A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo Pessoas Leitura complementar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo Pessoas Leitura complementar."— Transcrição da apresentação:

1 GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo Pessoas Leitura complementar

2 Treinamento e Desenvolvimento Treinamento: Treinamento: Um dos muitos recursos utilizados no processo de desenvolvimento. Visa ao aperfeiçoamento do desempenho funcional, ao aumento da produtividade e ao aprimoramento das relações interpessoais. Um dos muitos recursos utilizados no processo de desenvolvimento. Visa ao aperfeiçoamento do desempenho funcional, ao aumento da produtividade e ao aprimoramento das relações interpessoais. Nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados. O fator humano influi de maneira decisiva no nível de desenvolvimento ou deterioração da organização. Nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados. O fator humano influi de maneira decisiva no nível de desenvolvimento ou deterioração da organização.

3 Treinamento e Desenvolvimento Desenvolvimento: Desenvolvimento: Visa à aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos e à modificação de comportamentos e atitudes. Procura definir métodos e procedimentos que possibilitem maximizar o desempenho profissional e elevar os níveis de motivação para o trabalho. Visa à aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos e à modificação de comportamentos e atitudes. Procura definir métodos e procedimentos que possibilitem maximizar o desempenho profissional e elevar os níveis de motivação para o trabalho. Um plano de desenvolvimento motiva as pessoas da organização, cria perspectivas de evolução e contribui para a melhoria de resultados. Um plano de desenvolvimento motiva as pessoas da organização, cria perspectivas de evolução e contribui para a melhoria de resultados.

4 Treinamento e Desenvolvimento Principais objetivos do Treinamento: Principais objetivos do Treinamento: Preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; Preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; Dar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa a vir a exercer; Dar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa a vir a exercer; Mudar a atitude das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentado-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão. Mudar a atitude das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentado-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão.

5 Treinamento e Desenvolvimento O Programa de Treinamento de uma organização deve: O Programa de Treinamento de uma organização deve: Considerar o seu Planejamento Estratégico; Considerar o seu Planejamento Estratégico; Observar o seu plano de desenvolvimento; Observar o seu plano de desenvolvimento; Considerar, sempre que possível, o levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento (LNTD) Considerar, sempre que possível, o levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento (LNTD) Limitar-se aos recursos financeiros disponíveis para o exercício; Limitar-se aos recursos financeiros disponíveis para o exercício; Eleger os projetos prioritários; Eleger os projetos prioritários; Evitar a discriminação das pessoas; Evitar a discriminação das pessoas; Observar a Matriz de Capacitação, Avaliação de Desempenho e a Pesquisa de Clima. Observar a Matriz de Capacitação, Avaliação de Desempenho e a Pesquisa de Clima.

6 Treinamento e Desenvolvimento Etapas de elaboração de um Programa de Treinamento: Etapas de elaboração de um Programa de Treinamento: Diagnóstico das necessidades de treinamento (LNTD); Diagnóstico das necessidades de treinamento (LNTD); Programação de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas; Programação de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas; Implementação e execução; Implementação e execução; Avaliação dos resultados; Avaliação dos resultados; Disseminação dos conhecimentos – há muito saber retido entre nossos colegas. Precisamos aproveitar esta potencialidade. Disseminação dos conhecimentos – há muito saber retido entre nossos colegas. Precisamos aproveitar esta potencialidade.

7 Treinamento e Desenvolvimento O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: Internamente: Internamente: Melhoria da eficiência dos serviços; Melhoria da eficiência dos serviços; Aumento da eficácia nos resultados; Aumento da eficácia nos resultados; Criatividade e inovação nos produtos oferecidos; Criatividade e inovação nos produtos oferecidos; Melhor qualidade de vida no trabalho; Melhor qualidade de vida no trabalho; Qualidade e produtividade; Qualidade e produtividade; Melhor atendimento ao cliente. Melhor atendimento ao cliente.

