A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria."— Transcrição da apresentação:

1 OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. NBR ISSO 9001:2008 Uma introdução

2 NBR ISO – Objetivos da Gestão da Qualidade como estratégia Por que Gestão da Qualidade? Conquistar mercados Reduzir desperdícios

3 REQUISITOS DOS CLIENTES A SEREM CONSIDERADOS NA GQ Qualidade do produto ou serviço Prazo de entrega Pontualidade na entrega Boa reputação Bom atendimento Adequação ambiental

4 DEPENDÊNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA ATENDER AOS REQUISITOS DO CLIENTE E REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO Capacitação e motivação dos seres humanos Racionalização e padronização do trabalho Atingimento e foco em resultados em todas as etapas do processo de realização do produto / serviço Competência no planejamento da Gestão da Qualidade

5 Requisitos do SGQ – Sistema de Ges tão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade (documentos – seção 4) Responsabilidade da Direção (seção 5) Gestão de Recursos (seção 6) Realização do Produto (seção 7) Medição, análise e melhoria contínua (seção 8)

6 PRINCÍPIOS GERAIS DO SGQ

7 Requisitos do SGQ – Sistema de Ges tão da Qualidade Princípios Gerais ISO 9001:2008 Foco no clienteLiderançaEnvolvimento das pessoasAbordagem de processoAbordagem sistemática SGQTomada Decisão c/ base em fatosBenefícios mútuos c/ fornecedores

8 PRINCÍPIO 1: FOCO NO CLIENTE

9 Foco no cliente O foco central do sistema da qualidade ISO é gerenciar a realização do produto para o atendimento dos requisitos dos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir desperdícios e custos da não qualidade. Portanto, o foco no cliente é fundamental para a identificação dos requisitos dos clientes.

10 PRINCÍPIO 2: LIDERANÇA

11 Liderança A liderança deve estabelecer e por em prática uma visão a longo prazo de comprometimento com a qualidade. A adoção de uma cultura organizacional de valorização da qualidade é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a cultura existente na organização.

12 PRINCÍPIO 3: ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

13 Envolvimento das pessoas O total envolvimento das pessoas permite melhor aproveitamento desses recursos em prol da organização. Deve-se atentar também para o fato de que as pessoas procuram não apenas remuneração adequada, mas também espaço e oportunidade de demonstrar aptidões, participar, crescer profissionalmente ver seus esforços reconhecidos. Mão-de-obra vs cabeça-de-obra

14 PRINCÍPIO 4: ABORDAGEM POR PROCESSOS

15 Abordagem por processos Deve ser usado para se entender o enfoque da ISO quanto à realização do produto. Processo pode ser definido como uma atividade ou grupo de atividades que transformam entradas (informação, material) em saídas, ou seja, resultados por meio da agregação de valor às entradas e utilizando-se de recursos organizacionais. São definidos como processos de negócio, que compreendem todos os processos de serviços, de informação e produtivos. Ex: desenvolver produto e processo, comercializar e vender, produzir e distribuir, gerenciais os RH, etc.

16 PRINCÍPIO 5: ABORDAGEM SISTEMÁTICA DE GESTÃO (VISÃO SISTÊMICA)

17 Visão sistêmica A ISO 9005:2005 define um sistema de gestão da qualidade como um conjunto de atividades inter-relacionadas e que interagem entre si para gerenciar a qualidade. A qualidade do produto e o atendimento dos requisitos dos clientes dependem de atividades ao longo do ciclo produtivo, na cadeia interna e externa de agregação de valor do produto.

18 Visão sistêmica (exemplo) A gestão da qualidade na fabricação depende da gestão da qualidade na aquisição, que por sua vez depende da atividade de desenvolvimento de produto e processo, que por sua vez também depende da atividade de fabricação. Daí a importância da empresa estabelecer uma visão dos processos e atividades do negócio, o que permite melhor visualização das interconexões entre as diferentes áreas da empresa e a necessidade de um gerenciamento sistêmico da qualidade.

19 PRINCÍPIO 6: MELHORIA CONTÍNUA

20 Melhoria Contínua Refere-se à ORT – Organização Racional do Trabalho. No planejamento da realização do produto, para todos os processo e atividades e especialmente aqueles que interfiram no atendimento dos requisitos, a empresa deve racionalizar a realização dessas atividades e encontrar a melhor maneira de executá-las de forma que atenda aos requisitos dos clientes ao mesmo tempo em que reduza desperdícios. Desenvolvimento de POPs – Procedimentos Operacionais Padrão. Padronização: reduz variabilidade, aumenta a previsibilidade, minimiza retrabalho e refugo, facilita comunicação e compreensão, estabelece um mecanismo para o treinamento no trabalho, propicia um ambiente de melhoria contínua dos padrões.

21 PRINCÍPIO 7: DECISÃO BASEADA EM FATOS

22 Decisão baseada em fatos Informações quantitativas e qualitativas Observação; Estudo de caso; Análise e diagnóstico da situação atual; Indicadores de desempenho; Auditorias; Aplicação das ferramentas da qualidade.

23 PRINCÍPIO 8: RELAÇÃO GANHA- GANHA

24 Relação de benefícios mútuos com os fornecedores Qualidade depende do desempenho excelente dela própria + o desempenho dos fornecedores: Prazo Pontualidade Entrega sem defeito Forma de pagamento Transferência de tecnologia Ambos falam a mesma linguagem Etc.

25 REFERÊNCIAS: CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.


Carregar ppt "OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google