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Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto.

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organizacão Horizontal 13/09 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento 20/09 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim. 04/10 - Vista de prova. Balanced Scorecard (BSC) 11/10 - Seis Sigma 15/10 - Feriado 18/10 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 25/10 - Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 4 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - O que significa TER QUALIDADE? Para Juran (2002): Ter boas características Não ter falhas Para Paladini (2000): Atender ao escopo Adaptar-se com o tempo

5 5 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - Paleolítico: 2,5 milhões de anos

6 6 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - Dinastia Zhou, na China (séc. XVI a.C.)

7 7 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: -Métodos uniformes -Procedimentos -Obediência às normas

8 8 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: -Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) * Estratégico para a segurança

9 9 Gestão da Qualidade O controle da Qualidade: -A partir da década de 1920: primeiros controles estatísticos -A partir da década de 1950: Falhas eram gerenciais, e não técnicas engenharia da qualidade: _ estabelecer padrões e custos _ avaliar desempenho e comparar _ corrigir falhas _ planejar aprimoramentos

10 10 Gestão da Qualidade Os programas e a Gestão da Qualidade: -Em 1987 surge a ISO O conceito de Just In Time

11 11 Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Total: -Juran -Deming -Ishikawa

12 12 Gestão da Qualidade Lean Manufactoring (Produção Enxuta) -Base do Toyotismo -Foco na redução dos desperdícios -Ferramentas mais importantes: Programa 5S Ciclo PDCA

13 13 Programa 5S Seiri: senso de utilização Seiton: senso de arrumação Seisoh: senso de limpeza Seiktsu: senso de saúde e higiene Shitsuke: senso de autodisciplina

14 14 Ciclo PDCA Plan Do Check Act

15 15 Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: -Custos internos: Matérias-primas e produtos refugados Retrabalho Modificações nos processos produtivos Perda de receita Tempo de espera (equipe/ equipamentos)

16 16 Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: -Custos externos: Pagamentos de garantias Perdas de pedidos Devoluções Custos legais (PROCON) Comprometimento da imagem da empresa Perda de clientes e de mercados

17 17 Gestão da Qualidade Tendências para a Gestão da Qualidade: -Qualidade e lucros estão atrelados -A qualidade está nas pessoas, não apenas nos sistemas e processos

18 18 Terceirização (Outsourcing) O que terceirizar: -Bens tangíveis: produtos, bens, materiais -Bens intangíveis: consultoria, design, criação, auditoria, fiscalização

19 19 Terceirização (Outsourcing) Benefícios da terceirização para a empresa: -Foco no negócio -Redução de custos -Aumento da produtividade -Ganhos de escala -Ganho de qualidade pela especialização -Atualização tecnológica por conta da terceirizada -Diminuição da responsabilidade social e sindical

20 20 Terceirização (Outsourcing) Riscos da terceirização para a empresa: -Comprometimento do desempenho -Diminui a inovação -Dificuldade na escolha dos parceiros -Coordenação fragilizada -Perda do controle de custos -Demandas judiciais

21 21 Terceirização (Outsourcing) Quarteirização: potencializando os efeitos da terceirização -Desafio administrativo -Desafio técnico

22 22 DÚVIDAS?

23 Para casa: 1.Ler capítulo 3 do livro-texto.


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