A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consultoria Consultoria Empresarial Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consultoria Consultoria Empresarial Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 Consultoria Consultoria Empresarial Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial

2 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Identificação –Entrada –Auditoria de posição –Planejamento –Ação –Acompanhamento e avaliação –Conclusão

3 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 1 – Identificação –Deve ser baseada em duas situações: –A realidade atual da empresa-cliente –Situação futura desejada –Esta etapa é uma prerrogativa da empresa-cliente. Quando for o caso o consultor pode auxiliar na identificação de alguns tipos de problemas ou doenças Racionalidade X Irracionalidade

4 Consultoria DoençasSintomas ECONÔMICAS-Retorno nulo ou irrisório sobre o capital investido; -Retorno baixo sobre o ativo total. FINANCEIRAS-Despesas financeiras elevadas; -Alta necessidade de capital de giro; -Alta influência de capital de terceiros. TÉCNICAS-Alto nível de reclamações e de devoluções dos clientes; -Alta dependência tecnológica externa MERCADOLÓGICAS-Processo de distribuição inadequado; -Preços inadequados para os produtos e serviços vendidos; -Falta de competitividade no mercado. ADMINISTRATIVAS-Inadequada utilização de recursos disponíveis; -Trabalhos repetidos. COMPORTAMENTAIS-Falta de motivação; -Alto nível de atritos; -Alto nível de rejeição às mudanças. IDENTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS EMPRESARIAIS

5 Consultoria Identificação –Consultor deve buscar conhecer os aspectos invisíveis da empresa, através da cultura organizacional. –Causas de contratação dos serviços de consultoria: –Auxílio profissional; –Visão e análise crítica de uma situação-problema; –Busca de novas oportunidades de negócio; –Auxílio no processo sucessório; –Auxílio na estrutura decisória e alocação de poder; –Estruturação das informações essenciais p/tomada de decisão.

6 Consultoria Identificação- Terceirização de serviços O processo administrativo de transferir para terceiros as atividades que não constituem a essência tecnológica dos produtos/serviços da empresa. Existem empresas de consultoria que trabalham com terceirização de serviços e empresas de consultoria que terceirizam seus serviços.

7 Consultoria Identificação Sondar o ambiente Conhecer a empresa Avaliando os itens expostos anteriormente.

8 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 2 - Entrada Elaborar o contrato de trabalho Estabelecer expectativas e compromissos mútuos Estabelecer o serviço que o consultor vai trabalhar Identificar o clima e a cultura organizacional Sondar problemas e insatisfações Analisar as possíveis soluções para os problemas Estabelecer relações de causas e efeitos Categorizar os problemas

9 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 3 - Auditoria de posição Realizar entrevistas e levantamentos Efetuar análises Definir a situação e as conseqüentes mudanças Identificar e achar soluções para os problemas Analisar causas, efeitos, riscos, custos, resistências, acomodações etc Avaliar potencial de mudança Identificar pontos fortes e fracos

10 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 4 - Planejamento Definir estratégias e as políticas de sustentação associadas Definir participantes e responsabilidades Detalhar o trabalho –Atividades –Seqüência –Tempo –Recursos

11 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 5 - Ação Colocar em operação o plano de trabalho Agir sobre o problema Treinar a equipe de trabalho Instituir a mudança- atitudes e solução de problemas

12 Consultoria Etapas dos serviços de consultoria –Etapa 6 - Acompanhamento e avaliação Controlar dos resultados Incentivar a auto-avaliação dos usuários Avaliar a mudança Estudar necessidade de nova auditoria de posição (etapa 3)

13 Consultoria –Etapa 7 - Conclusão Desligar-se do processo Efeitos da consultoria: ECONÔMICOS ORGANIZACIONAIS SOCIAIS- relacionamento com pares e interessados Posturas dos indivíduos perante estes efeitos: SITUAÇÃO DE ACEITAÇÃO SITUAÇÃO DE ALIENAÇÃO(ignorar ou acomodar) SITUAÇÃO DE RESISTÊNCIA

14 Consultoria Introdução – estabelecimento de procedimentos administrativos. Método de coleta de dados: - entrevista; - questionário; - análise de documentos; - observação direta; O diagnóstico Indicadores de desempenho e de resultados: quantitativos, qualitativos, tempo, financeiros ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

15 Consultoria Projeto é a materialização do plano de trabalho: ATIVIDADE: é a menor unidade do projeto PROGRAMA: é o conjunto de projetos ADMINISTRAÇÃO DE PROJETO: melhor forma de alocar os recursos nas atividades para o alcance dos objetivos. ELABORAÇÃO DA PROPOSTA E DO PLANO DE TRABALHO

16 Consultoria FASE 1: Caracterização IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA-ALVO ANÁLISE DO AMBIENTE(fatores externos) DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO NEGOCIAÇÃO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS ELABORAÇÃO DO PLANO DO PROJETO FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA

17 Consultoria FASE 2: Execução Utilização dos recursos disponíveis Supervisão da equipe de trabalho Acompanhamento e controle Avaliação final dos trabalhos executados FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA


Carregar ppt "Consultoria Consultoria Empresarial Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google