A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elber Sales. O que é Plano de Negócio Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elber Sales. O que é Plano de Negócio Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica,"— Transcrição da apresentação:

1 Elber Sales

2 O que é Plano de Negócio Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciadoinglês

3 O que é Plano de Negócio Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão.empreendedores Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

4 O que é Plano de Negócio De acordo com o pensamento moderno, o plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios

5 O que é Plano de Negócio plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

6 Objetivos de um Plano de Negócio Testar a viabilidade de um conceito de negócio. Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia. Atrair recursos financeiros. Transmitir credibilidade. Desenvolver a equipe de gestão.

7 Objetivos de um Plano de Negócio Um plano referente a um empreendimento maduro possui objetivos similares, exceto pelo fato de estar focando o crescimento do empreendimento ou a criação de uma determinada linha de negócios

8 Objetivos de um Plano de Negócio Um plano serve para nortear os rumos de um empreendimento Nele é descrito onde se deseja chegar Quais as ações necessárias para se atingir os objetivos (como chegar) É impossível falarmos em Plano de negócios sem falarmos em ESTRATÉGIA

9

10

11 Plano de Negócio Como desenvolver um Plano de Negócio???

12 Idéias Uma idéia por melhor que seja não é um projeto

13 rápido [ser] talento [atrair] flexibilidade [ter] custos [adequar] parcerias [procurar] alianças [promover] tecnologia [investir] empreendedorismo [manter]

14 modelo velho

15 novo modelo

16 Fontes de investimento Bancos privados Bancos de fomento (BDMG, Banco do Nordeste, BNDES) Fundos de investimentos Investidores particulares

17 FINEP - Financiadora de Estudos e projetos Missão Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

18 FINEP - Financiadora de Estudos e projetos Visão Transformar o Brasil por meio da inovação.

19 FINEP - Financiadora de Estudos e projetos Perfil de Atuação Atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

20 FINEP - Inova Brasil é um programa de crédito reembolsável (que precisa ser devolvido) voltado para médias e grandes empresas, que dá apoio de até 90% do valor total do projeto para planos de investimentos estratégicos em inovação, de acordo com a Política de Desenvolvimento Produtivo –- PDP, do Governo Federal. Os encargos vão de 4% a 8% e ele funciona em fluxo contínuo, ou seja, não depende de lançamento de editais.

21 FINEP - Inova Brasil O programa possui três linhas de crédito: capital inovador, inovação tecnológica e pré- investimento. As linhas incluem projetos inovadores de natureza tecnológica e que envolvam risco tecnológico, projetos que capacitem as empresas a desenvolver atividades inovativas, projetos de pré- investimento e de engenharia consultiva. Mais informações na seção de programas do site da FINEP.seção de programas

22 Projetos reembolsáveis e não reembolsáveis a diferença entre um projeto reembolsável e um não reembolsável é que o primeiro é realizado com recursos que precisam ser devolvidos, como um empréstimo, enquanto o último é feito com recursos que não precisam ser devolvidos - o que é também chamado de apoio a fundo perdido.

23 Projetos reembolsáveis e não reembolsáveis Um projeto não reembolsável pode ser feito por instituições públicas e organizações sem fins lucrativos (universidades, instituições de ensino públicas e privadas, centros de pesquisa tecnológica e organizações não governamentais). A seleção é por meio de edital e o financiamento é concedido por meio de um convênio ou termo de cooperação entre a FINEP e a organização proponente.

24 Projetos reembolsáveis e não reembolsáveis O financiamento reembolsável é um crédito concedido a empresas que demonstrem capacidade de pagamento e condições para desenvolver projetos de P,D&I. Elas podem solicitá-lo a qualquer momento.

25 Projetos reembolsáveis e não reembolsáveis Já a subvenção é um apoio não reembolsável concedido diretamente a empresas escolhidas em uma seleção pública por edital, por meio de um contrato.

26 Diferença FINEP e BNDES O foco de atuação da FINEP é o fomento exclusivamente à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, combinando recursos reembolsáveis e não reembolsáveis.

27 Diferença FINEP e BNDES Já o BNDES atua financiando projetos de modernização do parque industrial brasileiro por meio do fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas. O apoio se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços.


Carregar ppt "Elber Sales. O que é Plano de Negócio Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google