A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prof. Nilson Campos

2 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO
A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. (ABEPRO)

3 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO
Pessoas- Materiais- Informações- Equipamentos- Energia- Obs: as outras engenharias , em geral, focalizam fortemente apenas um dos elementos dos sistemas de produção.

4 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO
Por quê de modo econômico? Não é apenas produzir no menor custo possível. O custo é uma variável que depende de produzir com o mínimo refugo, o mínimo de retrabalho, os menores impactos ambientais, assumindo responsabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento dos trabalhadores, física e mentalmente. Otimizar o custo a curto prazo e levar o crescimento sustentado da organização.

5 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - HISTÓRICO
Taylor – 1911 – Princípio da Administração Científica. Trabalhava numa Indústria. Siderúrgica – indústria de ponta da época. Um método e um cronômetro. Henry Ford adotou o método de Taylor. Intercambialidade = armas e máquinas de costura(Singer). Linha de Montagem – Inspirado nos abatedouros(inverso).

6 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - HISTÓRICO
Stakeholders- pessoas e instituições que influenciam na definição dos objetivos e planos da organização: acionistas, sindicatos, consumidores (procon), comunidades (ongs, fatma), normas e padrões (inmetro, iso), o estado (executivo, legislativo e judiciário) Conceito de “ MODO ECONÔMICO” mudou com o tempo. O Engenheiro de produção e os stakeholders.

7 ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1.Gestão da Produção; 2.Gestão da Qualidade; 3.Gestão Econômica; 4.Ergonomia e Segurança do Trabalho; 5. Gestão do Produto; 6.Pesquisa Operacional; 7.Gestão Estratégica e Organizacional; 8.Gestão do Conhecimento Organizacional; 9.Gestão Ambiental; 10.Educação em Engenharia de Produção;

8 GESTÃO DE OPERAÇÕES “Gestão” – “Engenharia de Produção” ;
A partir de Revolução Industrial – meados do século XIX; Processo Artesanal - Processo Industrial; Taylor ( ) – pai da Engenharia de Produção; Planejar e Executar; Trabalho Intelectual x Trabalho Braçal.

9 GESTÃO DE OPERAÇÕES Características da Indústria na época:
Longo Ciclo de vida do produto; Pouca diversidade de produto; Foco no preço, pouca atenção para qualidade; Altos volumes e foco na economia de escala; Pouca ou nenhuma competição;

10 GESTÃO DE OPERAÇÕES Características Competitivas – atuais:
Produtos com ciclo de vida mais curto e alta taxa de renovação de mix de produção; Alta variedade de produtos; Consumidores mais exigentes em termos de qualidade e atendimento rápido; Aumento da oferta de artigos importados e preços altamente competitivos;

11 GESTÃO DE OPERAÇÕES Paradigma da Produção em massa não é mais adequado; Trabalhadores operacionais x planejamento operacional; Padronização do trabalho de forma democrática e participativa; PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN – trabalhadores multifuncionais com autonomia para tomada de decisão.

12 GESTÃO DE OPERAÇÕES Conjunto de ações de planejamento, gerenciamento e controle das atividades operacionais necessárias à obtenção de produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor; Toda indústria de manufatura inclui serviços ao cliente; Funções da Gestão de Operações: gestão da demanda, planejamento do negócio,planejamento operacional e controle da produção. Ex: disk – pizza

13 GESTÃO DA QUALIDADE Subáreas da Qualidade: gestão da qualidade;
qualidade em serviços; normalização e certificação para a qualidade; engenharia da qualidade; organização metrológica da qualidade; confiabilidade de produtos; confiabilidade de processos.

14 GESTÃO DA QUALIDADE Evolução da área da Qualidade:
1-Inspeção – segregar não-conformidade –abordagem corretiva;intercambialidade das peças – sistema padronizado de medida; 2-Controle da Qualidade ( ) – Controle estatístico do processo – postura proativa de prevenção, monitoramento e controle; Melhoria Contínua – PDCA (plan, do, check, act);

15 GESTÃO DA QUALIDADE 3-Garantia da Qualidade (1950) – primeira abordagem sistêmica – TQC – influencia a ISSO 9000 – 1987; 4-Gestão da Qualidade – Deming e Juran – Gestão da Qualidade Total –TQM – Total Quality Management – aversão ao desperdício (muda) – ênfase na melhoria contínua do trabalho (kaizen) – Seis Sigma, Motorola na década de 80.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google