A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

2 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração OBJETIVOS: Explicar como as teorias da administração desenvolveram-se no século XX. Explicar quais são as mais importantes tendências da teoria e da prática da administração na atualidade.

3 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.1 Linha do tempo dos principais desenvolvimentos posteriores à Escola Clássica de Taylor, Fayol e Weber Invenção da grande corporação Evolução do processo administrativo Controle da qualidade Administração por objetivos ISO 9000, qualidade assegurada e sistema da qualidade Qualidade de vida no trabalho Reengenharia e redesenho de processos Aprendizagem organizacional, administração do conhecimento, empreendedorismo Administração de projetos

4 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.2 Síntese das principais contribuições e idéias posteriores à Escola Clássica. CONTRIBUIÇÕES E TENDÊNCIAS PRINCIPAIS IDÉIAS Modelo da grande corporação Administração central com foco na estratégia, organização por unidades de negócios, administração por objetivos, avaliação do desempenho organizacional. Evolução do processo administrativo Diversos praticantes e estudiosos da administração apresentaram idéias para aprimorar as definições de Fayol. Escola da qualidade Uniformidade de produtos e serviços, satisfação do cliente, sistema da qualidade, qualidade assegurada, qualidade total. Modelo Japonês Ênfase na eficiência e no combate ao desperdício, simplificação do modelo Ford, qualidade total, participação dos funcionários no processo decisório.

5 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.2 Síntese das principais contribuições e idéias posteriores à Escola Clássica. CONTRIBUIÇÕES E TENDÊNCIAS PRINCIPAIS IDÉIAS Qualidade de vida no trabalho Visão holística (sistêmica) do ser humano em seu ambiente de trabalho. Saúde biológica, psíquica e social são integrantes da QVT. Gestão por processos Integração das unidades organizacionais em processos que ligam as fontes de suprimentos ao cliente. Administração de projetos Integração das unidades organizacionais em processos que ligam as fontes de suprimentos ao cliente. Aprendizagem organizacional Processo coletivo de aquisição de competências, por meio da solução de problemas. Administração empreendedora Desenvolvimento de empreendedores para criar novos negócios.

6 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.2 Síntese das principais contribuições e idéias posteriores à Escola Clássica. CONTRIBUIÇÕES E TENDÊNCIAS PRINCIPAIS IDÉIAS Administração virtual Ligação entre organização, clientes, fornecedores e todos os tipos de colaboradores por meio da tecnologia da informação. Administração do conhecimento Mapeamento, desenvolvimento, e aproveitamento das competências organizacionais com o uso da tecnologia da informação.

7 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.6 Princípio da administração por objetivos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Metas quantitativas devem ser definidas para as principais áreas de resultados (vendas, por exemplo). PRAZO As metas devem ser cumpridas dentro de um prazo definido. FEEDBACK O desempenho da equipe é avaliado ao final do prazo.

8 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.7 Evolução da escola da qualidade Séc. XX Linha de montagem, controle estatístico da qualidade. Segunda guerra, controle estatístico da qualidade. Controle da qualidade chega ao Japão por meio de Deming. Qualidade total de Feigenbaum e Ishikawa. Normas ISO, garantia da qualidade Qualidade como estratégia de negócios.

9 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Quadro 3.1 Qualidade Total. QUALIDADE TOTAL Corrente de clientes. Fazer certo da primeira vez. 14 princípios. Inspeção não produz qualidade. Ciclo PDCA DEMING Todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade. Método de resolução de problemas de qualidade. Círculos da qualidade. Diagrama de Ishikawa. ISHIKAWA Total quality control. Quem define qualidade é o cliente. Qualidade é um problema de todos. Para administrar a qualidade é necessário um sistema. Qualidade depende das pessoas FEIGENBAUM

10 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração q Pai do Controle Estatístico da Qualidade qInspeção por Planos de Amostragem q Cartas de Controle q Intensa utilização dos métodos estatísticos nas compras do governo americano durante a Segunda Grande Guerra Walter A. Shewhart q Responsável pela Revolução da Qualidade q Curso de métodos estatísticos para a indústria japonesa (1949) q Prêmio Deming da Qualidade (1951) q Os quatorze pontos: Método Deming de Administração W. Edwards Deming

11 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração q Ensinando a Administrar para a Qualidade – CQ como ferramenta de gerência q Responsável pela transformação da gerência japonesa de alto e médio níveis (1954) q Envolvimento da alta administração / Princípio de Pareto / Abordagem / Projeto / Treinamento generalizado / Trilogia da Qualidade Joseph M. Juran

12 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração q Controle da Qualidade Total – TQC (1951) q Envolvimento de todas as funções sistematicamente q Os 40 Princípios do TQM (Total Quality Management) q Definição de custos da qualidade como: Custos de avaliação + Prevenção + Falhas A. V. Feigenbaum q Desenvolvimento de estratégia da Qualidade específica para o Japão (a partir de Deming e Juran) q Enfatiza envolvimento amplo com a qualidade: durante todo o ciclo de vida do produto / envolvendo toda a organização, de baixo para cima e de cima para baixo q Os Círculos de Controle da Qualidade (1962) q Diagrama de causa-e-efeito (Espinha de Peixe) Kaoru Ishikawa

13 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.8 Bases do modelo japonês de administração. Shewhart Deming Ford Cultura japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos Sistema Toyota de produção Taylor e outros da administração científica Modelo japonês de administração

14 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.9 Princípios do Sistema Toyota de produção. P E S S O A S QUALIDADEQUALIDADE PRODUTIVIDADEPRODUTIVIDADE SISTEMA TOYOTA

15 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Qualidade de vida no trabalho (enfoque biopsicossocial) Figura 3.10 O conceito de qualidade de vida no trabalho abrange o bem-estar físico, psicológico e social. Fatores de satisfação (ambiente de trabalho) Fatores de motivação (conteúdo do cargo)

16 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.11 Cinco disciplinas de Senge. DOMÍNIO PESSOAL O nível mais alto de autocontrole. MODELOS MENTAIS Mudanças de costumes e procedimentos. VISÃO COMPARTILHADA Entendimento comum sobre o futuro da organização. APRENDIZAGEM EM EQUIPE Inteligência se potencializa com o trabalho em grupo. PENSAMENTO SISTÊMICO Arte de enxergar simultaneamente a floresta e as árvores.

17 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Quadro 3.2 Novas tendências na Administração. ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA. Valorização e incentivo a comportamentos como iniciativa, responsabilidade e decisão. Flexibilidade no uso do tempo e dos recursos organizacionais. Tolerância a fracassos e erros. Possibilidade de formação de equipes multifuncionais para exploração de oportunidades e projetos. ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL Impressão de cheques em caixas eletrônicos. e-commerce. Trabalho virtual (fornecedores, colaboradores e clientes). ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO Capital intelectual. Ativo intangível.

18 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração O Sistema de Produção como Arma Competitiva

19 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração

20 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.4 Três concepções sobre o processo de administração. Henry Fayol Luther Gulick Autores Americanos – Década de 60 em diante Planejamento Organização Comando Coordenação Controle Organização Staffing Direção Coordenação Informação e controle Orçamentação Organização Liderança Direção Controle

21 Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração Figura 3.5 A administração segundo o PMBOK. Identificação e esclareciment o de necessidades Planejamento do projeto Execução do projeto Controle do projeto Conclusão do projeto


Carregar ppt "Teorias da Administração – Tendências Contemporâneas Introdução à Administração TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google