A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE
AULA 01: INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes

2 GESTÃO DA QUALIDADE Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Como? Através de um processo de transformação:

3 Recursos a serem transformados Recursos de entrada de transformação
Ambiente * Materiais * Informações * Consumidores Consu-midores Recursos de entrada Transformação Produção Recursos de saída * Instalações * Pessoal Input Avaliação da conformidade Output QUALIDADE Planejamento e controle Recursos de entrada de transformação Ambiente

4 CADEIA DE PRODUÇÃO DO LEITE
INDÚSTRIA MEDICAMENTOS VAREJO MEDICAMENTOS PRODUÇÃO LEITE INDÚSTRIA LATICÍNIOS VAREJO CONSUMIDOR FINAL INSUMOS POSTO REFRIGERAÇÃO ATACADO INDÚSTRIA RAÇÃO VAREJO RAÇÕES

5 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

6 OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO

7 FOCO NA QUALIDADE Por que a qualidade é essencial nas organizações globais? Qual a correlação entre estes elementos? Competitividade QUALIDADE Satisfação do cliente Produtividade

8 FOCO NA QUALIDADE Mercado competitivo cliente exigente
Cliente exigente produto com qualidade Produto com qualidade produtividade Produtividade = taxa de valor agregado do produto e/ou serviço. P = OUTPUT(saídas) = Valor produzido INPUT(entradas) Valor consumido

9 Identifique nas empresas abaixo, estratégias para atingir o objetivo de desempenho- qualidade
HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS ÔNIBUS URBANO SUPERMERCADO

10 EM UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS…
Qualidade pode significar: Todas as peças fabricadas conforme especificações; Montagem atendendo a especificações; Produto confiável, atraente e sem defeitos. Rapidez pode significar: Tempo reduzido entre o pedido de um carro específico por um revendedor e a entrega ao consumidor; Tempo de espera reduzido da assistência técnica.

11 EM UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS…
Confiabilidade pode significar: Entrega aos revendedores no tempo previsto; Entrega das peças de reposição aos centros de serviços no tempo previsto. Flexibilidade pode significar: Introdução de novos modelos; Ampla variedade de opções disponíveis; Habilidade de se ajustar ao número fabricado; Habilidade de reprogramar as prioridades de produção.

12 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Coleta de Alimentos► Inspeção pelos consumidores Divisão do trabalho: Fornecedores de alimentos► Inspeção nos mercados das aldeias Primeiros Fabricantes: Artesãos das aldeias► Confiança na técnica e reputação

13 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
O Código de Hamurabi (2.150 a.C.) já demonstrava preocupação a durabilidade e funcionalidade das edificações; Os Fenícios amputavam a mão do fabricante de produto fora das especificações do governo; Egito

14 Exército de Terracota – China

15 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os Romanos desenvolveram padrões de qualidade e métodos de medição altamente sofisticados. As Corporações do Ofício - Especificações de materiais, processos produtos. Com a Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do trabalho e da criação serial de peças, o que criou problemas para aqueles que estavam acostumados a ter seus bens feitos sob medida.

16 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Revolução Industrial: Especificações escritas; medições e laboratórios de teste; extensão da inspeção; padronização A Indústria Moderna começou a emergir no fim do séc. XIX. Nos EUA, Taylor foi o pioneiro em gerenciamento científico, retirando o planejamento do trabalho da responsabilidade dos trabalhadores e supervisores, e colocando-o nas mãos dos engenheiros industriais.

17 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
O final dos anos 70 e 80 foram marcados pelo esforço para a Qualidade em todos os aspectos de negócios e das organizações prestadoras de serviços, incluindo finanças, vendas, pessoal, manutenção, gerenciamento, produção e serviços. A partir da década de 90 a qualidade foi marcada pela retomada da força das empresas americanas e pela crise econômica nos Tigres Asiáticos. Há um longo caminho a ser percorrido em virtude do atraso no acesso e implantação desses conceitos, principalmente nos países menos desenvolvidos (Brasil)

18 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
1. ERA DA INSPEÇÃO Final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX Produtos são verificados um a um Cliente participa da inspeção Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade

19 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
2. ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO Década de 1930 e 1940 Produtos são verificados por amostragem; Um departamento especializado faz a inspeção da qualidade; Ênfase na localização de defeitos.

20 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
3. ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE Década de 1950 e 1960 Reconstrução da Europa: exigência de garantia de especificação técnica – criação da ISO; Cumprimento de contrato com clientes- garantia de produto conforme amostra fornecida, no prazo, instalação, assistência técnica, etc.

21 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
4. ERA DA QUALIDADE TOTAL Década de 1970 Processo produtivo é controlado; Toda a empresa é responsável; Ênfase na prevenção de defeitos; Qualidade assegurada; TQC – Controle Total da Qualidade.

22

23 MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A EVOLUÇÃO – NO BRASIL 60 / 70 Inspeção da Qualidade 70 / 80 Controle da Qualidade • Normas Qualidade Adequadas • Avaliação Qualidade dos Fornecedores • Prêmio da Qualidade à Fornecedores • Rudimentos / Fragmentos • Qualidade vista como Inspeção • Adequação das Especificações Técnicas SISTEMA DA QUALIDADE • CEQ - Contr. Estat. Qualidade • CEP – Contr. Estat. Processo • CCQ – Círc. Contr. da Qualidade • EAV - Engª de Análise de Valor • FMEA - Análise de Met. de Falhas MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE • Amostragem Rudimentar • Inspeção de 2ª Parte nos Materiais, Processo e Final • Controles 100% em Processo • Feedback Campo Moroso e Impreciso • Reações Demoradas • Especificações Não Tropicalizadas • Auditorias Produto Final - Scores • Avaliação com Base a Custos • Critérios para Aprovação de Amostras • Treinamento para Qualidade OUTROS

24 MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A EVOLUÇÃO – NO BRASIL 80 / 90 Qualidade Assegurada 90 / 00 Gestão da Qualidade • Certificação de 2ª Parte • Normas de Gestão da Qualidade • Norma ISO Série 9000 • Processo de T.Q.C. • FMEA - Análise de Modo de Falhas • Certificação de 2ª e 3ª Parte • Normas ISO (amb.), (seg.), 8000 (r.social) • Prêmio Nacional da Qualidade SISTEMA DA QUALIDADE Idem • TPM (Manut. Produtiva Total) • MASP (Mét. Anál. e Sol. Problema • APQP (Plan. Avançado da Qualidade do Produto) • DOE (Projetos de Experimentos) • QFD (Desdob. da Função Qualidade) • KAIZEN (Melhoria Contínua) • Idem • Idem • Times de Melhoria • 6 SIGMA • Black Belts MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE • Experiências Severas em CEP • Avaliação de Fornec. Critérios Internacionais • Versatilidade / Células • Pesq. de Satisfação do Cliente • FMEA ( Anál. Modos de Falhas) • Cliente Principal Foco • Uso Seletivo de Ferramentas Estatísticas • Auditorias de Processo • Preocupação Forte com Planejamento Avançado • Ratreabilidade de Ações Corretivas OUTROS


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google