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CHECK LIST DE SALA DE AULA FORMAÇÃO DE COORDENADORES FERRAMENTAS DE GESTÃO novembro de 2010.

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Apresentação em tema: "CHECK LIST DE SALA DE AULA FORMAÇÃO DE COORDENADORES FERRAMENTAS DE GESTÃO novembro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 CHECK LIST DE SALA DE AULA FORMAÇÃO DE COORDENADORES FERRAMENTAS DE GESTÃO novembro de 2010

2 OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento da sala de aula pelo orientador pedagógico Refletir sobre como o CHECKLIST DA SALA DE AULA pode apontar ferramentas de gestão do processo pedagógico ao Coordenador;

3 Por que há necessidade de acompanhar a aplicação da metodologia/oficinas de aprendizagem em sala de aula? Qual é a diferença entre acompanhamento natural e intencional? Seu pedagogo realiza este acompanhamento? Como faz? POR QUE CHECKLIST?

4 As oficinas de aprendizagem implicam em uma nova didática de sala É necessário subsídios e feedbacks ao professor com vistas ao melhor desenvolvimento de sua prática pedagógica, bem como aos alunos sobre o novo perfil de aluno que se vislumbra nesta prática. identificar tanto dos sinais de concretização efetiva da metodologia, quanto de alguma dificuldade que possa se manifestar no contexto observado. Necessária a relação de proximidade e o interesse genuíno pela sala de aula por parte do pedagogo – elemento externo que pode auxiliar.

5 ASPECTOS OBSERVÁVEIS: »a organização da sala de aula; »a abordagem didática; »a relação professor e aluno.

6 ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA 1. A sala de aula está organizada em equipes, sendo as mesas dispostas harmoniosamente. 2. Os alunos encontram-se sentados nas equipes adequadamente 3. Nas mesas das equipes há diversidade de material de estudo e pesquisa - ao menos 3 fontes diferentes 4. Utiliza o quadro de acordo com a proposta: apenas para anotações, indicativos de tarefas a realizar, breves explicações. 5. A freqüência dos alunos é registrada em momento oportuno e reservado, após passagem pelas equipes. 6. O professor apresenta o contrato didático de trabalho no inicio da aula e o retoma sempre que necessário ( o que será realizado, como, porque e em qual tempo) 7. Organiza o fechamento da aula com feedback das atividades, orientação para organização do espaço, respeitando o tempo para troca de sala ou ambiente.

7 ABORDAGEM DIDÁTICA 1.Orienta claramente as tarefas a serem realizadas 2. Faz relação dos conteúdos trabalhados com o desafio da Oficina ou instiga esta relação 3. Senta com os alunos nas equipes 4. Interage com a equipe, facilitando, orientando e mediando a realização das tarefas 5. Atende as necessidades e dúvidas das equipes que precisam e chamam 6. Esclarece e orienta a todos sobre dúvidas em comum 7. Mais pergunta e instiga que responde 8. Questiona e estimula a elaboração de respostas mais fundamentadas 9. Elabora linhas de pensamento com os alunos 10.Sugere pesquisas adicionais 11. Utiliza estratégias diferenciadas para as atividades: pesquisas em livros, análise de filmes, realização de experimentos, aula de campo, exercícios, etc 12. Propõe tarefas para casa com diferentes finalidades 13. Promove a correção das tarefas de diferentes formas: coletiva, entre equipes, entre alunos da mesma equipe, etc 14. Aplica atividades avaliativas condizentes com o desenrolar dos trabalhos em sala de aula 15. Promove a recuperação processual da forma proposta pelo Colégio

8 RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO 1.A dinâmica da sala de aula é de constante desafio ao aprendizado 2. Demonstra prazer em sala de aula 3. Deixa os alunos livres e os estimula para criar 4. Faz os alunos perceberem que há muito a ser aprendido e os motiva para isso 5. É respeitado como educador pelos alunos que reconhecem seu papel e contribuição na formação deles 6. Manifesta preocupação com a aprendizagem de todos e de cada um 7. Dispensa atenção aos que mais precisam 8. Orienta e exige aos alunos darem o melhor de si 9. Contorna conflitos de forma educativa

