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03 AULAS 03 E 04 PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO.

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1 03 AULAS 03 E 04 PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO

2 03 nESTRUTURA DO BUSINESS PLAN: ¶ Sumário executivo · Resumo da empresa ¸ Produtos e Serviços ¹ Análise do Mercado º Estratégia do Negócio » Organização e Gerência do Negócio ¼ Planejamento Financeiro PLANO DE NEGÓCIOS

3 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n OBJETIVOS n MISSÃO n PONTOS-CHAVE DO SUCESSO

4 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n OBJETIVO do Plano de Negócios n A oportunidade vislumbrada - inserção desta oportunidade no mercado n Caracterização da empresa ou da unidade de negócio que será criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada

5 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Qual a oportunidade que foi vislumbrada e que proporcionou a VISÃO DA EMPRESA ? n Qual a visão da empresa e como posiciona-la no mercado ? n Qual o mercado identificado para os produtos da empresa ? n A partir da visão, qual a MISSÃO DA EMPRESA ?

6 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Quais os produtos/serviços que serão fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa ? n Qual o mercado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado ? n Qual a imagem da empresa que se quer projetar no mercado ?

7 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Como serão vendidos os produtos ? n Como os produtos da empresa serão mantidos atualizados e como a empresa vai se manter com a tecnologia atual ?

8 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Como a empresa vai ser organizada para cumprir seus objetivos ? n Quais as características (perfil) do pessoal da empresa, suas funções e estrutura de remuneração ?

9 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Quais os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver ? n Quanto será necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar (burning- rate) ?

10 03 SUMÁRIO EXECUTIVO n Qual a receita prevista e sua evolução ? n Qual o fluxo de caixa da empresa ? n Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobrir suas despesas ? n Quando os investidores recuperam os investimentos feitos ? n EM RESUMO, QUAIS OS FATORES- CHAVE DE SUCESSO DA EMPRESA ?

11 03 RESUMO DA EMPRESA n SUMÁRIO GERAL DA EMPRESA n Descrição geral do negócio da empresa: o que vende e como faz n FORMA LEGAL DE EXISTÊNCIA E PROPRIETÁRIOS n Forma legal: sociedade por cotas limitada - sociedade anônima por ações n Sócios - características dos sócios - currículos dos sócios - aporte para a empresa trazido pelos sócios

12 03 RESUMO DA EMPRESA n RESUMO DO STARTUP n Como vai ser iniciada a empresa e como será sua operação nos primeiros 6 meses? n Quais serão os recursos necessários para a operação inicial da empresa? n Quais os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses?

13 03 RESUMO DA EMPRESA n PRODUTOS E SERVIÇOS DA EMPRESA n Quais as principais características dos produtos e serviços da empresa? n LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES n Onde a empresa estará localizada e quais as características dessa sua instalação: recursos e facilidades?

14 03 PRODUTOS E SERVIÇOS n DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS n Qual o negócio da empresa: o que ela vai vender - para quem ela vai vender? n Descrição dos produtos e serviços oferecidos n Análise do ciclo de vida dos produtos e serviços oferecidos

15 03 PRODUTOS E SERVIÇOS n DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS n Direitos legais de propriedade do produto - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais n Evolução do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

16 03 PRODUTOS E SERVIÇOS n COMPARAÇÃO COM OS COMPETIDORES n Quais os competidores existentes no mercado e quais os serviços e produtos que oferecem? n Como o produto da empresa se situa na comparação com os competidores?

17 03 PRODUTOS E SERVIÇOS n LITERATURA DE VENDAS nQuais os documentos que contém informações sobre os produtos e serviços? n FONTES - quais são as fontes geradoras da inspiração do produto? n TECNOLOGIA - quais as tecnologias usadas nos produtos e serviços e como essas tecnologias podem ser encontradas? n O que delas é original da sua empresa?

18 03 PRODUTOS E SERVIÇOS n FUTURO - quais os futuros produtos e serviços que poderão ser produzidos pela sua empresa? n Quais as perspectivas futuras da sua empresa em relação a esses produtos e serviços?

