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GESTÃO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÕES: MONITORAMENTO/SUPERVISÃO EM SALA DE VACINA 7º Encontro de Coordenadores Regionais e Municipais : Imunização, Vigilância.

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1 GESTÃO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÕES: MONITORAMENTO/SUPERVISÃO EM SALA DE VACINA 7º Encontro de Coordenadores Regionais e Municipais : Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Selma Ramos de Cerqueira

2 A organização mundial de saúde considera que as vacinas são, depois da água potável, a ferramenta que trouxe mais impacto positivo na redução de mortes e melhoria da qualidade de vida.

3 Até 2000 o conceito estava restrito ao uso adequado A partir de 2000 ISO 9001:2000 Obtenção da satisfação do cliente através do atendimento de suas necessidades e expectativas, dentro de um ambiente organizacional voltado ao melhoramento contínuo de eficiência e efetividade. Conceito de Qualidade

4 É definido como conjunto de atividades coordenadas para planejar, gerir, monitorar e melhorar continuamente a função da qualidade em uma organização Definição de Sistema Gestão da Qualidade Presot; Silva, 2006, p.2.

5 Pilares de Sistema Gestão da Qualidade. Registro Notas técnicas Treinamento e Qualificação Definição de responsabili dades

6 Princípios fundamentais na busca da qualidade Gestora (o) convencida (o) e comprometida (o) com o SUS; Conscientização da equipe; Envolvimento de todos os técnicos do serviço; Gerenciamento das atividades; Melhoramento contínuo; Educação permanente; Abordagem factual para a tomada de decisão.

7 Por que buscar a Qualidade nas atividades desenvolvida na sala de vacina? Comunicação dos dados obtidos; Confiabilidade nos resultados; Facilita a organização do trabalho; Economia de tempo e de recursos; Facilita rastreabilidade dos dados obtidos e realização de estudo; Reconhecimento da comunidade e de seus pares.

8 Como buscar a qualidade no desenvolvimento das atividades nas salas de vacinas Monitoramento das salas de vacina através das visitas técnicas para poder realizar o diagnóstico da situação.

9 Como buscar a qualidade no desenvolvimento das atividades nas salas de vacinas Diagnóstico da situação para identificação dos problemas Problemas relacionados aos insumos? Problemas relacionados as atividades? Problemas relacionados aos produtos? Problemas relacionados aos resultados? Problemas relacionados aos impactos?

10 A qualidade das atividades desenvolvidas na sala de vacina Acomodações e Condições Ambientais Análise crítica Organização e gerenciamento registro Pessoal qualificados Ações preventivas e corretivas Melhoria contínua Equipamentos Ética Controle das Não Conformidades Controle das Não Conformidades Reclamações Processos de trabalho Medidas de biossegurança Auditoria interna e externa

11 Qual o nosso papel na buscar da qualidade no desenvolvimento das atividades nas salas de vacinas ? Ser uma pessoa informada; Seguir corretamente os procedimentos; Ter boas práticas nos registros; Fornecer informações a todos que venham utilizar o serviço.

12 Benefícios da qualidade no desenvolvimento das atividades nas salas de vacinas Confiabilidades dos resultados Melhoria da comunicação Aumento da eficiência Documentação adequada Registro da Informação

13 VAMOS FAZER O MONITORAMENTO DE NOSSAS SALAS DE VACINAS?

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15 Instrumento de supervisão em sala de vacina

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26 Referencias Bahia, Secretaria de Saúde,Manual de procedimento para vacinação, Salvador,573p,2011. NBR ISSO 9000: Sistema de gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulário.ABNT NBR ISSO 9001: Sistema de gestão da Qualidade - Requisitos.ABNT SILVA, A,B,M; PRESOT,I,M Sistema de gestão da qualidade laboratorial e biossegurança. Rio de Janeiro: Fiocruz,2006. TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.

27 Obrigado!!! Tel:


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