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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03. Benchmarking Benchmarking Ser o melhor entre os melhores.

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Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03. Benchmarking Benchmarking Ser o melhor entre os melhores."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03

2 Benchmarking Benchmarking Ser o melhor entre os melhores

3 O que é benchmarking?

4 ÁREAS DE ATUAÇÃO Benchmarking É uma estratégia de gestão voltada para o aprendizado. Através do benchmarking, uma organização procura identificar as melhores práticas empresariais para aplicá-las a sua realidade. O resultado é o aperfeiçoamento da organização que se propõe a elaborar o estudo de benchmarking.

5 ÁREAS DE ATUAÇÃO Benchmarking Modalidade especial de aprendizado direcionada à revelação das melhores práticas de uma organização plenamente reconhecida como a número um de seu ramo, país, ou mesmo do mundo, no intuito de propiciar a quem inicia este tipo de estudo um quadro das possibilidades de melhoria.

6 ÁREAS DE ATUAÇÃO Benchmarking Parcerias em Busca da Excelência Empresarial

7 O que é e o que não é Benchmarking Um programa; Um livro de receitas; Um modismo; Ser um evento único; Ser um processo de investigação que fornece respostas simples; Cópia; Ser fácil ou rápido.

8 Etapas de um Estudo de Benchmarking (1) Segundo Robert Camp: Planejamento; Análise; Integração; Ação; Maturidade.

9 Etapas de um Estudo de Benchmarking (2) Segundo Spendolini: Objeto; Formação de equipes; Identificação de parceiros Coleta de dados; Ação

10 ÁREAS DE ATUAÇÃO Benchmarking interno Benchmarking externo O benchmarking externo divide-se em benchmarking funcional ou genérico ou benchmarking competitivo. Tipos de benchmarking

11 ÁREAS DE ATUAÇÃO Parcerias em Benchmarking Questões fundamentais: 1) Divisão dos investimentos; 2) Espírito de troca; 3) Recursos requeridos; 4) Responder algumas perguntas-chave, como: - O que o Benchmarking representa para nós/eles (parceiros)? - Por que nós/eles (parceiros) deveríamos/deveriam cooperar neste projeto? - Nós/eles (parceiros) temos/têm algo para oferecer em retorno?

12 ÁREAS DE ATUAÇÃO Regras de abordagem entre os parceiros Cortesia; Foco nas questões acertadas com as equipes; Pontualidade; Apresentação dos membros das equipes; Profissionalismo; Cumprimento das agendas acordadas; Utilizar linguagem conhecida por todos; Evitar discussões; Trocar agradecimentos.

13 ÁREAS DE ATUAÇÃO Características do benchmarking É um evento contínuo, ou seja, a organização que o faz não pode acreditar que benchmarking é um evento único no tempo, que dispensa modificações e reavaliações; É um processo de coleta de informações valiosas; É um aprendizado; Requer disciplina; Implica em permanência, ou seja, as organizações precisam reconhecer a sua importância e viabilidade como ferramenta de auxílio, devendo promover estudos de benchmarking sempre.

14 ÁREAS DE ATUAÇÃO Mitos do benchmarking 1) É caro demais; 2) A gerência não entende, não oferece o suporte necessário; 3) Você só pode fazer benchmarking com o melhor; 4) Não há processo análogo para estudar em minha empresa; 5) É algo apenas para empresas grandes.

15 ÁREAS DE ATUAÇÃO Os princípios do benchmarking Reciprocidade; Analogia; Medição; Validade.

16 ÁREAS DE ATUAÇÃO O Código de Ética do benchmarking Legalidade; Troca; Confidencialidade; Uso; Primeiro contato; Terceira parte; Preparação; Conclusão; Compreensão e ação


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