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Empreendedorismo AULA 4
Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento
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CONTEÚDO - AULA 04 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 114 a 124.
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II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO
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1. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
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IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
a) Identificar necessidades b) Observar deficiências; c) Observar as tendências; d) Derivar para algo similar à ocupação atual; e) Procurar outras aplicações de um mesmo conceito; f) Benchmarking.
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IDENTIFICAR NECESSIDADES
O EMPREENDEDOR É curioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento. Sabe que sua chances de sucesso só vem para quem trabalha duro para conseguí-lo. (Degen)
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NECESSIDADES Einfach vs. komplex
Não se pode fazer pesquisa de mercado sobre uma coisa que não está no mercado. Em vez de perguntar qual é o mercado para esta máquina? Qual é o mercado para aquilo que ela faz?
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OBSERVAR DEFICIÊNCIAS
A pesquisa não é um esforço - são três: aperfeiçoamento, evolução gerenciada e inovação. Esses esforços são complementares, porém diferentes
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2. COLETAR INFORMAÇÕES
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OBSERVAR TENDÊNCIAS ameaças externas
Se uma organização perde o contato com seu ambiente, ela pode se ver oferecendo produtos ou serviços que poucas pessoas desejam comprar, enquanto concorrentes mais ágeis abocanham parte de sua fatia de mercado
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OBSERVAR TENDÊNCIAS Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento Torna-se fator chave desenvolver capacidades competitivas dificilmente imitáveis.
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OBSERVAR TENDÊNCIAS Rapidez de resposta
novas formas de estrutura, mais flexíveis com menos níveis hierárquicos
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3. DESENVOLVER O CONCEITO
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4. IDENTIFICAR RISCOS
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RISCOS Prudência! Sazonalidade; Efeitos da situação econômica;
Controle governamental; Dependência de elementos de disponibilidade e custo incerto; Ciclo de vida do setor – expansão, estagnação ou retração.
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RISCOS Prudência! Lucratividade;
Mudanças que estão ocorrendo no setor; Efeitos da evolução tecnológica; Grau de imunidade à concorrência; Atração pessoal (intangíveis); e Barreiras à entrada.
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5. PROCURAR EXPERIÊNCIAS SIMILARES
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BENCHMARKING “É um processo contínuo de medição de serviços ou produtos, comparando-o com os principais competidores ou com companhias reconhecidamente líderes.” (David Kearns)
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BENCHMARKING “É a fonte de comparação com as melhores práticas de mercado que exercem um desempenho superior.” (Robert Camp)
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ETAPAS DO PROCESO DE BENCHMARKING
PLANEJAMENTO ANÁLISE INTEGRAÇÃO AÇÃO MATURIDADE
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Identificar as empresas Determinar o método para a coleta de dados
PLANEJAMENTO Identificar o alvo Identificar as empresas Determinar o método para a coleta de dados
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ANÁLISE Determinar o “degrau” entre o desempenho das empresas
Projetar níveis futuros de desempenho
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Apresentar os resultados Estabelecer as metas funcionais
INTEGRAÇÃO Apresentar os resultados do benchmarking e obter aceitação Estabelecer as metas funcionais
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AÇÃO Desenvolver planos de ação Implementar ações específicas
e monitorar o seu progresso Recalibrar o benchmarking
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II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO
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Professor: Msc.Paulo Sertek
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