A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 BENCHMARKING Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 BENCHMARKING Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28."— Transcrição da apresentação:

1 1 BENCHMARKING Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28

2 2 Conceito É um processo que nos ajuda a avaliar onde estamos em relação aos outros e a melhorar. É um meio para identificar as melhores práticas do mercado, estejam onde estiverem, e de implementar as mudanças certas em nossa empresa, nos locais aonde aquelas práticas são ou podem ser utilizadas. É um processo repetitivo de melhoria contínua que mantém a empresa competitiva.

3 3 Por que praticar Benchmarking Você sabe como está seu desempenho quando comparado com o dos outros? Você quer sair da cegueira empresarial e entender as perspectivas de seu negócio? Você pode estar tendo muito sucesso, mas você tem certeza que não poderia ser melhor?

4 4 Principais características O benchmarking defende o preceito de que ninguém é melhor em tudo Detectar o que cada empresa tem de melhor significa economizar tempo, dinheiro e trabalho Não é um ato de copiar, mas sim fazer melhor A comparação externa permite à administração estabelecer novos objetivos e perceber como realizá-los

5 5 Principais características Na medida em que as empresas copiam umas das outras e aprimoram o que foi copiado, passam a ser melhores do que as originais A partir de então são cada vez mais copiadas e superadas, em um processo cumulativo A empresa estuda o que seus concorrentes fazem, para compreender o que é crítico em seu próprio desempenho.

6 6 Processo de adoção do Benchmarking Avaliar os pontos fortes e fracos de cada uma de suas atividades Perceber quais são os líderes nas mais diferentes atividades Adotar os pontos fortes dos líderes Entender por que são pontos fortes E então superá-los.

7 7 Tipos de Benchmarking Interno –Pesquisa dentro da própria organização –Práticas que tenham se revelado as melhores –É mais fácil de praticar e mais barato (não existe problemas de confidencialidade) –Ex: Xerox e Fuji-Xerox

8 8 Tipos de Benchmarking Competitivo –Compara as funções da empresa com as de seus concorrentes –Adquire-se produtos/serviços dos concorrentes e analisa-se suas vantagens competitivas –Exame de embalagens, manuais de operação, assistência técnica etc –Dificuldade de coleta de dados / ética –Ex: Ford desmonta carros da concorrência –Ex: Hipermercados

9 9 Tipos de Benchmarking Funcional ou genérico –Analisa como as atividades semelhantes são desempenhadas em diferentes indústrias –Armazenagem, relação com fornecedores, logística etc. –Ex: Órgãos públicos

10 10 Com quem fazer Benchmarking Competidores diretos Empresas de outros setores Associações de classe Fornecedores e clientes Empresas classe mundial (PNQ) Setores internos da empresa

11 11 Os funcionários e o Benchmarking Trabalho em grupo Encontros de divisões – Em seminários, os líderes de cada divisão da empresa têm a oportunidade de interagir, trocando informações Concurso das melhores idéias

12 12 Observações finais Despertar para a realidade de concorrência do mercado Favorece a constante busca de melhorias e inovações Nem todas as empresas da mesma indústria se acham dispostas a abrir voluntariamente suas portas para que seus concorrentes possam examiná-las


Carregar ppt "1 BENCHMARKING Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google