A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas Metodologia e Técnicas de Diagnóstico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas Metodologia e Técnicas de Diagnóstico."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas Metodologia e Técnicas de Diagnóstico

2 Aula 7 - Metodologia e Técnicas de Diagnóstico QUESTIONAMENTO CONSULTIVO QUESTIONAMENTO CONSULTIVO Quais os principais sintomas? Quais os principais sintomas? Em que estágio está? Em que estágio está? Como se interligam a missão, os objetivos e os projetos da empresa? Como se interligam a missão, os objetivos e os projetos da empresa? Como percebe o ânimo da equipe? Como percebe o ânimo da equipe? O que devo fazer para aprofundar os questionamentos? O que devo fazer para aprofundar os questionamentos? Os sintomas demonstrados são preocupantes? Os sintomas demonstrados são preocupantes?

3 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico ENTREVISTA ENTREVISTA Fase de preparação: Selecionar os entrevistados, tipos de informações desejadas, técnicas de abordagem, agendar entrevistas, informar sobre objetivos da entrevista. Fase de preparação: Selecionar os entrevistados, tipos de informações desejadas, técnicas de abordagem, agendar entrevistas, informar sobre objetivos da entrevista. Fase da Entrevista: Ressaltar a confiança e sigilo das informações, criar clima agradável, fazer perguntas claras e objetivas, não sugerir respostas, estar atento as informações, não interromper o entrevistado. Fase da Entrevista: Ressaltar a confiança e sigilo das informações, criar clima agradável, fazer perguntas claras e objetivas, não sugerir respostas, estar atento as informações, não interromper o entrevistado. Registro das Informações: fazer anotações discretamente, mostrar as anotações no final, pode usar gravação desde que o entrevistado permita. Registro das Informações: fazer anotações discretamente, mostrar as anotações no final, pode usar gravação desde que o entrevistado permita.

4 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Questionário Questionário Perguntas: abertas, fechadas ou de múltipla escolha; Perguntas: abertas, fechadas ou de múltipla escolha; O Conteúdo: de fatos, de ação, de intenção e de opinião O Conteúdo: de fatos, de ação, de intenção e de opinião

5 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico REUNIÕES REUNIÕES Preparação: Definir antecipadamente o assunto, os participantes, local, data, os métodos, a pauta, o que se espera de cada participante, material de apoio e consulta; Preparação: Definir antecipadamente o assunto, os participantes, local, data, os métodos, a pauta, o que se espera de cada participante, material de apoio e consulta; Execução: ressaltar os pontos relevantes Execução: ressaltar os pontos relevantes

6 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico TRABALHO DE GRUPO TRABALHO DE GRUPO Definição do Problema Definição do Problema Promoção de Idéias Promoção de Idéias Análise Crítica Análise Crítica Escolha de Soluções Escolha de Soluções Estratégias de ação Estratégias de ação OBSERVAÇÃO: sistemática, livre e espionagem OBSERVAÇÃO: sistemática, livre e espionagem

7 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Tipos de Questões: (Gerência) Tipos de Questões: (Gerência) Como a empresa é vista pelos funcionários, clientes, fornecedores e sociedade? Como a empresa é vista pelos funcionários, clientes, fornecedores e sociedade? Como a empresa se organiza para analisar as influências do macroambiente em seu ramo de negócio? Como a empresa se organiza para analisar as influências do macroambiente em seu ramo de negócio? A empresa conhece e aplica as leis trabalhistas, de poluição ambiental, defesa do consumidor, relações com concorrência em seu ramo de negócio? A empresa conhece e aplica as leis trabalhistas, de poluição ambiental, defesa do consumidor, relações com concorrência em seu ramo de negócio? A empresa conhece o perfil de seus clientes, suas necessidades e desejos, localização, segmento, potencial de mercado para adequação de seus produtos ou serviços? A empresa conhece o perfil de seus clientes, suas necessidades e desejos, localização, segmento, potencial de mercado para adequação de seus produtos ou serviços?

8 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Tipos de Questões (Gerência) Tipos de Questões (Gerência) Em Relação aos fornecedores: Em Relação aos fornecedores: Quais são os critérios de escolha para comprar de um fornecedor? Quais são os critérios de escolha para comprar de um fornecedor? Qual o peso dos fatores custo e qualidade na decisão de compra? Qual o peso dos fatores custo e qualidade na decisão de compra? Existe planejamento de compras? Existe planejamento de compras? Como são tratados os problemas de fornecimento? Como são tratados os problemas de fornecimento? Há dependência de um único fornecedor para dados produtos? Há dependência de um único fornecedor para dados produtos?

