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Empreendedorismo AULA 4

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo AULA 4"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo AULA 4
Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

2 CONTEÚDO - AULA 04 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 114 a 124.

3 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

4 1. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

5 IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
a) Identificar necessidades b) Observar deficiências; c) Observar as tendências; d) Derivar para algo similar à ocupação atual; e) Procurar outras aplicações de um mesmo conceito; f) Benchmarking.

6 IDENTIFICAR NECESSIDADES
O EMPREENDEDOR É curioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento. Sabe que sua chances de sucesso só vem para quem trabalha duro para conseguí-lo. (Degen)

7 NECESSIDADES Einfach vs. komplex
Não se pode fazer pesquisa de mercado sobre uma coisa que não está no mercado. Em vez de perguntar qual é o mercado para esta máquina? Qual é o mercado para aquilo que ela faz?

8 OBSERVAR DEFICIÊNCIAS
A pesquisa não é um esforço - são três: aperfeiçoamento, evolução gerenciada e inovação. Esses esforços são complementares, porém diferentes

9 2. COLETAR INFORMAÇÕES

10 OBSERVAR TENDÊNCIAS ameaças externas
Se uma organização perde o contato com seu ambiente, ela pode se ver oferecendo produtos ou serviços que poucas pessoas desejam comprar, enquanto concorrentes mais ágeis abocanham parte de sua fatia de mercado

11 OBSERVAR TENDÊNCIAS Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento Torna-se fator chave desenvolver capacidades competitivas dificilmente imitáveis.

12 OBSERVAR TENDÊNCIAS Rapidez de resposta
novas formas de estrutura, mais flexíveis com menos níveis hierárquicos

13 3. DESENVOLVER O CONCEITO

14

15 4. IDENTIFICAR RISCOS

16 RISCOS Prudência! Sazonalidade; Efeitos da situação econômica;
Controle governamental; Dependência de elementos de disponibilidade e custo incerto; Ciclo de vida do setor – expansão, estagnação ou retração.

17 RISCOS Prudência! Lucratividade;
Mudanças que estão ocorrendo no setor; Efeitos da evolução tecnológica; Grau de imunidade à concorrência; Atração pessoal (intangíveis); e Barreiras à entrada.

18 5. PROCURAR EXPERIÊNCIAS SIMILARES

19 BENCHMARKING “É um processo contínuo de medição de serviços ou produtos, comparando-o com os principais competidores ou com companhias reconhecidamente líderes.” (David Kearns)

20 BENCHMARKING “É a fonte de comparação com as melhores práticas de mercado que exercem um desempenho superior.” (Robert Camp)

21 ETAPAS DO PROCESO DE BENCHMARKING
PLANEJAMENTO ANÁLISE INTEGRAÇÃO AÇÃO MATURIDADE

22 Identificar as empresas Determinar o método para a coleta de dados
PLANEJAMENTO Identificar o alvo Identificar as empresas Determinar o método para a coleta de dados

23 ANÁLISE Determinar o “degrau” entre o desempenho das empresas
Projetar níveis futuros de desempenho

24 Apresentar os resultados Estabelecer as metas funcionais
INTEGRAÇÃO Apresentar os resultados do benchmarking e obter aceitação Estabelecer as metas funcionais

25 AÇÃO Desenvolver planos de ação Implementar ações específicas
e monitorar o seu progresso Recalibrar o benchmarking

26 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

27 Professor: Msc.Paulo Sertek


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