A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ÉTICO. O que é ética? É o código de princípios morais que estabelecem padrões de BOM ou MAU, de CERTO ou ERRADO, na conduta de uma pessoa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ÉTICO. O que é ética? É o código de princípios morais que estabelecem padrões de BOM ou MAU, de CERTO ou ERRADO, na conduta de uma pessoa,"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ÉTICO

2 O que é ética? É o código de princípios morais que estabelecem padrões de BOM ou MAU, de CERTO ou ERRADO, na conduta de uma pessoa, guiando o comportamento desta ou de seu grupo. É o código de princípios morais que estabelecem padrões de BOM ou MAU, de CERTO ou ERRADO, na conduta de uma pessoa, guiando o comportamento desta ou de seu grupo. É estabelecer princípios de comportamento que ajudem as pessoas a fazer escolhas entre rumos de ação alternativos É estabelecer princípios de comportamento que ajudem as pessoas a fazer escolhas entre rumos de ação alternativos O que é BOM E CORRETO... O que é BOM E CORRETO...

3 MAS... COMO AS PESSOAS SE COMPORTAM ETICAMENTE? Para alguns, se a ação for legal, prosseguem confiantes; Para alguns, se a ação for legal, prosseguem confiantes; Para outros, o teste ético vai além da legalidade da ação em si; Para outros, o teste ético vai além da legalidade da ação em si; Ou,.... VALORES PESSOAIS = crenças e atitudes subjacentes que ajudam a determinar o comportamento individual Ou,.... VALORES PESSOAIS = crenças e atitudes subjacentes que ajudam a determinar o comportamento individual

4 4 VISÕES DE COMPORTAMENTO ÉTICO VISÃO UTILITÁRIA: O comportamento ético promove o máximo bem ao maior numero de pessoas. VISÃO UTILITÁRIA: O comportamento ético promove o máximo bem ao maior numero de pessoas. Tenta avaliar as implicações morais das decisões em termos de suas conseqüências; Tenta avaliar as implicações morais das decisões em termos de suas conseqüências; Tendem a usar lucros, eficiência e outros critérios de desempenho para julgar o que é melhor para a maioria. Tendem a usar lucros, eficiência e outros critérios de desempenho para julgar o que é melhor para a maioria.

5 VISÃO DE INDIVIDUALISMO: o comportamento ético é aquele que melhor atende aos interesses de longo prazo Se os interesses próprios são perseguidos, mentir e tapear visando ganhos de curto prazo não são tolerados. Assim, os interesses de longo prazo não serão atendidos Se os interesses próprios são perseguidos, mentir e tapear visando ganhos de curto prazo não são tolerados. Assim, os interesses de longo prazo não serão atendidos A visão do individualismo deve promover a honestidade e integridade. A visão do individualismo deve promover a honestidade e integridade.

6 VISÃO DE DIREITOS MORAIS: o comportamento ético é aquele que respeita os direitos humanos fundamentais compartilhados por todos Direito à vida, à liberdade e ao tratamento justo e legal são considerados invioláveis: Nas organizações significa: Direito à privacidade Direito à privacidade Ao justo processo legal Ao justo processo legal À liberdade de expressão À liberdade de expressão À saúde] À saúde] À segurança À segurança À liberdade de consciência À liberdade de consciência

7 VISÃO DE JUSTIÇA: o comportamento ético é imparcial, justo e eqüitativo no trato com as pessoas. Justiça processual: grau em que políticas e regras são administradas com equidade. Justiça processual: grau em que políticas e regras são administradas com equidade. Justiça distributiva: tratamento igual às pessoas, independente de características individuais como etnia, raça, sexo, idade... Justiça distributiva: tratamento igual às pessoas, independente de características individuais como etnia, raça, sexo, idade...

8 DILEMAS ÉTICOS ENFRENTADOS PELOS GERENTES São situações que forçam alguém a tomar um curso de ação que, embora ofereça um potencial benefício pessoal e/ou organizacional, pode ser considerado potencialmente não-ético. São situações que forçam alguém a tomar um curso de ação que, embora ofereça um potencial benefício pessoal e/ou organizacional, pode ser considerado potencialmente não-ético. Mas, se você for incumbido de fazer algo, que não lhe parece certo, como definir se a situação é ética ou não ética??? Mas, se você for incumbido de fazer algo, que não lhe parece certo, como definir se a situação é ética ou não ética???

9 Interprete o caso: O Ministro de uma nação estrangeira pede a você um pagamento de 200 mil dólares como taxa de consultoria. Em troca, o ministro promete ajuda especial na obtenção de um contrato de 100 milhões de dólares, que geraria um lucro de, pelo menos, 5 milhões à sua empresa. Se você não concordar, o contrato irá a um concorrente estrangeiro. Qual seria sua postura perante a situação?

