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PLANO DE NEGÓCIOS. Reunindo os Recursos: Informações do Mercado Tipos de informações mais importantes que os empreendedores precisam saber são informações:

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1 PLANO DE NEGÓCIOS

2 Reunindo os Recursos: Informações do Mercado Tipos de informações mais importantes que os empreendedores precisam saber são informações: – de Marketing; – sobre tributação; – sobre regulamentações e políticas governamentais; – sobre as leis relevantes.

3 Regulamentações e Políticas Governamentais. A política do governo quanto a novos empreendimentos de um país para outro; -A tributação afeta a lucratividade de todos os negócios; - Os empreendedores devem considerar os impostos federais, estaduais e municipais antes de planejar seus novos negócios.

4 Plano de Negócios O plano de negócio é um documento formal escrito que explica a visão do empreendedor e de como uma idéia oportunidade será convertida em um negócio lucrativo e viável O PN é útil para a maior parte dos empreendedores, pois encoraja a formular metas especiais e planos concretos para atingi-las.

5 Plano de Negócios Por que planejar? Devido ao índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras; Devido a falta de cultura de planejamento do brasileiro.

6 Causas de Fracasso dos Novos Negócios Incompetência gerencial 45% Inexperiência no ramo 9% Inexperiência no gerenciamento 18% Expertise desbalanceada 20% Negligência nos negócios 3% Fraudes 2% Desastres 1% Total 98%

7 A Importância do Plano de Negócios O plano de negócios: – É uma ferramenta de gestão e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade – Se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto ao planejamento de empresas estabelecidas.

8 A Importância do Plano de Negócios Geralmente são escritos como parte dos requisitos de aprovação de: – Um empréstimo; – Ingresso em uma incubadora de empresas; – Solicitação de bolsas ou recursos financeiros de órgãos do Governo.

9 A Importância do Plano de Negócios Plano de Negócios No caso de empresas já estabelecidas, deve mostrar: – Não apenas uma situação futura, mas mostrar como ela está no momento, apresentando indicadores atuais de desempenho.

10 Por que escrever um Plano de Negócios? Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio; Para gerenciar de maneira mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; Para monitorar o dia-a-dia da empresa.

11 Por que não escrever um Plano de Negócios ? Eu não necessito de um; Eu tenho um em minha cabeça; Eu não sei como começar; Eu não tenho tempo; Eu não sou bom com os números; Eu tenho muito $$$ e não preciso disso, já tenho sucesso.

12 Aspectos chaves do Plano de Negócios O Plano de Negócios deve focar principalmente três questões: Em que negócio você está? O quê você (realmente) vende? Qual é o seu mercado alvo?

13 Aspectos chaves do Plano de Negócios Oportunidade, mercado, clientes; Capacidade gerencial de implementação; Recursos mínimos requeridos (pessoas, infra etc.); Estratégia de entrada e visão de crescimento; Recursos Financeiros requeridos; Premissas e análise de riscos; Opções de colheita; Cronograma.

14 Qual o tamanho de um Plano de Negócios? Plano de Negócios completo: – 15 a 40 páginas mais anexos. Plano de Negócios resumido: – 10 a 15 páginas. Plano de Negócios Operacional: – tamanho variável; uso interno.

15 O que contém o plano de negócios de uma empresa? 1 Capa; 2 Sumário; 3 Sumário Executivo; 4 Produtos e Serviços; 5 Análise da Indústria; 6 Plano de Marketing; 7 Plano Operacional; 8 Estrutura da Empresa; 9 Plano Financeiro; 10 Anexos.

16 Plano de negócios: A capa Serve como título e deve conter as seguintes informações: – Nome da empresa; – Endereço da empresa; – Telefone (com DDD); – Endereço eletrônico e da empresa; – Logotipo (se possuir);

17 Plano de negócios: A capa Serve como título e deve conter as seguintes informações: – Nome, cargo, telefone e endereço (das pessoas chave da empresa); – Mês e ano em que o plano foi feito; – Número da cópia; – Nome de quem fez o plano de negócios.

18 Plano de Negócios: Sumário Deve conter o título de todas as seções do plano, bem como das subseções (se for caso) e suas respectivas páginas.

19 Plano de negócios: Sumário Executivo É a parte mais importante do Plano de Negócios; Deve ser feito por último! Deve responder às perguntas: O quê? Quanto? Onde? Por quê? Como? Quando?

20 Plano de negócios: Sumário Executivo Breve descrição do negócio – Declaração da missão da empresa; – Declaração da visão da empresa; – Propósitos Gerais e específicos do negócio. Objetivos e Metas; – Estratégia de Marketing; – Processo de Produção/Serviço.

21 Plano de Negócios: Produtos e Serviços Características do Produto ou Serviço; Análise de novos produtos/serviços que podem ser desenvolvidos futuramente.

22 Plano de negócios: Análise da Indústria Nesta seção deve-se fazer: – Análise do setor; – Definição do nicho de mercado; – Análise da concorrência; – Diferenciais competitivos.

23 Plano de Negócios: Plano de Marketing Nesta seção deve-se fazer: – Estratégia de Marketing (Preço, Produto, Praça, Promoção); – Canais de Venda e Distribuição; – Projeção de Vendas

24 Plano de Negócios: Plano Operacional Nesta seção deve-se fazer: – Análise das instalações; – Equipamentos e máquina necessárias; – Funcionários e insumos necessários; – Processo de Produção; – Terceirização.

25 Plano de Negócios: Estrutura da Empresa Nesta seção deve-se fazer: – Estrutura Organizacional; – Assessorias Externas; – Equipe de Gestão.

26 Plano de negócios: Plano Financeiro Nesta seção deve-se fazer: – Projeção do Fluxo de Caixa (projetado para 3 anos); – Análise do Ponto de Equilíbrio; – Investimentos Necessários.

27 Considerações Finais Os empreendedores devem : – Encarar os convites para apresentações orais como um desafio e uma para brilhar, e não como uma situação de estresse; – Selecionar cuidadosamente os conteúdos; – Evitar o uso de jargões técnicos;

28 Considerações Finais Os empreendedores devem: – Prestar muita atenção a aspectos básicos da apresentação (chegar cedo para ajustar recursos audiovisuais); – Adotar uma atitude cooperativa diante das perguntas;

29 Considerações Finais Os empreendedores devem: – Encarar críticas e/ou rejeições de investidores como uma oportunidade para aprender e melhorar tanto seu plano de negócios como sua apresentação oral.

30 CAMILA CAMARGO AGUIAR


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