8 Treinamento e Desenvolvimento O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: Externamente: Externamente: Maior competitividade organizacional; Maior competitividade organizacional; Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa; Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa; Melhoria da imagem da organização; Melhoria da imagem da organização; Empresa torna-se referencial (benchmark) para outras organizações. Empresa torna-se referencial (benchmark) para outras organizações.

9 Clima Organizacional Definição: Definição: Grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos. Grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração. Do contrário surgem frustrações ou barreiras à satisfação das necessidades. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração. Do contrário surgem frustrações ou barreiras à satisfação das necessidades.

10 Clima Organizacional Pesquisa de Clima - Abordagem: Pesquisa de Clima - Abordagem: Entendimento da missão; Entendimento da missão; Crenças, valores e princípios; Crenças, valores e princípios; Chefia e liderança; Chefia e liderança; Relações interpessoais; Relações interpessoais; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento profissional; Feedback Feedback Salários e benefícios Salários e benefícios Obs.: a avaliação desses itens deve ser vista como um importante instrumento estratégico para o planejamento eficaz das organizações. Obs.: a avaliação desses itens deve ser vista como um importante instrumento estratégico para o planejamento eficaz das organizações.

11 Clima Organizacional Fatores que podem comprometer o Clima Organizacional e seus resultados: Fatores que podem comprometer o Clima Organizacional e seus resultados: Dificuldades no mercado (crise do país); Dificuldades no mercado (crise do país); Adoção de modernas tecnologias que dispensam pessoas; Adoção de modernas tecnologias que dispensam pessoas; Contenção na política de salários e benefícios; Contenção na política de salários e benefícios; Aumento de exigências aos colaboradores; Aumento de exigências aos colaboradores; Supervisores que não valorizam a força de trabalho. Supervisores que não valorizam a força de trabalho.

12 Endomarketing Desconcentração da autoridade; Desconcentração da autoridade; Revisão das estratégias de treinamento; Revisão das estratégias de treinamento; Motivação e valorização dos funcionários; Motivação e valorização dos funcionários; Sistema de comunicação interna; Sistema de comunicação interna; A satisfação dos clientes só se torna possível com empregados satisfeitos. A satisfação dos clientes só se torna possível com empregados satisfeitos.... Manter o colaborador informado, motivado e confiante... Dizer-lhe que o seu trabalho, seja qual for, é importante para alcançar os resultados globais planejados. – é uma boa ação de endomarketing.... Manter o colaborador informado, motivado e confiante... Dizer-lhe que o seu trabalho, seja qual for, é importante para alcançar os resultados globais planejados. – é uma boa ação de endomarketing.

13 Exemplos de Indicadores de Desempenho relativos às Pessoas: Satisfação da força de trabalho; Satisfação da força de trabalho; Horas de capacitação das pessoas; Horas de capacitação das pessoas; Número de sugestões implantadas por pessoa; Número de sugestões implantadas por pessoa; Satisfação em relação aos programas de treinamento; Satisfação em relação aos programas de treinamento; Eficácia dos treinamentos; Eficácia dos treinamentos; Absenteísmo; Absenteísmo; Rotatividade; Rotatividade; Reclamações trabalhistas. Reclamações trabalhistas.

14 ENTÃO VAMOS LÁ!!!!!!!!!!!! Os colaboradores possuem uma boa compreensão do que precisa ser feito no trabalho,... ao mesmo tempo que possuem um sentido de auto-importância e dedicação para realizá-lo. Os colaboradores possuem uma boa compreensão do que precisa ser feito no trabalho,... ao mesmo tempo que possuem um sentido de auto-importância e dedicação para realizá-lo. E NÃO ESQUEÇA... E NÃO ESQUEÇA... NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM, MAS O DESEJO DE RECONHECIMENTO É UMA DAS MAIS PROFUNDAS NECESSIDADES HUMANAS NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM, MAS O DESEJO DE RECONHECIMENTO É UMA DAS MAIS PROFUNDAS NECESSIDADES HUMANAS


Carregar ppt "GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo Pessoas Leitura complementar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google