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O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization

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Apresentação em tema: "O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization"— Transcrição da apresentação:

1 O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Baseda na Suíça Federação das entidades nacionais de padronização (e.g. BSI, ANSI, ABNT, etc.) O principal objetivo é facilitar o comércio Escreve padrões para tudo, exceto as áreas eletro-eletrônica e telecomunicações

2 ISO opera através… Conselho da ISO “ISO Council”
Comssão técnica-gerencial Comitês técnicos, sub comitês e grupos de trabalho CASCO COPOLCO Outros grupos consultivos

3 O que a ISO produz? Padrões (Standards (inclusive requisitos)
Guia padrão (orientações) Especificações técnicas Outros produtos/informação

4 Comitês técnicos da ISO
Trata da elaboração de padrões específicos Organiza internamente o regulamento da ISO Controla os voluntários que estão participando (P) ou observando (O) como membros de algum Comitê Técnico TCs

5 ISO/ TC 207 Responsável pelas atividades da ISO sobre “Ferramentas e Sistemas de Gestão Ambiental e Gestão de organizações” É o maior comitê técnico na ISO! Opera através de sub comitês, Grupos de trabalho e uma terminologia de coordenaçõa de grupo

6 ISO/ TC 207 Sub Committee 1 – EMS
Sub Committee 2 – Environmental Auditing Sub Committee 3 – Environmental Labelling Sub Committee 4 – Life cycle Assessment Sub Committee 5 – Environmental Performance Evaluation Terminology Co-ordination Group – Terms and Definitions

7 BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO
GRANDE PODER DE MOBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO; REFORÇO À PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS; DISSSEMINAÇÃO DA LINGUAGEM COMUM QUANTO À GARANTIA DA QUALIDADE, MEIO-AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL: registros, não-conformidades, controle de documentos, aspectos-impactos, calibração, legislação ambiental, filtro de significância, etc.. ALINHAMENTO DA COMPANHIA ÀS DEMANDAS DO MERCADO/CLIENTES; REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS; MELHORIA DA IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO; ELEMENTO DE INDUÇÃO À EXCELÊNCIA EMPRESARIAL;

8 ISO / TC 207 TC Working Group 1 – Forestry
TC Working Group 2 – Environmental Aspects in Product Standards TC Working Group 3 – Design for the Environment TC Working Group 4 – Communications TC Working Group 5 – Climate Change

9 ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário
Normas da família ISO 9000:2000 ISO Fundamentos e vocabulário ISO Sistema de Gerenciamento da Qualidade - Requisitos ISO SGQ - Guia para a melhoria da performance ISO Auditorias da Qualidade e Ambiental

10 ISO 9001 Revisão 0 : 1987 Revisão 1 : 1994 Revisão 2: 2000

11 Alguns outros padrões de sistema de gestão
ISO 9000, 9001 & 9004: 2000 Saúde ocupacional e segurança Outos sistemas (e.g. Risco, Segurança alimentar) Integração/ Alinhamento/ Separação de produtos products?

12 A LÓGICA DA ISO 9001/2000 - ESTRUTURA BASEADA EM PROCESSOS:
NORMA ISO 9000: MÉTODO PDCA Ciclo PDCA Planos O quê e como fazer A P Problemas ? Agir /MUDAR Meios Educar e Treinar O método universal para alcançar metas é o PDCA, que deve ser utilizado em todo o sistema de gestão da qualidade. A LÓGICA DA ISO 9001/ ESTRUTURA BASEADA EM PROCESSOS: 1. PLANEJAMENTO: - Deve estabelecer os objetivos para alcançar resultados de acordo com os requisitos dos clientes; - Definir os processos - Definir a seqüência e a interação entre os processos - Definir métodos e critérios para tornar os processos mais eficazes 2. EXECUTAR: - Implementar os processos, após treinamento das pessoas; - Assegurar recursos e informações para apoiar na operação e acompanhamento do processo. 3. CHECAR: Avaliar o resultado obtido com o esperado: verificar se os objetivos e os requisitos dos clientes foram alcançados. 4. AGIR CORRETIVAMENTE: Fazer com que os objetivos sejam alcançados e implementar melhorias. Se OK, padroniza. Senão revisa/ melhora o Pano de ação. Verificar o que foi feito Fazer Medindo C D

13 GESTÃO DOS PROCESSOS ABORDAGEM PROCESSUAL

14 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO REALIZAÇÃO DOS PRODUTOS
NORMA ISO 9000: MODELO DE PROCESSOS PARA SGQ P RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO 5.1 Compro- metimento da direção 5.2 Foco no Cliente 5.3 Política da Qualidade 5.4 Planeja- mento 5.5 Responsabilidade autoridade e comunicação 5.6 Análise crítica pela direção C L I E N T C L I E N T P GESTÃO DE RECURSOS 6.1 Provisão de Recursos 6.2 Recursos Humanos 6.3 Infra-Estrutura 6.4 Ambiente de trabalho Requisitos Satisfação D 7.4 Aquisição REALIZAÇÃO DOS PRODUTOS 7.5 Produção e fornecimento de serviço 7.1 Planejamento da realização do produto 7.2 Processos relacionados a clientes 7.3 Projeto e desenvolvi- mento 7.6 Controle de dispositivos de medição e monitoramento A Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um SGQ para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos requisitos do cliente. Começa com os clientes, definindo seus requisitos e termina medindo a satisfação dos clientes em relação ao nível de atendimento dos requisitos. ENTRADA SAÍDA A P C e A C D MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA 8..3 Controle de produto não conforme 8.1 Generalidades 8.2 Medição e monitoramento 8.4 Análise de dados 8.5 Melhorias

15 Algumas demandas Mudanças na sociedade e no pardrão necessitam novos produtos e novos padrões Setor de documentação? Mudança do clima? Desenvolvimento sustentável? Responsabilidade social e corporativa?


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