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1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.

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1 1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira

2 2 Enquadramento Lançar um negócio próprio é uma aventura! Capacidade empresarial do promotor Existência de oportunidade de mercado Pela motivação e experiência torna-se num risco que vale a pena correr ! EMPREENDEDOR IDEIAMERCADO

3 3 Processo de decisão Mudança de situação familiar ou profissional; Descoberta do potencial de empresário; Perguntar Porque não?; Avaliar a oportunidade e a possibilidade de reunir os meios necessários. Enquadramento Motivações de circunstância Motivações intrínsecas

4 4 Dificuldades nesta fase: Falta de conhecimentos em gestão; Isolamento; Falta de capacidade e medo de assumir riscos; Falta de meios (técnicos, humanos, financeiros). Enquadramento Fundamental : Estudo de Pré-viabilidade

5 5 O processo empreendedor

6 6 Saber o que não fazer; Observar a realidade circundante e identificar um nicho de mercado; Ponderar o franchising ou empresas já existentes; Aproveitar conhecimentos profissionais anteriores. A ideia A ideia já existe? Há potencial de sucesso?

7 7 A ideia PRODUTOMERCADO Um produto ou serviço já existente, mas oferecido a melhor preço ou distribuído de um modo diferente ou com melhor qualidade; Um produto ou serviço existente mas adaptado ou modificado; Um produto ou serviço existente no estrangeiro, mas transposto para o mercado nacional; Um produto ou serviço completamente novo.

8 8 Análise da envolvente sócio-económica Análise documental; Estudo de casos práticos; Recurso a especialistas; Visitas a feiras e exposições; Leitura de imprensa especializada; Fomentar a criatividade (brainstorming). O estudo de pré-viabilidade

9 9 Sustentar a decisão de avançar: Sobre o promotor/empreendedor (envolvente, competências e personalidade) Sobre o projecto (mercado, meios e envolvente) Pontos Fortes e Pontos Fracos

10 10 O estudo de pré-viabilidade Prosseguir com o projecto (plano de negócios); Reformatação da ideia original antes de prosseguir; Abandonar o projecto e retomar a fase da ideia (2ª hipótese ponderada).

11 11 O plano de negócios Análise da envolvente externa – estudo de mercado; Estudo de organização e funcionamento do projecto; Análise de viabilidade económica e global do projecto. Guião do Plano de Negócios

12 12 Apresentação do plano de negócios Documento que vende o projecto a terceiros; Deve ser bem redigido e objectivo; Estrutura típica: Formalização do projecto

13 13 Obtenção de meios financeiros e materiais; Selecção do veículo empresarial: criação de raíz, expansão, aquisição, franchising; Processo legal: componente jurídica e fiscal; Lançamento e divulgação. Formalização do projecto

14 14 Como apresentar/lançar um negócio próprio Questões...


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