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Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim.
09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organizacão Horizontal 13/09 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento 20/09 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim.
04/10 - Vista de prova. Balanced Scorecard (BSC) 11/10 - Seis Sigma 15/10 - Feriado 18/10 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 25/10 - Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade:
- O que significa “TER QUALIDADE”? Para Juran (2002): Ter boas características Não ter falhas Para Paladini (2000): Atender ao escopo Adaptar-se com o tempo

5 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade:
- Paleolítico: 2,5 milhões de anos

6 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade:
- Dinastia Zhou, na China (séc. XVI a.C.)

7 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade:
Métodos uniformes Procedimentos Obediência às normas

8 Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade:
Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) * Estratégico para a segurança

9 Gestão da Qualidade O controle da Qualidade:
A partir da década de 1920: primeiros controles estatísticos A partir da década de 1950: Falhas eram gerenciais, e não técnicas “engenharia da qualidade”: _ estabelecer padrões e custos _ avaliar desempenho e comparar _ corrigir falhas _ planejar aprimoramentos

10 Gestão da Qualidade Os programas e a Gestão da Qualidade:
Em 1987 surge a ISO-9.000 O conceito de Just In Time

11 Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Total: Juran Deming Ishikawa

12 Gestão da Qualidade Lean Manufactoring (“Produção Enxuta”)
Base do “Toyotismo” Foco na redução dos desperdícios Ferramentas mais importantes: Programa 5S Ciclo PDCA

13 Programa 5S Seiri: senso de utilização Seiton: senso de arrumação
Seisoh: senso de limpeza Seiktsu: senso de saúde e higiene Shitsuke: senso de autodisciplina

14 Ciclo PDCA Plan Do Check Act

15 Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: Custos internos:
Matérias-primas e produtos refugados Retrabalho Modificações nos processos produtivos Perda de receita Tempo de espera (equipe/ equipamentos)

16 Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: Custos externos:
Pagamentos de garantias Perdas de pedidos Devoluções Custos legais (PROCON) Comprometimento da imagem da empresa Perda de clientes e de mercados

17 Gestão da Qualidade Tendências para a Gestão da Qualidade:
Qualidade e lucros estão atrelados A qualidade está nas pessoas, não apenas nos sistemas e processos

18 Terceirização (Outsourcing)
O que terceirizar: Bens tangíveis: produtos, bens, materiais Bens intangíveis: consultoria, design, criação, auditoria, fiscalização

19 Terceirização (Outsourcing)
Benefícios da terceirização para a empresa: Foco no negócio Redução de custos Aumento da produtividade Ganhos de escala Ganho de qualidade pela especialização Atualização tecnológica por conta da terceirizada Diminuição da responsabilidade social e sindical

20 Terceirização (Outsourcing)
Riscos da terceirização para a empresa: Comprometimento do desempenho Diminui a inovação Dificuldade na escolha dos parceiros Coordenação fragilizada Perda do controle de custos Demandas judiciais

21 Terceirização (Outsourcing)
Quarteirização: potencializando os efeitos da terceirização Desafio administrativo Desafio técnico

22 DÚVIDAS?

23 Para casa: Ler capítulo 3 do livro-texto.


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