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CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível,

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1 CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

2 Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de modo seguro e no tempo certo às necessidades dos clientes.(Campos) Fonte: CAMPOS, V. F. TQC -Controle da Gestão da Qualidade (no estilo japonês), FCO/UFMG (1992).

3 Uma boa organização treina seus empregados para fazer o seu trabalho bem feito, dá para eles o conhecimento da função e dissemina um sentimento de comprometimento ao trabalho: uma organização desta faz com que o funcionário tenha um sentimento de orgulho pessoal e encoraja-o a fazer o melhor Blocklyn, Paul L. Making magic: the Disney appoachto people mangement. Personell, v.65, n 12, Dec. 1988

4 Qualidade na Entrega: CLIENTE E FORNECEDOR PRECISAM FALAR A MESMA LINGUAGEM.

5 WALTER A. SHEWHART Pai do Controle Estatístico da Qualidade (1926) Inspeção por Planos de Amostragem Cartas de Controle Intensa utilização dos métodos estatísticos nas compras do governo americano durante a Segunda Grande Guerra WALTER A. SHEWHART

6 W. EDWARDS DEMING Responsável pela Revolução da Qualidade Curso de métodos estatísticos para a indústria japonesa (1949) Prêmio Deming da Qualidade (1951) Os quatorze pontos: Método Deming de Administração.

7 JOSEPH M. JURAN Ensinando a Administrar para a Qualidade – CQ como ferramenta de gerência Responsável pela transformação da gerência japonesa de alto e médio níveis (1954) Envolvimento da alta administração / Princípio de Pareto / Abordagem / Projeto / Treinamento generalizado / Trilogia da Qualidade.

8 A. V. FEIGENBAUM Controle da Qualidade Total – TQC (1951) Envolvimento de todas as funções sistematicamente Os 40 Princípios do TQM (Total Quality Management) Definição de custos da qualidade como: Custos de avaliação + Prevenção + Falhas

9 KAORU ISHIKAWA Desenvolvimento de estratégia da Qualidade específica para o Japão (a partir de Deming e Juran) Enfatiza envolvimento amplo com a qualidade: durante todo o ciclo de vida do produto / envolvendo toda a organização, de baixo para cima e de cima para baixo Os Círculos de Controle da Qualidade (1962) Diagrama de causa-e-efeito (Espinha de Peixe)

10 CUSTOS DA QUALIDADE CUSTOS DA PREVENÇÃO CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS DA FALHAS INTERNAS CUSTOS DA FALHAS EXTERNAS CUSTOS DO CONTROLE CUSTOS DAS FALHAS

11 Definições de Qualidade - Transcendental - Focada no produto - Focada no usuário: qualidade é a adequação ao uso - Focada na fabricação: qualidade é a adesão às normas e às especificações - Focada no valor: produto adequado ao uso e ao preço

12 Elementos da Qualidade de um Produto Características operacionais principais características operacionais adicionais confiabilidade conformidade durabilidade assistência técnica estética qualidade percebida

13 Custos da Qualidade De prevenção Avaliação Falhas internas Falhas externas

14 Programa de custos da qualidade Plano detalhado de qualidade Comunicação realizada para toda empresa Escolha dos itens dos custos de qualidade e das fontes de informações Formulários apropriados Determinação de objetivos de melhoria Auditorias periódicas Resultados disponíveis para toda empresa

15 Custos de Prevenção Análise de novos produtos Planejamento da qualidade Avaliação da qualidade do fornecedor Reuniões de melhoria da qualidade Treinamento e educação Projetos / programas de melhoria da qualidade Relatórios sobre a qualidade Emissão de procedimentos de auditoria e inspeção Controle de documentos

16 Custos de Falhas Internas Retrabalho Refugo (sucata) Reparos Reinspeção e novos testes Inspeção 100% para classificação Perda de rendimento Análise das falhas Disposição de produtos Sucata e retrabalho Perdas evitáveis de processos Desvalorização

17 EVOLUÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE

18 SIX-SIGMA QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO produto processo prevenção pessoas resultados

19 SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS MORAL QUALIDADE INTRÍNSECA CUSTOATENDIMENTOSEGURANÇA

20 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS SOFTWARE ELEMENTO HUMANO EQUIPAMENTOS E MATERIAIS HARDWARE SISTEMA ENTRADAS SAÍDAS MISSÃO Q APORTE DE CAPITAL ($) NECESSIDADES DOS CLIENTES APORTE DE CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO + TREINAMENTO APORTE DE CONHECIMENTO = (EDUCAÇÃO + TREINAMENTO (VALOR) DAS SAÍDAS (VALOR) DAS ENTRADAS

21 PRODUTIVIDADE

22 MATERIAIS ENERGIA INFORMAÇÃO CUSTOS EMPRESA $ PRODUTIVIDADE = FATURAMENTO CUSTOS PRODUTIVIDADE PRODUTO / SERVIÇO FATURAMENTO

23 FINANCEIRAS ESTOQUES EXCESSIVOS CAPITAL MAL APLICADO MÃO-DE-OBRA OCIOSIDADE OPERAÇÕES DESNECESSÁRIAS ERROS / RETRABALHO ERROS / SUCATEAMENTO ERROS / DESVALORIZAÇÃO MATERIAL DESPERDÍCIO DETERIORAÇÃO OBSOLESCÊNCIA ERROS / SUCATEAMENTO ERROS / DESVALORIZAÇÃO

24 CUSTOS DA QUALIDADE CUSTOS DA PREVENÇÃO CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS DA FALHAS INTERNAS CUSTOS DA FALHAS EXTERNAS CUSTOS DO CONTROLE CUSTOS DAS FALHAS

25 CUSTOS DA QUALIDADE CONTROLE FALHAS FALHAS EXTERNAS FALHAS INTERNAS AVALIAÇÃO PREVENÇÃO GANHO TEMPO

26 ROTINAMELHORIAS MANTER OBEDIÊNCIA AOS PADRÕES ATUAR METODICAMENTE NA CAUSA FUNDAMENTAL DOS PROBLEMAS PARA GARANTIR QUE NÃO HAJA REINCIDÊNCIA AS MELHORIAS SÃO SEMPRE FEITAS A PARTIR DA SITUAÇÃO VIGENTE E POR ETAPAS (COMO NUMA ESCADA) PREVISIBILIDADECOMPETITIVIDADE O QUE É GERENCIAR CONCEITO DE CONTROLE


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