19 03 ANÁLISE DO MERCADO n IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO n SEGMENTAÇÃO DO MERCADO n ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO n ANÁLISE DO MERCADO

20 03 ANÁLISE DO MERCADO n IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO n Descrição da área de negócios da empresa e da situação atual do negócio no mercado - evolução da tecnologia nesta área n SEGMENTAÇÃO DO MERCADO n Caracterização do mercado - área geográfica - tipos de empresas clientes - tamanho do mercado obtido através de pesquisa de mercado

21 03 ANÁLISE DO MERCADO n ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO n Concorrência - players e dealers n Mercados não atendidos satisfatoriamente pela concorrência - Nichos de mercado n Novos mercados n Aspectos legais - restrições e oportunidades

22 03 ANÁLISE DO MERCADO n ANÁLISE DO MERCADO n Opções de entrada em mercados n Mercados que devem ser escolhidos para trabalhar e suas formas de penetração

23 03 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO n ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO n Como você pretende começar a empresa? n Qual a imagem que se pretende obter para a empresa? n Como vai criar os cases - cliente pioneiro e multiplicador - que servirão de modelo para os demais negócios da empresa? n Qual a estratégia que será utilizada para obter fatias de mercado : áreas geográficas - nichos

24 03 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO n ESTRATÉGIA DE MARKETING n Qual a maneira como os produtos da empresa serão apresentados ao mercado? - quais os fatores que serão apresentados para diferenciar os produtos da empresa dos que são oferecidos pela concorrência - uniqueness? n Como será atribuído um preço aos produtos? n Qual técnica se pretende usar em relação a preços, levando em conta os competidores?

25 03 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO n ESTRATÉGIA DE MARKETING n Como se pretende divulgar a empresa e seus produtos? n Quais os parceiros possíveis para a empresa? n Quais as alianças estratégicas que podem ser feitas? n Quais os concorrentes, sua posição no mercado e quais seus pontos fortes e fracos que necessitam ser conhecidos - como se posicionar diante dos concorrentes?

26 03 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO n ESTRUTURA ORGANIZACIONAL n Descrição da estrutura organizacional da empresa e suas principais atribuições n Quais seus principais processos? n EQUIPE GERENCIAL n Gerentes da empresa - forma de atuação - forma de motivação e grau de participação no planejamento e nas decisões - commitment

27 03 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO n DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS n Descrição detalhada dos seus principais processos de produção e prestação de serviços n Capacidade instalada e estrutura de produção para os diversos cenários da empresa

28 03 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO n DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS n Escolha de fornecedores - dependência de fornecedores e alternativas escolhidas n Logística de distribuição n Aspectos competitivos decorrentes da produção

29 03 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO n FORMAS DE REMUNERAÇÃO n Critérios de remuneração n Critérios de recompensa - Stock-Options e outras formas de estímulo aos principais empregados n FORMAS DE AVALIAÇÃO n Estabelecimento claro de critérios de avaliação n MOTIVAÇÃO DE PESSOAL

30 03 PLANEJAMENTO FINANCEIRO n PRESSUPOSTOS IMPORTANTES n Quais os pressupostos que foram adotados para fazer o planejamento financeiro? n Quais os cenários que vão ser feitos? n INDICADORES n Necessidades de investimento inicial e forma de utilização dos recursos - cronograma de desembolso nCálculo de pontos fundamentais: –taxa de retorno do investimento (ROI)

31 03 PLANEJAMENTO FINANCEIRO n FLUXOS DE CAIXA n Cenários de conquista do mercado e as receitas decorrentes n Despesas mensais básicas para manter a empresa em funcionamento - burning- rate n Fluxos de caixa - previstos e realizados

32 03 PLANEJAMENTO FINANCEIRO n ANÁLISE DE BREAKEVEN n Ponto em as despesas e receitas se igualam de modo estável n BALANÇO E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS n OUTROS INDICADORES DE NEGÓCIOS n Argumentos para convencer aos investidores


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