10 RACIONALIZAÇÕES PARA O COMPORTAMENTO NÃO-ÉTICO CONVENCER-SE DE QUE O COMPORTAMENTO NÃO É DE FATO ILEGAL. CONVENCER-SE DE QUE O COMPORTAMENTO NÃO É DE FATO ILEGAL. EXPRESSA: crença enganosa de que o comportamento é aceitável SUGESTÃO: Na dúvida, NÃO FAZER!!!

11 CONVENCER-SE DE QUE O COMPORTAMENTO ATENDE AOS MELHORES INTERESSES DE TODOS EXPRESSA: crença enganosa de que alguém vai se beneficiar de tal atitude. SUGESTÃO: Olhar para além dos resultados de curto prazo e dirigir a atenção para os de longo prazo!!!

12 CONVENCER-SE DE QUE NINGUÉM, NUNCA DESCOBRIRÁ O QUE VOCÊ FEZ EXPRESSA: crença equivocada de que o comportamento é de fato seguro e nunca será descoberto. SUGESTÃO: O melhor inibidor é fazer com que todos saibam que o mau comportamento será punido quando for descoberto.

13 CONVENCER-SE DE QUE A ORGANIZAÇÃO PROTEGERÁ VOCÊ. EXPRESSA: idéia mal compreendida de lealdade. Mas a lealdade não é desculpa aceitável! SUGESTÃO: A lealdade não deve ficar acima da lei e da moralidade social.

14 FATORES QUE AFETAM A ÉTICA GERENCIAL O gerente como pessoa O gerente como pessoa A organização empreendedora A organização empreendedora O ambiente externo O ambiente externo

15 MANUTENÇÃO DOS ALTOS PADRÕES ÉTICOS TREINAMENTO EM ÉTICA: São programas estruturados destinados a ajudar as pessoas a incorporar altos padrões éticos no comportamento diário. TREINAMENTO EM ÉTICA: São programas estruturados destinados a ajudar as pessoas a incorporar altos padrões éticos no comportamento diário.

16 PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE: As leis de Estado para Estado e as leis Federais protegem, principalmente, funcionários do governo. Mesmo com proteção legal, denunciantes potenciais acham difícil expor um comportamento não-ético no local do trabalho Algumas barreiras organizacionais: Cadeia de comando rígida; Cadeia de comando rígida; Identidades fortes de grupos de trabalho: estimulando a lealdade e a autocensura Identidades fortes de grupos de trabalho: estimulando a lealdade e a autocensura Prioridades ambíguas: dificultam a distinção entre o certo e errado. Prioridades ambíguas: dificultam a distinção entre o certo e errado.

17 APOIO DOS GERENTES DE TOPO Um trabalhador pode ter padrões éticos honestos, mas pode ser levado por chefias a práticas não-éticas. Um trabalhador pode ter padrões éticos honestos, mas pode ser levado por chefias a práticas não-éticas. Os gerentes de topo tem o poder de moldar as políticas da organiz. e servir de modelo de comportamento ético para toda a organização. Os gerentes de topo tem o poder de moldar as políticas da organiz. e servir de modelo de comportamento ético para toda a organização. Seu comportamento deve ser não só exemplar, mas deve passar expectativas semelhantes para toda a organização. Seu comportamento deve ser não só exemplar, mas deve passar expectativas semelhantes para toda a organização. Todo gerente está em posição de influenciar os colaboradores. Todo gerente está em posição de influenciar os colaboradores.

18 CÓDIGOS DE ÉTICA FORMAIS São diretrizes de escritas formais e oficiais sobre como se comportar em situações capazes de criar dilemas éticos. São diretrizes de escritas formais e oficiais sobre como se comportar em situações capazes de criar dilemas éticos. Os códigos tentam assegurar que o comportamento dos indivíduos seja coerente com as normas históricas e compartilhadas pelo grupo profissional; Os códigos tentam assegurar que o comportamento dos indivíduos seja coerente com as normas históricas e compartilhadas pelo grupo profissional; Os códigos de conduta ética identificam comportamentos esperados em termos de: Os códigos de conduta ética identificam comportamentos esperados em termos de: Cidadania organizacional Cidadania organizacional Evitar atos ilegais no trabalho Evitar atos ilegais no trabalho Ter boas relações com os clientes Ter boas relações com os clientes

19 Uma pequena empresa de vestuário, em Farroupilha, acabou de receber uma oferta atraente de uma empresa de São Paulo que quer lhe fornecer luvas de trabalho. A oferta possibilitaria uma considerável economia nos custos em relação ao atual fornecedor. O gerente da empresa, porém, leu relatórios informando que algumas empresas de São Paulo ignoram suas próprias leis, não dão a devida atenção à questão ética e exploram o trabalho infantil. Como os 4 fatores de manutenção dos altos padrões éticos afetariam a decisão do gerente de aceitar ou não a oferta?


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ÉTICO. O que é ética? É o código de princípios morais que estabelecem padrões de BOM ou MAU, de CERTO ou ERRADO, na conduta de uma pessoa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google