A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
JOANA D’ARC DE GODOY (62)

2 COMO DEVE SER A POSTURA DO/A TÉCNICO/A NA APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARTICIPATIVOS

3 O MODERADOR/A É UM/A FACILITADOR/A DE PROCESSOS

4 POSTURA DO/A TÉCNICO/A
Exploratório/a Participativo/a Criativo/a Humilde Sensível Mostrar Experiência

5 O QUE O/A MODERADOR/A DEVE SEMPRE LEMBRAR
Tenha consciência da impressão que causa nos outros; Seja um/a especialista do método e não do conteúdo; Sempre que possível faça moderação a dois.

6 PAPEL DO/A MODERADOR/A
Assegurar processos participativos; Ativar o potencial criativo do grupo; Facilitar passos metodológicos em busca de resultados; Assegurar que os resultados estejam o mais próximo possível de um consenso.

7 COMPORTAMENTO DO/A MODERADOR/A
Perguntar em vez de afirmar; Acionar a comunicação, despertar a curiosidade; Tomar cuidado com a linguagem corporal; Ter consciência da suas fraquezas e fortalezas.

8 COMPORTAMENTO DO/A MODERADOR/A
Não “lutar” contra o grupo; Priorizar os fatores que causam interferências; Atentar para os sinais não verbais; Não avaliar e nem julgar; Não se justificar \..\VIDEOS\ETICA.wmv

9 DICAS DE CONDUTA ÉTICA Tenha sempre em mente a missão, visão e valores da instituição onde trabalha; Saiba quais são as suas atribuições; Esteja sempre comprometido/a e envolvido/a com seu trabalho.

10 Trate todas as pessoas com respeito
Trate todas as pessoas com respeito. Assuma atitude imparcial, impessoal e com isenção; Exerça suas funções com zelo, competência e eficiência. Demonstre confiança e energia (conheça suas forças e fraquezas).

11 Conheça os aspectos legais dos seus direitos e deveres
Seja honesto/a em qualquer situação. Não faça algo que você não possa assumir em público.

12 Seja tolerante e flexível
Seja tolerante e flexível. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Ser ético significa muitas vezes perder dinheiro, status e benefícios.

13 Seja assíduo e pontual. Se você se atrasar, sem justificativa, poderá perder boas oportunidades.
Evite criticar os/as colegas de trabalho ou culpar um/a subordinado/a pelas costas. Se tiver que repreender alguém, faça-o em particular. Se tiver que elogiar, faça-o em público.

14 Evite criticar os/as colegas de trabalho ou culpar um/a subordinado/a pelas costas. Se tiver que repreender alguém, faça-o em particular. Se tiver que elogiar, faça-o em público. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está em dificuldades, espere que a pessoa mencione o assunto e ouça-a com atenção.

15 Faça o que disse e/ou prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria. Respeite a hierarquia. A relação de trabalho é mediada por ela.

16 Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro/a.

17 Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na culpa.
Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde será reconhecido o/a autor/a da ideia e você ficará com fama de mau caráter.

18 Respeite a privacidade das pessoas, não mexa nos pertences dos/as colegas.
O cumprimento é obrigatório tanto ao chegar quanto ao sair do seu ambiente de trabalho. Um “bom dia” dito num tom agradável e atencioso é suficiente para começar bem seu dia de trabalho.

19 Seja organizado/a, mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo.
Uma boa aparência mostra o quanto a pessoa se preocupa com si mesma e com suas atividades profissionais. Ter uma aparência saudável e natural demonstra confiança.

20 O PRIMEIRO PASSO É TER CORAGEM PARA MUDAR!...
COMECE PLANEJANDO A SUA VIDA.

21 MUITO OBRIGADA!!!!!


Carregar ppt "POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google