamente dissimuladas e, nesse aspecto, o gestor necessita estar atento para não se deixar envolver.

13 Responsabilidade Profissional Cinco aspectos básicos, todas de caráter comportamental, para montar o conjunto de habilidades necessárias para que o gestor não caia em tentação.

14 Responsabilidade Profissional PRIMEIRA: Garantir a integridade e o profissionalismo de cada gestor, que lhe facilitará a aderência aos requerimentos legais e padrões éticos que protejam a comunidade e todos os stakeholders do projeto.

15 Responsabilidade Profissional Nesse aspecto, é importante que o gestor conheça as normas da comunidade e esteja familiarizado com os costumes da mesma, discutindo e, muitas vezes, negociando alternativas que sejam sustentáveis tanto para o seu projeto como para a comunidade em que está inserido.

16 Responsabilidade Profissional SEGUNDA: Compartilhar lições aprendidas e suas melhores práticas, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos serviços de gerenciamento, promovendo, assim, a evolução da empresa e também da profissão.

17 Responsabilidade Profissional TERCEIRA: Melhorar a competência dos membros da equipe, incrementando o conhecimento profissional destes, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e os resultados do projeto.

18 Responsabilidade Profissional QUARTO: Necessidade do profissional de gerência de projetos buscar o equilíbrio de interesses entre os envolvidos com o projeto, evitando assim alternativas que gerem conflitos que possam atrapalhar o atendimento do escopo do projeto e seus objetivos.

19 Responsabilidade Profissional QUINTO: Interação profissional, respeitando as diferenças pessoais, étnicas e culturais, desta maneira pode-se evitar, no ambiente de projeto, a competição agressiva e semear entre os membros do time a cooperação e o trabalho em equipe.

20 Comportamento Autodisciplina Conduta baseada no bom senso Com regras a serem seguidas pelos profissionais de gerenciamento de projetos evitando comportamentos que possam comprometer a própria instituição.

21 Comportamento Compete ao gestor: Gerar relatórios claros, objetivos e verdadeiros Ter responsabilidade para atender ao escopo do projeto conforme acordado anteriormente com o cliente.

22 Comportamento E ainda: Ser íntegro. Contribuir para a base de conhecimentos Desenvolver a sua competência individual Equilibrar os interesses dos stakeholders Interagir com a equipe e com os stakeholders de uma maneira profissional e cooperativa

23 Comportamento Os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas necessitam conhecer o código de ética da profissão sob pena de incorrerem em erros que possam comprometer a corporação.

24 Processo Decisório O gestor de projeto deve: Tomar decisões sem interferências indevidas Manter em sigilo informações que possam trazer interferência nos objetivos do projeto. Desfazer os conflitos de interesses internos ao projeto. Respeitar a propriedade intelectual, os contratos de licenças, os direitos autorais, as patentes e as marcas comerciais.

25 RESUMO

26 Principais elementos Garantir a integridade individual Contribuir com a base de conhecimento Promover a integração entre os stakeholders

27 1. Garantia da Integridade Assegurar a integridade do processo de gerenciamento de projeto, do produto e da própria integridade do gerente e da instituição Adesão a um código de ética. Evitar conflito de interesses. Recusar presente de fornecedores. Manter a atitude profissional.

28 2. Aplicação do Conhecimento Conhecimento do gerenciamento do projeto Conduta profissional Centros de treinamento Conhecimento do setor Informações verdadeiras Conformidade com normas e regulamentos Informações confidenciais Dados da empresa Propriedade intelectual

29 3. Equilíbrio de interesse dos stakeholders Observar necessidades antagônicas Tratamento de dificuldades e problemas Respeito a diferença entre as culturas Respeito aos colegas Treinamento quando necessário Percepção de experiências


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