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Empreendedorismo AULA 6 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo AULA 6 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo AULA 6 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

2 2 2 CONTEÚDO - AULA 06 CRITÉRIOS COMPETITIVOS PLANO DE NEGÓCIO Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 170 a 193. CRITÉRIOS COMPETITIVOS PLANO DE NEGÓCIO Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 170 a 193.

3 CRITÉRIOS COMPETITIVOS

4 produto desempenho recursos confiabilidade conformidade manutenibilidade estética Serviço distribuição instalação treinamento consultoria reparos pessoal competência cortesia credibilidade confiabilidade prontidão comunicação Imagem símbolos propaganda atmosfera eventos CRITÉRIOS DE VALOR AGREGADO AO NEGÓCIO

5 Consistência Conformidade com experiência anterior Ausência de variabilidade no resultado ou processo.

6 Competência Habilidade e conhecimento para executar o serviço. Relaciona-se com as necessidades técnicas dos consumidores.

7 VELOCIDADE DE ATENDIMENTO Prontidão da empresa e dos seus funcionários em prestar o serviço.

8 ATENDIMENTO/ATMOSFER A Atenção personalizada ao cliente. Boa comunicação Cortesia Ambiente.

9 Flexibilidade Ser capaz de mudar e adaptar a operação, devido a mudanças nas necessidades dos clientes, no processo ou no suprimento de recursos

10 CREDIBILIDADE/SEGURANÇA Baixa percepção de risco Habilidade em transmitir confiança

11 Acesso Facilidade de contato e acesso Localização conveniente Horas de operação

12 TANGÍVEIS Qualidade e/ou aparência de qualquer evidência física Bens facilitadores Equipamentos, instalações Pessoal Outros consumidores

13 CUSTO Fornecer serviços a baixo custo

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19 CICLO OPERACIONAL Controle Real X Desejado Entradas Terra Mão de Obra Capital Tecnologia Métodos Processo de Transformação Objetivos Flutuações aleatórias Terra Mão de Obra Capital Tecnologia Métodos (modificados) Saídas Bens Serviços

20 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

21 9.PLANO DE NEGÓCIO

22 OBJETIVOS Definição do objetivo. Clareza sobre, onde estamos e para onde queremos ir ! Definir a rota de vôo. Prever os obstáculos; ventos, mau tempo, etc. Ter instrumentos para verificar a posição na viagem. objetivo desvio Retificar o rumo

23 José tinha um sonho desde criança: abrir uma lojinha de secos e molhados. Durante anos juntou economias e, um dia, monta o seu negócio. Foi o dia mais feliz de sua vida. Sonho realizado, o novo empreendedor começou a deparar com dificuldades. O SONHO!

24 A lojinha não vendia tão bem assim, os fornecedores não eram bonzinhos e sua freguesia queria produtos que não tinha. Em pouco tempo, o sonho transformou-se num pesadelo. O PESADELO Qual é o meu problema doutor?

25 DISCIPLINA DA VONTADE Nos esforçamos quando as coisas são importantes e urgentes, desleixamos aquelas igualmente importantes mas que ainda não são urgentes. Falta disciplina da vontade. Seguir um plano de ação constante ! Amir Klink

26 PLANO DE NEGÓCIO NOME DA EMPRESA (OU DO PROJETO): 1 - DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO Qual é o negócio da empresa? (O motivo da sua criação) Qual o ramo do negócio? Quais são os clientes? Perfil Quais são as necessidades dos clientes? Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?

27 2 - PRODUTO 2.1 – Descrição do Produto -Características e aplicações -Qual o diferencial que caracteriza vantagem competitiva? -Qual o preço favorável do produto? -Previsão inicial de quantidade a ser vendida

28 2.2 – Descrever o Plano de Desenvolvimento do Produto: -Descrição do Projeto -Definição das tarefas do projeto -Definição da seqüência de execução das tarefas em diagrama PERT(rede) -Estimativa de Esforço -Estimativa de Cronograma em Diagrama de Gantt (barras) 2 - PRODUTO

29 3 - CONCORRÊNCIA 3.1 – Principais empresas e produtos 3.2 – Localização 3.3 – Preço 3.4 – Estratégia da concorrência

30 4 – APLICAÇÃO DE RECURSOS (R$) 4.1 – Equipamentos |__________| Despesas pré-operacionais |__________| Software |__________| TOTAL |__________|

31 Grandes verdades sobre a revisão de sistemas de gerenciamento

32 Nada pode parar a automação 1

33 Não estabeleça prazos audaciosos demais Prazo é prazo ! 2

34 Sempre ouça o mercado 3

35 Usuários odeiam bugs Accesso negado O.k., e agora você vai fazer exatamente o que estou te falando ! 4

36 Experiência em simulações ajuda Alguém aqui sabe jogar o Flight Simulator da Microsoft? 5

37 Nem toda apresentação será um sucesso 7

38 O que serve para um cliente pode não servir para o próximo 8

39 Busque soluções eficientes Acabei o meu banho. MM... Foi rápido. 9

40 Ajuda on-line pode ser útil Enfermeira, acesse a internet, vá até cirurgia.com e clique no ícone Você está totalmente perdido. 10

41 Previsão e otimização podem ser complexas Come on! It cant go wrong every time... Vamos lá, não podemos errar todas... 11

42 Escolha atributos significativops para seu cliente Qual é o meu? 12

43 43 Professor: Msc.Paulo Sertek


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