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BENCHMARKING
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BENCHMARKING É UM PROCESSO DE MEDIÇÃO SISTEMÁTICA E COMPARAÇÃO CONTÍNUA DAS ESTRATÉGIAS, DE PRODUÇÃO, SERVIÇOS E DOS RESULTADOS DE UMA ORGANIZAÇÃO COM AS MELHORES EMPRESAS DO SEGUIMENTO. VISA OBTER INFORMAÇÕES QUE INDICARÃO QUAIS AÇÕES DEVEM SER IMPLEMENTADAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO TORNANDO-SE MAIS COMPETITIVA.
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Objetivos Avaliação do desempenho da organização comparativamente aos líderes do seguimento. - Sair da "cegueira empresarial“ e entender as perspectivas do negócio. - A organização pode estar tendo muito sucesso, mas será que não poderia ser melhor?
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O que é? BENCHMARKING É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior (Robert C. Camp – Benchmarking).
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O que é? BENCHMARK É um marco de referência, uma medida de desempenho, um referencial. Pode ser quantitativo, representado por um resultado, ou qualitativo, como um processo ou uma prática.
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Princípios do Benchmarking
Reciprocidade Analogia 3. Medição 4. Validade
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Procedimento geral Tenha conhecimento da metodologia do Benchmarking e utilize uma metodologia estruturada; Antes de iniciar o contato com os parceiros potenciais de Benchmarking, tenha já claramente identificado o objeto do estudo, os indicadores de desempenho a serem comparados e uma auto-avaliação detalhada do objeto do estudo (processo ou produto); Elabore um questionário para guiar o estudo e compartilhe com os potenciais parceiros se necessário; Tenha autoridade e esteja disposto a compartilhar suas informações com os parceiros de Benchmarking, dentro do princípio da reciprocidade; Realize o estudo baseado em cronogramas e atividades prévia e mutuamente definidas.
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Benefícios do Benchmarking
Quebrar paradigmas existentes, desafiando o usual. Aperfeiçoar a Gestão Empresarial por meio do aprendizado contínuo; Facilitar o processo de mudança, apoiando o planejamento estratégico; Entender os melhores desempenhos do mercado e determinar como a organização e seus processos se comparam a eles; É uma ferramenta administrativa por excelência – metas estratégicas -
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Benefícios do Benchmarking
Identificar e utilizar as tendências de mercado em áreas relevantes do negócio; Orientar a empresa no processo de seleção e priorização dos projetos e metas de melhoria e dos recursos a serem alocados. Não re-inventar a roda !
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Fatores críticos Falta de comprometimento da alta direção;
Ausência de coordenação e gerenciamento do processo de Benchmarking; Não entendimento do conceito de Benchmarking - equipe inadequada; Processos críticos não selecionados, Indicadores-chave de desempenho não identificados e Causas básicas das diferenças no desempenho não identificadas;
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Fatores críticos Foco somente em indicadores e seus resultados;
Processo a ser comparado não compreendido ocasionando entre outros, excesso de dados coletados; Parceiro de Benchmarking inadequados ou não encontrados;
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Fatores críticos de sucesso
Práticas não adaptadas à realidade da organização; Plano de melhoria não elaborado, não implementado ou não acompanhado; Melhorias impossíveis de se implantar.
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Tipos de Benchmarking Benchmarking governamental - caracterizado pela comparação da eficiência das várias políticas entre países. Atualmente, na comunidade européia existem vários processos em curso. Benchmarking setorial - caracterizado pela comparação da eficiência inter e intra sectores de atividade. Benchmarking Interno - caracterizado pela comparação da eficiência entre funções semelhantes em várias instalações, departamentos ou divisões, sendo que, no caso das multinacionais é particularmente notório. Benchmarking Competitivo - Análises competitivas identificam diferenças no desempenho das organizações , em vertentes como a produtividade, o crescimento, os custos, investimentos e inovação.
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Tipos de Benchmarking Benchmarking Funcional - caracterizado por ser investigada uma função ou processo específico, não sendo necessário comparar-se somente com as empresas concorrentes. Benchmarking Genérico - aborda grupos de tarefas ou funções em processos mais complexos que atravessam a organização transversalmente e que são encontrados facilmente em outras empresas, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido do cliente até á entrega do produto.
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Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking
O processo de implementação está dividido em cinco fases, que por sua vez, estão subdivididas em atividades e estas em tarefas. As cinco fases deste processo, são: 1 - Planejar 2 - Coletar 3 - Analisar 4 - Adaptar 5 - Melhorar
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Planejar 1- Definir o objeto de estudo 2- Formar a equipe
3- Caracterizar detalhadamente o objeto de estudo 4 – Estabelecer os indicadores de desempenho 5 – Selecionar as organizações parceiras
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Coletar 1 - Definir os métodos de coleta de dados Perfil do parceiro
2- Coletar os dados referentes aos resultados e práticas 3 - Registrar as conclusões da coleta Perfil do parceiro Recursos Objetivo Relatório estruturado e organizado
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Analisar 1 -Análise das informações
2-Identificar os diferenciais em termos de de desempenho 3 -Determinar as causas das diferenças encontradas 4 - Projetar o desempenho futuro da organização Validar, comparar, normalizar e identificar
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Adaptar 1 - Adequar as práticas à realidade da organização
2 - Comunicar os resultados 3 - Obter o aceite das propostas 4 - Definir as metas e planos de melhoria Descrição do método e do modo como deverá contribuir para reduzir o diferencial da empresa. Fixar um calendário Determinar responsabilidades Demonstrar o montante dos recursos envolvidos
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Melhorar 1 - Implementar os planos de melhoria contínua
2 - Monitorar os resultados decorrentes dos planos 3 - Reavaliar as metas a partir de novos referenciais 4 - Manutenção do base de dados
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Exemplo Aspectos: Objetivos; Conceito de Benchmarking;
Tipos de benchmarking; Metodologia: Fatores a serem considerados no estudo; Etapas de Benchmarking; Ferramentas; Princípios fundamentais. Responsabilidades
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