9 PROCEDIMENTOS

10 Professor capacitado na metodologia Retomar didática de sala de aula e apresentar checklist Fazer contrato com professores: entradas em sala de aula, forma e feedbacks Observação intencional pelo pedagogo Mínimo 3 vezes no semestre por professor Tempo que considerar necessário Cronograma: destinar dias específicos, distríbuido entre os diferentes professores

11 Checklist mesmo instrumento para autoavaliação Fazer antes de o orientador pedagógico entrar em sala para acompanhar Promover estes momentos – identificar os pontos e se propor a melhorar ou pedir ajuda. Sinalizar dificuldade ou necessidade da maioria e agir em prol. Serve para o orientador preparar-se para o que pretende observar – auxilio externo. -Entrada em sala de aula: o mais natural possível – alguém que compartilha. - ter clareza dos aspectos que pretende observar - não levar checklist e não anotar - a cada nova entrada focar outros aspectos não observados ainda - ficar apenas o tempo necessário

12 - Registrar no checklist após sair da sala de aula, em espaço reservado - comparar com a autoavaliação do professor

13 - Local reservado, horário previamente agendado ( hora individual) - Utilizar o checklist para o feedback ser objetivo – mostrar o que observou em sala de aula no momento. - nas divergências perguntar ao professor o que ele entende sobre aquele tópico. -Todos os itens observados, serão comentados, esclarecidos e tomadas as decisões. - Busca da melhoria da prática do professor – estreitar relação de confiança e colaboração entre pedagogo e profº. - Registrar encaminhamentos combinados.

14 - Fechamento do semestre: após 3ª observação intencional – ao longo do semestre e mais as observações naturais – haverá elementos mais concretos. -Cruzar com a autoavaliação identificando convergências e divergências - Apresentar os resultados ao Coordenador e agendar devolutiva, para realizarem juntos.

15 -Coordenador cruza todos os desempenhos dos professores e analisa a incidência dos conceitos. -Quanto mais SEMPRE para todos os professores nos mais variados aspectos, mais em sintonia está o Colégio na aplicação da metodologia. - Pode-se identificar aspectos que mereçam trabalho de orientação a todos os professores se a maioria apresentar nunca. Pode-se realizar combinados coletivos para reverter pontos a melhorar por todos. ASPECTOS QUALTITATIVOS

16 - ASPECTOS QUALTITATIVOS cruzar com os QUANTITATIVOS: - QUANTITATIVOS:. Resultados bimestrais. Resultados ENEM. Desempenho SENAI. Desempenho Concurso Vestibulares

17 -Quando feedbacks parciais não surtiram efeito e conclusão semestral apontar grandes fragilidades- profissional entra em avaliação - Elaborar plano de ação, de melhoria, com prazos junto ao professor - Realizar observações mais frequentes, acompanhar mais de perto, dar mais subsídios, etc - Aliado a outros pontos de avaliação de desempenho pode-se optar por desligamento do professor.

18 Ferramentas de gestão?

19 FERRAMENTAS DE GESTÃO? -Conhecimento pelos professores do checklist e compreensão da importância do acompanhamento da sala de aula - sinergia para todos darem o melhor de si. ( reunião de estudo e clima geral) - Cronograma de observação apresentado pelo pedagogo (plano de trabalho do pedagogo – mensal) - Retorno parcial pelo pedagogo das observações e feedbacks realizados (reuniões periódicas com pedagogo) - Retornos semestrais para os professores junto com o pedagogo ( reunião com cada professor) - Analise geral do desempenho do Colégio e plano de ação quando necessário – coletivos ou individuais - Abrir processos de avaliação – casos especiais

20 VALORES PRESENTES !

21 FOCO DE ACOMPANHAMENTO: - Sucesso da metodologia - Reconhecimento do diferencial e da qualidade do Colégio - Sinergia entre a equipe - Confiança e colaboração - Transparência e diálogo - Aprendizado mútuo - Melhoria constante - Busca da excelência - Nova cultura de trabalho escolar – profissionalização docente


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