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PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO

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Apresentação em tema: "PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
AULAS 03 E 04 PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO

2 PLANO DE NEGÓCIOS ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN: Sumário executivo
Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negócio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro

3 SUMÁRIO EXECUTIVO OBJETIVOS MISSÃO PONTOS-CHAVE DO SUCESSO

4 SUMÁRIO EXECUTIVO OBJETIVO do Plano de Negócios
A oportunidade vislumbrada - inserção desta oportunidade no mercado Caracterização da empresa ou da unidade de negócio que será criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada

5 SUMÁRIO EXECUTIVO Qual a oportunidade que foi vislumbrada e que proporcionou a VISÃO DA EMPRESA ? Qual a visão da empresa e como posiciona-la no mercado ? Qual o mercado identificado para os produtos da empresa ? A partir da visão, qual a MISSÃO DA EMPRESA ?

6 SUMÁRIO EXECUTIVO Quais os produtos/serviços que serão fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa ? Qual o mercado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado ? Qual a imagem da empresa que se quer projetar no mercado ?

7 SUMÁRIO EXECUTIVO Como serão vendidos os produtos ?
Como os produtos da empresa serão mantidos atualizados e como a empresa vai se manter com a tecnologia atual ?

8 SUMÁRIO EXECUTIVO Como a empresa vai ser organizada para cumprir seus objetivos ? Quais as características (perfil) do pessoal da empresa, suas funções e estrutura de remuneração ?

9 SUMÁRIO EXECUTIVO Quais os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver ? Quanto será necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar (“burning-rate”) ?

10 SUMÁRIO EXECUTIVO Qual a receita prevista e sua evolução ?
Qual o fluxo de caixa da empresa ? Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobrir suas despesas ? Quando os investidores recuperam os investimentos feitos ? EM RESUMO, QUAIS OS FATORES-CHAVE DE SUCESSO DA EMPRESA ?

11 RESUMO DA EMPRESA SUMÁRIO GERAL DA EMPRESA
Descrição geral do negócio da empresa: o que vende e como faz FORMA LEGAL DE EXISTÊNCIA E PROPRIETÁRIOS Forma legal: sociedade por cotas limitada - sociedade anônima por ações Sócios - características dos sócios - currículos dos sócios - aporte para a empresa trazido pelos sócios

12 RESUMO DA EMPRESA RESUMO DO STARTUP
Como vai ser iniciada a empresa e como será sua operação nos primeiros 6 meses? Quais serão os recursos necessários para a operação inicial da empresa? Quais os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses?

13 RESUMO DA EMPRESA PRODUTOS E SERVIÇOS DA EMPRESA
Quais as principais características dos produtos e serviços da empresa? LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES Onde a empresa estará localizada e quais as características dessa sua instalação: recursos e facilidades?

14 PRODUTOS E SERVIÇOS DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Qual o negócio da empresa: o que ela vai vender - para quem ela vai vender? Descrição dos produtos e serviços oferecidos Análise do ciclo de vida dos produtos e serviços oferecidos

15 PRODUTOS E SERVIÇOS DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Direitos legais de propriedade do produto - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais Evolução do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

16 PRODUTOS E SERVIÇOS COMPARAÇÃO COM OS COMPETIDORES
Quais os competidores existentes no mercado e quais os serviços e produtos que oferecem? Como o produto da empresa se situa na comparação com os competidores?

17 PRODUTOS E SERVIÇOS LITERATURA DE VENDAS
Quais os documentos que contém informações sobre os produtos e serviços? FONTES - quais são as fontes geradoras da inspiração do produto? TECNOLOGIA - quais as tecnologias usadas nos produtos e serviços e como essas tecnologias podem ser encontradas? O que delas é original da sua empresa?

18 PRODUTOS E SERVIÇOS FUTURO - quais os futuros produtos e serviços que poderão ser produzidos pela sua empresa? Quais as perspectivas futuras da sua empresa em relação a esses produtos e serviços?

19 ANÁLISE DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO SEGMENTAÇÃO DO MERCADO
ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO ANÁLISE DO MERCADO

20 ANÁLISE DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO
Descrição da área de negócios da empresa e da situação atual do negócio no mercado - evolução da tecnologia nesta área SEGMENTAÇÃO DO MERCADO Caracterização do mercado - área geográfica - tipos de empresas clientes - tamanho do mercado obtido através de pesquisa de mercado

21 ANÁLISE DO MERCADO ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO Concorrência - “players” e “dealers” Mercados não atendidos satisfatoriamente pela concorrência - Nichos de mercado Novos mercados Aspectos legais - restrições e oportunidades

22 ANÁLISE DO MERCADO ANÁLISE DO MERCADO Opções de entrada em mercados
Mercados que devem ser escolhidos para trabalhar e suas formas de penetração

23 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO
Como você pretende começar a empresa? Qual a imagem que se pretende obter para a empresa? Como vai criar os “cases” - cliente pioneiro e multiplicador - que servirão de modelo para os demais negócios da empresa? Qual a estratégia que será utilizada para obter fatias de mercado : áreas geográficas - nichos

24 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE MARKETING
Qual a maneira como os produtos da empresa serão apresentados ao mercado? - quais os fatores que serão apresentados para diferenciar os produtos da empresa dos que são oferecidos pela concorrência - “uniqueness”? Como será atribuído um preço aos produtos? Qual técnica se pretende usar em relação a preços, levando em conta os competidores?

25 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE MARKETING
Como se pretende divulgar a empresa e seus produtos? Quais os parceiros possíveis para a empresa? Quais as alianças estratégicas que podem ser feitas? Quais os concorrentes, sua posição no mercado e quais seus pontos fortes e fracos que necessitam ser conhecidos - como se posicionar diante dos concorrentes?

26 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Descrição da estrutura organizacional da empresa e suas principais atribuições Quais seus principais processos? EQUIPE GERENCIAL Gerentes da empresa - forma de atuação - forma de motivação e grau de participação no planejamento e nas decisões - “commitment”

27 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Descrição detalhada dos seus principais processos de produção e prestação de serviços Capacidade instalada e estrutura de produção para os diversos cenários da empresa

28 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Escolha de fornecedores - dependência de fornecedores e alternativas escolhidas Logística de distribuição Aspectos competitivos decorrentes da produção

29 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
FORMAS DE REMUNERAÇÃO Critérios de remuneração Critérios de recompensa - “Stock-Options” e outras formas de estímulo aos principais empregados FORMAS DE AVALIAÇÃO Estabelecimento claro de critérios de avaliação MOTIVAÇÃO DE PESSOAL

30 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
PRESSUPOSTOS IMPORTANTES Quais os pressupostos que foram adotados para fazer o planejamento financeiro? Quais os cenários que vão ser feitos? INDICADORES Necessidades de investimento inicial e forma de utilização dos recursos - cronograma de desembolso Cálculo de pontos fundamentais: taxa de retorno do investimento (ROI)

31 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
FLUXOS DE CAIXA Cenários de conquista do mercado e as receitas decorrentes Despesas mensais básicas para manter a empresa em funcionamento - “burning- rate” Fluxos de caixa - previstos e realizados

32 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
ANÁLISE DE BREAKEVEN Ponto em as despesas e receitas se igualam de modo estável BALANÇO E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS OUTROS INDICADORES DE NEGÓCIOS Argumentos para convencer aos investidores


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