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Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28
BENCHMARKING Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28
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Conceito É um processo que nos ajuda a avaliar onde estamos em relação aos outros e a melhorar. É um meio para identificar as melhores práticas do mercado, estejam onde estiverem, e de implementar as mudanças certas em nossa empresa, nos locais aonde aquelas práticas são ou podem ser utilizadas. É um processo repetitivo de melhoria contínua que mantém a empresa competitiva.
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Por que praticar Benchmarking
Você sabe como está seu desempenho quando comparado com o dos outros? Você quer sair da “cegueira empresarial” e entender as perspectivas de seu negócio? Você pode estar tendo muito sucesso, mas você tem certeza que não poderia ser melhor?
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Principais características
O benchmarking defende o preceito de que ninguém é melhor em tudo Detectar o que cada empresa tem de melhor significa economizar tempo, dinheiro e trabalho Não é um ato de copiar, mas sim fazer melhor A comparação externa permite à administração estabelecer novos objetivos e perceber como realizá-los
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Principais características
Na medida em que as empresas copiam umas das outras e aprimoram o que foi copiado, passam a ser melhores do que as originais A partir de então são cada vez mais copiadas e superadas, em um processo cumulativo A empresa estuda o que seus concorrentes fazem, para compreender o que é crítico em seu próprio desempenho.
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Processo de adoção do Benchmarking
Avaliar os pontos fortes e fracos de cada uma de suas atividades Perceber quais são os líderes nas mais diferentes atividades Adotar os pontos fortes dos líderes Entender por que são pontos fortes E então superá-los.
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Tipos de Benchmarking Interno Pesquisa dentro da própria organização
Práticas que tenham se revelado as melhores É mais fácil de praticar e mais barato (não existe problemas de confidencialidade) Ex: Xerox e Fuji-Xerox
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Tipos de Benchmarking Competitivo
Compara as funções da empresa com as de seus concorrentes Adquire-se produtos/serviços dos concorrentes e analisa-se suas vantagens competitivas Exame de embalagens, manuais de operação, assistência técnica etc Dificuldade de coleta de dados / ética Ex: Ford desmonta carros da concorrência Ex: Hipermercados
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Tipos de Benchmarking Funcional ou genérico
Analisa como as atividades semelhantes são desempenhadas em diferentes indústrias Armazenagem, relação com fornecedores, logística etc. Ex: Órgãos públicos
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Com quem fazer Benchmarking
Competidores diretos Empresas de outros setores Associações de classe Fornecedores e clientes Empresas classe mundial (PNQ) Setores internos da empresa
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Os funcionários e o Benchmarking
Trabalho em grupo Encontros de divisões Em seminários, os líderes de cada divisão da empresa têm a oportunidade de interagir, trocando informações Concurso das melhores idéias
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Observações finais Despertar para a realidade de concorrência do mercado Favorece a constante busca de melhorias e inovações Nem todas as empresas da mesma indústria se acham dispostas a abrir voluntariamente suas portas para que seus concorrentes possam examiná-las
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