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Parte 2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Profª Patrícia Paris T&D Treinamento e Desenvolvimento Parte 2.

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1 Parte 2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Profª Patrícia Paris T&D Treinamento e Desenvolvimento Parte 2

2 Treinamento É a educação profissional que adapta o homem para um cargo ou função em determinada empresa. Seus objetivos são em curto prazo, visando dar ao homem seus elementos essenciais para o exercício de um presente cargo. É dado pelas empresas ou por firmas especializadas em treinamento.

3 Parte 2 Conceito de Treinamento É processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. No sentido usado em Administração, treinamento envolve a transmissão do conhecimento específico relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa, do ambiente e desenvolvimento de habilidades. A treinamento é uma responsabilidade de linha e função de Staff.

4 Parte 2 Principais Objetivos do Treinamento 1. Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; 2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para os quais a pessoa pode ser considerada. 3. Mudar a atitude das pessoas (criando um clima mais satisfatório entre elas), aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.

5 Parte 2 Em termos amplos, o treinamento envolve necessariamente um processo composto de quatro etapas, a saber: o Levantamento de necessidades de treinamento o Programação de treinamento para atender as necessidades o Implementação e execução o Avaliação dos resultados

6 Parte 2 Portanto, o conteúdo/estudo de treinamento pode envolver quatro tipos, proporcionando ao Administrador um aprendizado de como lidar com mudanças de comportamento: Diagnóstico Desenho Implementação Avaliação

7 Parte 2 Conceito de necessidade de treinamento ao nível do cargo Estudo do perfil de Recursos Humanos da Empresa A finalidade central da pesquisa do potencial de RH é proporcionar à organização uma visão clara do número e tipos de funcionários necessários ao pleno funcionamento da empresa num determinado período. Insumos do Processo de Seleção A análise, avaliação e classificação de cargos informam ao recrutador as descrições de cargos da empresa, proporcionam dados importantes sobre as exigências físicas e psicológicas dos ocupantes desses cargos, bem como transmitem seus padrões de desempenho.

8 Parte 2 Pesquisa de Necessidade de Treinamento É feita através de: 1. Análise do sistema organizacional 2. Análise do sistema de treinamento 3. Análise do sistema de aquisição de habilidades.

9 Parte 2 Meios de Levantamento de Necessidades de Treinamento (não mutuamente excludentes) Os meios utilizados são: avaliação do desempenho observação questionários solicitação de supervisores e gerentes entrevistas reuniões análise de cargos relatórios periódicos


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