9 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Em Relação a Concorrência: Em Relação a Concorrência: Como a empresa obtém informações sistemáticas sobre a atuação dos concorrentes sobre: inovação, vantagens e diferenciais, preços, prazos de entrega e pagamento, assistência pós-venda? Como a empresa obtém informações sistemáticas sobre a atuação dos concorrentes sobre: inovação, vantagens e diferenciais, preços, prazos de entrega e pagamento, assistência pós-venda? O que a empresa faz para aumentar ou manter a sua participação no mercado? O que a empresa faz para aumentar ou manter a sua participação no mercado? EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA Como a empresa faz para se manter atualizada em termos de instalação, processo produtivo? Como a empresa faz para se manter atualizada em termos de instalação, processo produtivo?

10 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Em Relação aos Objetivos e Metas: Em Relação aos Objetivos e Metas: A empresa define levando em conta os lucros, crescimento da empresa, satisfação dos empregados e responsabilidade pessoal? Os objetivos estão bem claros para todos os níveis? A empresa define levando em conta os lucros, crescimento da empresa, satisfação dos empregados e responsabilidade pessoal? Os objetivos estão bem claros para todos os níveis? EM RELAÇÃO AOS LUCROS: EM RELAÇÃO AOS LUCROS: Qual a filosofia da empresa quanto a importância do lucro a curto prazo em relação a sobrevivência a longo prazo, participação de mercado, satisfação do clientes? Qual a filosofia da empresa quanto a importância do lucro a curto prazo em relação a sobrevivência a longo prazo, participação de mercado, satisfação do clientes?

11 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico EM RELAÇÃO A PRODUTIVIDADE EM RELAÇÃO A PRODUTIVIDADE Existem padrões de produtividade estabelecidos e conhecidos por toda a equipe? Existem padrões de produtividade estabelecidos e conhecidos por toda a equipe? Esses padrões são utilizados para treinar, promover ou remanejar os funcionários? Esses padrões são utilizados para treinar, promover ou remanejar os funcionários? A empresa faz o registro dos índices de devolução, defeitos, faltas e atrasos dos funcionários? A empresa faz o registro dos índices de devolução, defeitos, faltas e atrasos dos funcionários? QUANTO AO PLANEJAMENTO QUANTO AO PLANEJAMENTO A empresa faz planos globais e setoriais bem estruturados, com definição de objetivos e metas, prioridades, prazos e responsáveis? A empresa faz planos globais e setoriais bem estruturados, com definição de objetivos e metas, prioridades, prazos e responsáveis? O planejamento leva em conta a opinião e experiências dos funcionários envolvidos em sua execução? O planejamento leva em conta a opinião e experiências dos funcionários envolvidos em sua execução?

12 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico TECNOLOGIA GERENCIAL TECNOLOGIA GERENCIAL É oferecido treinamento para os gerentes, supervisores sobre tecnologia da informação, planejamento e controle, relações interpessoais? AÇÃO GERENCIAL AÇÃO GERENCIAL é feito acompanhamento sistemático do desempenho dos gerentes, supervisores e funcionários quanto ao atingimento de metas, atualização profissional, relacionamento com outras áreas, relações com equipe? é feito acompanhamento sistemático do desempenho dos gerentes, supervisores e funcionários quanto ao atingimento de metas, atualização profissional, relacionamento com outras áreas, relações com equipe?

13 Metodologia e Técnicas de Diagnóstico ORGANIZAÇÃO E CONTROLE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE Como se dá a integração dos diversos departamentos para atender aos objetivos e metas da empresa? Como se dá a integração dos diversos departamentos para atender aos objetivos e metas da empresa? O controle é feito mais com o objetivo de acompanhamento ou punição? O controle é feito mais com o objetivo de acompanhamento ou punição? Todos os funcionários são responsabilizados pelos resultados, segurança e bem estar no trabalho? Todos os funcionários são responsabilizados pelos resultados, segurança e bem estar no trabalho? Existe reuniões periódicas para apresentar e discutir resultados? Discutir sugestões e melhorias e tomada de decisão? Existe reuniões periódicas para apresentar e discutir resultados? Discutir sugestões e melhorias e tomada de decisão?


Carregar ppt "Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas Metodologia e Técnicas de Diagnóstico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google