A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)

2 O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?
É um documento especial, único e vivo, que contém características do empreendimento, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar o objetivo desejado. O “Business Plan” é um instrumento de diminuição de risco no empreendimento é também, uma linguagem do empreendedor com ele mesmo, com seus parceiros, sócios, empregados, investidores, bancos, contadores, agências governamentais de financiamento, etc.

3 PARA QUE SERVE O PLANO DE NEGÓCIOS?
Por inúmeros motivos entre eles dois fundamentais: Diminuição do risco do empreendimento, pois o empreendedor estuda a sua viabilidade sob todos os aspectos; É uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo, isto é, um instrumento de reflexão sobre o empreendimento desejado. Por ex: vale a pena?É o negócio que sonhei?

4 O PLANO DE NEGÓCIOS NO BRASIL (Algumas considerações)
Não é muito difundido no Brasil, poucas empresas ou organizações brasileiras o utilizam como instrumento de gestão, principalmente as MPE, governos, construção civil, serviços, etc. As instituições financeiras e de fomento condicionam o Plano de Negócios na liberação dos recursos desejados: BNDS, SEBRAE, FAPESP, FINEP, dentre outros. Os setores da economia que mais o utilizam são as multinacionais, bancos, agronegócio, indústria automobilística, setor de energia, metal – mecânica, Software (Programa Softex 2000), outros. Observa-se no Brasil uma grande dificuldade no planejamento e tomada de decisões devido às intempéries políticas e falta de planejamento nos governos.

5 TER OU NÃO TER? QUANDO? Todo o empreendedor deve elaborar o seu Plano de Negócios antes ou durante a implementação do negócio ou projeto. É importante também, que este empreendedor, seja ele, um empresário, político, gerente, etc., considere sempre o seu “feeling” na sua tomada de decisão.


Carregar ppt "PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google