A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Alunos: Adna Caroline André Andrade Filipe Morais Gilsiara Fabiola Isabelly Policarpo Kléber Maciel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Alunos: Adna Caroline André Andrade Filipe Morais Gilsiara Fabiola Isabelly Policarpo Kléber Maciel."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Alunos: Adna Caroline André Andrade Filipe Morais Gilsiara Fabiola Isabelly Policarpo Kléber Maciel Orientador: Fábio Melo

2 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Programa de Qualidade São ações implementadas em toda a organização a fim de aumentar a eficácia e a eficiência das atividades e dos processos para proporcionar benefícios adicionais tanto à organização quanto aos clientes.

3 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Certificações? As empresas que visam obter uma imagem de qualidade têm buscado certificar seus sistemas da qualidade pela norma técnica ISO 9001, que avalia a segurança das instalações e a confiabilidade dos produtos e serviços fabricados pelas empresas. A norma não faz, o controle da qualidade, mas impõe métodos específicos ou práticas que possam ser seguidas.

4 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos O que é um SGQ? É uma forma de: Gerenciar, controlar a qualidade da empresa em relação aos seus produtos e serviços, buscando a satisfação do cliente. Cria padrões a serem seguidos

5 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos O que é ISO 9001 e PBQP-H? Normas de referência para a implantação de um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, em empresas construtoras ou de incorporação imobiliária.

6 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Tipos de certificações PBQP-H ISO 9001

7 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos PBQP-H O PBQP-H é um Programa voltado às empresas de construção civil. Contempla os requisitos da NBR ISO 9001:2000, além de requisitos específicos para o setor.

8 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos ISO 9001 A ISO 9001 é uma norma que se aplica a qualquer tipo de empresa.

9 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos ISO 9001 x PBQP-H A diferença básica é que o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 é uma norma internacional aplicável a todo tipo de empresa (incluídas as da Construção Civil) e o PBQP-H é um sistema da qualidade que faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que foi constituído com base na norma ISO 9001 e aplicável somente a empresas da Construção Civil.. Os requisitos do PBQP-H são os mesmos da ISO 9001:2000, mas contém alguns controles específicos ao setor que a construtora deve possuir.

10 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Objetivos: PBQP-H Qualificação de construtoras e de projetistas; Melhoria da qualidade de materiais; Formação e re-qualificação de mão de obra; Normatização técnica; Capacitação de laboratórios e aprovação técnica de tecnologias inovadoras.

11 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Benefícios do construtor: PBQP-H Combate à não-conformidade; Mercado equalizado e competitivo; Confiabilidade do agente financiador e do cliente; Competitividade regional: Mercosul e outros países com programas da qualidade similares.

12 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Benefícios do consumidor : PBQP-H Utilização de materiais e serviços de melhor qualidade; Acesso a tecnologias de construção diferenciadas; Redução de custos - preços mais competitivos.

13 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos PBQP-H divide-se em níveis: Nível D Auto-declaração de conformidade. Nível C É o segundo nível de avaliação da conformidade. Nível B É o terceiro nível de avaliação da conformidade, onde são somadas as cláusulas auditadas no Nível C. Nível A É o quarto e último nível de avaliação da conformidade, onde são somadas as cláusulas auditadas no Nível B.

14 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Evolução dos níveis

15 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Nível D Auto-declaração de conformidade.

16 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Nível C Requisitos gerais e de documentação; Responsabilidade da Direção da empresa; Provisão de recursos, designação de pessoal, treinamento, conscientização e competência; Planejamento da qualidade da obra; Identificação de requisitos relacionados à obra; Aquisição; Controle de operações; Identificação e rastreabilidade;

17 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Nível C Controle de dispositivos de medição e monitoramento; Satisfação de clientes; Auditorias internas; Inspeção e monitoramento de materiais e serviços; Controle de materiais e serviços não conformes; Análise de dados; Melhoria contínua; Preservação de produto; Ações corretivas.

18 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Nível B Planejamento da execução da obra; Análise crítica dos requisitos relacionados à obra; Comunicação com o cliente; Controle de alterações de projetos; Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente; Propriedade do cliente.

19 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Nível A Comunicação interna; Ambiente de trabalho; Planejamento da elaboração do projeto; Entradas de projeto; Saídas de projeto; Análise crítica de projeto; Verificação de projeto; Validação de projeto; Validação de processos; Medição e monitoramento de processos; Ações preventivas.

20 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Ciclo de certificação

21 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Custos – ISO 9001 Para manutenção da certificação – R$ 3.300,00 ~ R$ 6.200,00

22 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Custos – PBQP-H Para manutenção da certificação – R$ 1.200,00 ~ R$ 3.000,00

23 Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Primeiro: a qualidade é um conjunto de características do produto que satisfaça as necessidades dos clientes e, por esse motivo, leve à satisfação em relação ao produto. O segundo, é que na qualidade não deverá existir falhas em um bem a ser consumido. Juran & Gryna (1991)


Carregar ppt "Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos Alunos: Adna Caroline André Andrade Filipe Morais Gilsiara Fabiola Isabelly Policarpo Kléber Maciel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google