A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo AULA 5 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo AULA 5 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo AULA 5 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

2 2 2 CONTEÚDO - AULA 05 REDUZIR RISCOS AVALIAR O POTENCIAL DE LUCRO E CRESCIMENTO DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 130 a 149. REDUZIR RISCOS AVALIAR O POTENCIAL DE LUCRO E CRESCIMENTO DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 130 a 149.

3 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

4 6. REDUZIR RISCOS

5 FRACASSOS: POR QUÊ? Falta de experiência gerencial do empreendedor; Conhecimento inadequado do mercado; Insuficiência de disponibilidade de capital para iniciar o empreendimento; Problemas de qualidade com o produto; Falta de experiência gerencial do empreendedor; Conhecimento inadequado do mercado; Insuficiência de disponibilidade de capital para iniciar o empreendimento; Problemas de qualidade com o produto; Prudência!

6 IMPRUDÊNCIA: POR QUÊ? Localização errada; Erros gerenciais no desenvolvimento do negócio; Capitalização excessiva em ativos fixos; Inadimplência de credores; Ineficiência de marketing e vendas; Prudência!

7 Excessiva centralização gerencial do empreendedor; Crescimento mal planejado; Atitude errada do empreendedor para com o negócio; Erro na avaliação da reação dos concorrentes; CAUSAS DE FRACASSO

8 POR QUÊ? Rápida obsolescência do produto; Posicionamento errado do produto ou serviço no mercado - imagem, propaganda, promoção, canais de distribuição e preço; Abordagem incorreta de vendas;

9 CAUSAS DE MORTE DE EMPRESAS 1. Ausência de gerente capaz e; 2. Falta de conhecimento do mercado. Não estou sentindo firmeza no seu taco !!! LÍDERES DO RANKING

10 DICAS IMPORTANTES -Planejar ao máximo antes de colocar o negócio em prática; -No papel, os custos são bem menores; -Conhecer a fundo os pontos fortes e fracos do negócio. -Planejar ao máximo antes de colocar o negócio em prática; -No papel, os custos são bem menores; -Conhecer a fundo os pontos fortes e fracos do negócio.

11 DICAS IMPORTANTES -Participar de entidades empresariais e setoriais; -Dar valor para a experiência de outros empreendedores; -Nunca parar de capacitar. -Participar de entidades empresariais e setoriais; -Dar valor para a experiência de outros empreendedores; -Nunca parar de capacitar.

12 Fazer cursos e treinamentos constantemente; Ter certeza do negócio que realmente quer fazer; Procurar parceiros sempre, isolados os micros e pequenos não tem fôlego para crescer. Fazer cursos e treinamentos constantemente; Ter certeza do negócio que realmente quer fazer; Procurar parceiros sempre, isolados os micros e pequenos não tem fôlego para crescer. DICAS IMPORTANTES

13 Participar de associações, consórcios e cooperativas para enfrentar os cinco primeiros anos que são decisivos; Buscar modelos de gestão compatíveis com as necessidades; Manter-se sempre bem informado; Apostar tudo em qualidade. Participar de associações, consórcios e cooperativas para enfrentar os cinco primeiros anos que são decisivos; Buscar modelos de gestão compatíveis com as necessidades; Manter-se sempre bem informado; Apostar tudo em qualidade. DICAS IMPORTANTES

14 7. AVALIAR O POTENCIAL DE LUCRO E CRESCIMENTO

15 Ciclo de vida da empresa A empresa atravessa uma série de estágios evolucionários, do surgimento da idéia de um novo negócio, maturidade, redefinição ou seu desaparecimento. A curva em S ajuda a compreender o fenômeno que em vida não é simples de ser analisado.

16 vendas tempo preço lucro introduçãointrodução expansãoexpansão turbulênciaturbulência saturaçãosaturação declíniodeclínio FASES DO CICLO DE VIDA DO NEGÓCIO

17 Volume de negócios Inovação: criação de novos sistemas de adm de serviços tempo Criação de barreiras para defender o território reposicionamento internacionalização diversificação Segmentação de mercado aprimorada, novos periféricos, etc Eficiência operacional melhoria (baixo custo de produção) Pacote de conhecimento e administração Reprodução de unidades ou crescimento a partir do núcleo central

18 Curva da oferta alto alta Quantidade do produto ou do serviço Quantidade do produto ou do serviço LEI DA OFERTA E DA DEMANDA Curva da demanda Preço do produto ou do serviço Preço do produto ou do serviço baixo baixa Preço do mercado Quantidade oferecida

19 8. DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA

20 Concorrentes Existentes Concorrentes Existentes Novos Entrantes Fornecedores Serviços Substitutos Clientes As cinco forças de Porter

21 Vantagem Competitiva Diferenciação Qualidade Custos (SC) desempenho superior das operações de serviços

22 Estratégias Genéricas CUSTOS DIFERENCIAÇÃO FOCO

23 VALOR PERCEBIDO produto serviços pessoal imagem PREÇO valor monetário custos de tempo energia desgaste psicológico VALOR FORNECIDO Desempenho recursos confiabilidade conformidade manutenibilidade estética Distribuição instalação treinamento consultoria reparos Competência cortesia credibilidade confiabilidade prontidão comunicação Símbolos propaganda atmosfera eventos

24 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

25 TOMADA DE DECISÃO Que decisão tenho de tomar para que haja uma melhora significativa no modo de realizar a minha atividade? Que qualidade é preciso desenvolver? Que decisão tenho de tomar para que haja uma melhora significativa no modo de realizar a minha atividade? Que qualidade é preciso desenvolver?

26 AGIR E REAGIR Linha da convicção EUFORIA DEPRESSÃO

27 PLANEJAMENTO Problemas de produção do produto; Escolha do momento errado para iniciar o empreendimento; e Falta ou erros de planejamento do empreendimento - projeção de vendas, de custos e do fluxo de caixa.

28 28 Professor: Msc.Paulo Sertek


Carregar ppt "Empreendedorismo AULA 5 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google