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1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.

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1 Planejamento: Produzindo Valor Estratégico Ética e Responsabilidade Corporativa

2 1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.

3 A finalidade da ética é identificar tanto as regras que devem reger o comportamento das pessoas como o “comportamento ético” que vale a pena ser seguido.

4 As decisões éticas são guiadas pelos valores básicos do indivíduo
As decisões éticas são guiadas pelos valores básicos do indivíduo. Valores são princípios de conduta como atenção, honestidade, cumprimento de promessas, busca da excelência, lealdade, justiça, integridade, respeito pelos outros e cidadania responsável.

5 Questão ética – situação, problema ou oportunidade em que o indivíduo deve escolher entre diversas ações, que devem ser avaliadas como moralmente certas ou erradas.

6 Ética nos negócios – princípios e padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios.

7 1.1 Sistemas éticos

8 Filosofia moral – princípios, regras e valores nos quais as pessoas se baseiam para decidir o que é certo e errado.

9 Universalismo – sistema ético que estabelece que todas as pessoas devem sustentar certos valores necessários para o funcionamento da sociedade.

10 Egoísmo – sistema ético que considera aceitável o comportamento que maximiza os resultados para o indivíduo.

11 Utilitarismo – sistema ético que determina como principal preocupação dos tomadores de decisões o bem maior para o maior número de pessoas possível.

12 Relativismo – comportamento ético baseado nas opiniões e nos comportamentos de outras pessoas.

13 Ética da virtude – perspectiva de que a moral vem daquilo que é considerado certo por uma pessoa madura com “bom” caráter moral.

14 1.2 Ética nos negócios – nem os gerentes mais jovens e nem os consumidores acreditam que os altos executivos estejam realizando um bom trabalho para estabelecer elevados padrões de ética. Alguns brincam afirmando que a expressão “ética nos negócios” é composta por dois termos contraditórios.

15 1.3 Ambiente ético – a ética não é formada apenas por leis e por virtude e crescimento individual. Ela também sofre influência do ambiente de trabalho da companhia.

16 Clima ético – em uma companhia, refere-se ao processo de avaliação e tomada de decisão com base na noção de certo e errado.

17 1.3.1 Quais alguns sinais de perigo de que a organização talvez esteja permitindo ou até mesmo incentivando o comportamento antiético?

18 Exemplos: (1) Ênfase excessiva na receita de curto prazo em detrimento das remunerações de longo prazo, (2) falta de um documento formal de código de ética, (3) busca de soluções simples e rápidas para os problemas éticos, (4) relutância em adotar uma postura ética porque ela pode impor custos financeiros, (5) visão da ética exclusivamente como uma questão legal ou uma ferramenta de relações públicas, (6) falta de procedimentos claros para enfrentar os problemas éticos, e (7) resposta às demandas dos acionistas em detrimento dos demais constituintes da empresa.

19 1.3.2 Líder ético – indivíduo moral tanto como pessoa quanto como gerente, que influencia outras pessoas a se comportarem éticamente.

20 1.3.3 Código de ética – aborda temas como comportamento do funcionário, comunidade e meio ambiente, acionistas, clientes, fornecedores e empreiteiros, atividade política e tecnologia.

21 Características para a elaboração de um código de ética: (1) envolver no processo de elaboração do código as pessoas que conviverão com ele; (2) criar um texto corporativo, mas também permitir a elaboração de textos separados para cada unidade da organização; (3) redigir um texto curto e fácil de ser entendido e lembrado; (4) redigir um texto que não seja excessivamente sentimental, mas algo importante e em que as pessoas realmente acreditem, e (5) impor o tom da alta administração fazendo com que os executivos divulguem o código e procedam de acordo com ele.

22 1.3.4 Programas de ética – normalmente incluem códigos de ética formais articulando as expectativas da companhia em relação à ética; comitês de ética para elaborar políticas, avaliar as ações e investigar as violações; sistemas de comunicação de ética oferecendo aos funcionários meios para informar problemas ou receber orientações; ombudsman para investigar fatos e oferecer orientação; programas de treinamento em ética; processos disciplinares para tratar do comportamento antiético.

23 1.4 Tomada de decisão ética tomar decisões éticas envolve consciência moral (percepção das implicações éticas da questão), julgamento moral (identificação das ações moralmente defensáveis) e caráter moral (força e persistência para atuar de acordo com a ética pessoal, independentemente dos desafios).

24 1. 5 Coragem – quão difícil é tomar a atitude correta
1.5 Coragem – quão difícil é tomar a atitude correta? Agir com ética exige não apenas consciência e julgamento moral, mas também caráter moral, incluindo a coragem para tomas atitudes compatíveis com as decisões éticas.

25 2. Responsabilidade social corporativa – é a obrigação assumida pela empresa em relação à sociedade.

26 Responsabilidade econômica – produzir mercadorias e serviços de que a sociedade precisa a preços que perpetuem o negócio e satisfaçam as obrigações com os investidores.

27 Responsabilidade legal – cumprir a legislação local, estadual, federal e internacional relevante.

28 Responsabilidade ética – consiste em atender a outras expectativas sociais, não especificadas em leis.

29 Responsabilidade filantrópica – atividades e comportamentos adicionais considerados desejáveis pela sociedade e apoiados pelos valores da empresa.

30 3. Meio ambiente – a maioria das grandes corporações prosperou em uma era de abundância de matéria-prima, de energia barata e de falta de restrição quanto ao destino dos resíduos. Muitas das tecnologias desenvolvidas durante esse período estão ajudando a destruir os ecossistemas.

31 Os sistemas da era industrial seguem um fluxo linear de extração, produção, venda, aproveitamento e descarte – abordagem “extraia-produza-jogue fora”.

32 Hoje as empresas estão incorporando valores ambientais em suas estratégias competitivas e na criação e produção das mercadorias. Esta imagem “ecológica” está sendo adotada para satisfazer a demanda do consumidor, reagir contra as ações ecológicas dos concorrentes, atender às exigências de clientes e fornecedores, obedecer a diretrizes e criar vantagem competitiva.

33 3.1 Sociedade de risco – a geração e a distribuição de riqueza criam produtos que podem causar danos, prejuízos ou perigos às pessoas e ao meio ambiente.

34 Os maiores perigos da sociedade moderna estão na criação excessiva de riscos e no consumo ecologicamente insustentável dos recursos naturais.

35 O risco tem proliferado com a explosão demográfica, a poluição industrial e a degradação ambiental.

36 3.2 Gestão ecocêntrica – sua meta é promover o crescimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida mundial para todos os stakeholders das organizações.

37 Crescimento sustentável – crescimento e desenvolvimento econômico que atendem às necessidades atuais sem prejudicar as necessidades das gerações futuras.

38 Análise de ciclo de vida – processo de análise de todos os insumos e produtos, do “nascimento até a morte” do produto, para determinar o impacto ambiental local.


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