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Empreendedorismo Aula 1

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Aula 1
Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

2 Currículo PAULO SERTEK PhD.
Engenheiro Mecânico (Escola de Engenharia Maua), Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento (UTFPR). Doutor em Educação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR). Consultor da Bellatrix Planejamento e Marketing em Desenvolvimento Organizacional e programas de capacitação de diretores e gerentes. Conduz programas de Gestão por Competências e Programas de Gestão por Missões Compartilhadas. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Pedagogia. Autor dos livros: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, Administração e Planejamento Estratégico. Ibpex, 2007 e Responsabilidade Social e Competência Interpessoal, Ibpex, 2006

3 CONTEÚDO - AULA 01 GLOBALIZAÇÃO – PERSPECTIVA GERENCIAL LOCAL E NACIONAL ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 22 a 56.

4 GLOBALIZAÇÃO Fenômeno da globalização e as mudanças nas organizações

5 GLOBALIZAÇÃO Ciclo menor tempo x novos produtos e novas tecnologias
Alta interação da empresa com o meio externo Foco no mercado global

6 GLOBALIZAÇÃO Organogramas achatados Diminuição de níveis hierárquicos
soluções em equipe decisões negociadas operações via rede de influência

7 INOVAÇÃO & MUDANÇA Inovação passou a ser um diferencial competitivo chave! Rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo.

8 INOVAÇÃO & MUDANÇA Fatores como criatividade e inovação são decisivos para a competitividade.

9 INOVAÇÃO Promove Conhecimento inovação Mudança por inovação
Imposição de mudanças para os outros agentes Processos mais eficientes ou atrativos Pressão para a mudança aumenta Uso do conheci- mento Impõe mudanças Desencadeia mais aprendizado

10 LIDERAR HOJE Novas tecnologias Mais aprendizado Maior concorrência
Mais agilidade Maior inovação Aprender coisas novas Mudar comportamentos Criar vínculos Trabalhar em equipe Desenvolver pessoas ESFORÇO

11 MUDANÇAS Ameaças externas
Com a alta competitivi- dade é preciso ser mais ágil na implementação de mudanças. Ameaças externas Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento Rapidez de resposta

12 APRENDIZADO Desenvolver capacidades competitivas dificilmente imitáveis.

13 EQUIPES SINÉRGICAS Tem-se procurado novas formas de estrutura, mais flexíveis com menos níveis hierárquicos.

14 NÍVEIS HIERÁRQUICOS Presidentes Diretores Gerentes Supervisores
Nível Institucional intermediário operacional Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Funcionários Operários Execução

15 ORGANIZAÇÃO VERTICAL

16 ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE INTERNA

17 ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE ESTÁVEL

18 ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE DINÂMICA

19 ORGANIZAÇÃO HORIZONTAIS
ORIENTADAS POR PROCESSOS

20 ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 40 Paulo Sertek

21 ESTRATÉGIAS Estratégias de globalização das empresas;
Fatores críticos para a globalização; Estratégias de expansão, mercados, fusões e a apresentação de diferenciais competitivos

22 DIVERSIFICAÇÃO IRFM –Industrias Reunidas Francisco Matarazzo
atendimento de necessidades do mercado interno Grupo imenso: 15 mil trabalhadores, em 365 fábricas Estratégia era de DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

23 DIVERSIFICAÇÃO A falha foi não ter percebido a mudança no cenário industrial. Era preciso se especializar. De que adiantava fabricar uma imensa variedade de produtos sem liderar as vendas de nenhum?

24 ESPECIALIZAÇÃO Deixar aquilo que não é a competência essencial da empresa para outros e empenhar-se em ser bom em algumas coisas.

25 Competência essencial
ESPECIALIZAÇÃO Competência essencial da empresa Ser bom em algumas coisas

26 desempenho superior Vantagem Competitiva Custos (SC) Diferenciação
Qualidade desempenho superior

27 Estratégias Genéricas
CUSTOS DIFERENCIAÇÃO FOCO

28 QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE
EXPECTATIVA DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PERCEPÇÃO DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PRESTADO COMPARAÇÃO QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE

29 VALOR FORNECIDO AO CLIENTE
VALOR PERCEBIDO produto serviços pessoal imagem desempenho recursos confiabilidade conformidade estética VALOR FORNECIDO PREÇO Valor monetário custos de tempo energia desgaste psicológico

30 3 M A REGRA DOS 15% Motiva os funcionários a dedicar até 15% de seu tempo a projetos de iniciativa própria. Estimula a experimentação

31 3 M A REGRA DOS 30%: 30% do faturamento total seja proveniente de produtos que estão no mercado há menos de quatro anos. Assim, estimula-se o desenvolvimento de novos produtos.

32 EMBRAER- DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS TECNOLÓGICAS
Foram vários os casos na história da empresa de parcerias com institutos de pesquisas e universidades nacionais e estrangeiras, de acordos de cooperação com fornecedores, clientes e potenciais concorrentes.

33 INSERÇÃO NA COMUNIDADE LOCAL E INTERNACIONAL
APRENDIZADO COM CONCORRENTES APRENDIZADO COM CLIENTES

34 Hoje a WEG é a maior indústria de motores elétricos da América Latina, está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Tem os processos de produção mais avançados e os mais exigentes programas de qualidade total.

35 E, mais importante que tudo isso
E, mais importante que tudo isso. Tem o mesmo capital inicial, baseado no trabalho e na disciplina, multiplicado por cada um de seus colaboradores comprometidos com a plena satisfação dos clientes.

36 Professor: Dr..Paulo Sertek


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