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GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula

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Apresentação em tema: "GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula"— Transcrição da apresentação:

1 GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula e-mail

2 CONTEÚDO – AULA 4 DESENVOLVIMENTO - BENS E SERVIÇOS
4.1 – Projeto do produto 4.2 – Estrutura organizacional – projeto 4.3 – Elementos essenciais para o desenvolvimento de produto 4.4 – Produtos sustentáveis

3 PROJETO DO PRODUTO “Um projeto é um empreendimento temporário, com o objetivo de criar um produto ou serviço único, e que tem sua elaboração progressiva”

4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA PROJETOS
Departamento específico COB (Chairman of the Board) PRESIDENTE DESENVOLVI MENTO DE PRODUTO CONTROLE MARKETING PRODUÇÃO RHUMANOS AVALIAÇÃO

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA PROJETOS
Outros serviços GER.DE MARKETING PRODUÇÃO R.HUMANOS PESQUISA CONTROLE AVALIAÇÃO PRESIDENTE COB (Chairman of the Board) Proj.A Proj.B Proj.C Centros de Lucro Comitê de negócio Profission. funcional Centros de Custo Recebe Instruções do gerente de pesquisa e de projetos Melhor estrutura : Matricial

6 ÁREAS DO PROJETO DO PRODUTO
Área de Aplicação Área de Conhecimento Área técnica do produto Área gestão do projeto Administração Geral Gerencia de PROJETO do PRODUTO Competências PMI,2006

7 ÁREAS DO CONHECIMENTO Tempo Escopo Integração R.Humanos Qualidade
Custo Comunicações Riscos Aquisições Gerência de Projetos Meio Ambiente

8 ELEMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
Características essenciais Custos Qualidade Técnicas aplicadas em projetos de produtos

9 CARACTERÍSTICAS Funcional Manufaturável Vendável
fácil utilização, estética definida e atrativa Manufaturável passível de reprodução Vendável atribuir valor econômico

10 CUSTOS Custos X Riscos Custos X Função principal
O custo de um projeto depende dos riscos assumidos durante o desenvolvimento  do começo ao final Custos X Função principal Qual a parcela de custos do produto são destinadas a função principal do produto

11 QUALIDADE Estabelecendo a qualidade
A qualidade pode ser definida em função das características físicas do produto  neste caso bens e, A qualidade pode também ser definida como a percepção realizada pelo cliente  neste caso serviços

12 QUALIDADE - GARVIN Dimensões da qualidade Desempenho Durabilidade
Características Manutenção Confiabilidade Estética Conformidade Qualidade Percebida Nível de qualidade fornecido ao consumidor em função da importância das dimensões

13 QUALIDADE - GARVIN Formas de melhoramento
Comparação com a concorrência Definição das alavancas para o melhoramento Plano de ações

14 QUALIDADE - KANO Desejos dos consumidores - desejos evidentes
- desejos não declarados Atendimento das necessidades básicas Atendimento dos fatores de excitação Atendimento dos fatores de performance

15 QUALIDADE - KANO

16 QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT
(QFD)  Desdobramento da função qualidade Identifica a qualidade do cliente especificações técnicas que determinam a produção de bens e serviços

17 TÉCNICAS EM PROJETOS DE PRODUTOS
Design For Assembly (DFA) Projeto de montagem Design For Manufacturing(DFM) Projeto de manufatura Designs For Disassembly (DFD) Projeto de desmontagem Concurrent Engineering Engenharia simultânea

18 TÉCNICAS EM PROJETOS DE PRODUTOS
Engenharia reversa Engenharia robusta Engenharia de valor Design modular

19 TÉCNICAS EM PROJETOS DE SERVIÇOS
O que é? Momento da verdade em serviços Como melhorar? Trabalho do funcionário de alto contato

20 ANÁLISE – CICLO DE SERVIÇO
Final do ciclo Início do ciclo Ciclo de serviço Momentos Finais Permanecem mais fortes na memória do cliente Momentos Iniciais Preparam a percepção do cliente para o que vem depois

21 QUALIDADE EM SERVIÇOS Critérios de Avaliação da qualidade em serviços
Custo Flexibilidade Tangíveis Velocidade de Atendimento Consistência Atendimento/Atmosfera Competência Credibilidade/Segurança Acesso

22 Habilidades (e atitudes) interpessoais Desenvoltura na comunicação
TÉCNICAS EM SERVIÇOS TRABALHO DO FUNCIONÁRIO DE ALTO CONTATO Habilidades (e atitudes) interpessoais Desenvoltura na comunicação Habilidade de vendas Boa apresentação

23 Treinamento constante
TÉCNICAS EM SERVIÇOS TRABALHO DO FUNCIONÁRIO DE ALTO CONTATO Gestão do cliente Treinamento constante empowerment, scripts, simulação De situações, troca de lugar, motivação dos funcionários

24 EMBALAGENS - BENS E SERVIÇOS
“O conjunto de atividades de design e fabricação de um recipiente ou um envoltório para um produto”

25 FUNÇÕES BÁSICAS - EMBALAGENS
A primeira básica e fundamental é a de ser um envoltório ou recipiente utilizado para acondicionar e proteger produtos A segunda diz respeito a função de atratividade de um produto – utilizado como ferramenta de marketing

26 ANÁLISE DE VENDABILIDADE
Compreendem desde a análise das características dos produtos, até os elementos que estimulam a disposição dos clientes para comprá-los Métodos de análise Diferenças de qualidade Comportamento dos clientes Percepções e opiniões dos clientes

27 PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Projeto ambiental que reflete as exigências de proteção e uso racional dos recursos do ambiente Deve considerar também o descarte do produto

28 PROJETO - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Projetar a durabilidade e a segurança Facilitar a utilização e a adaptabilidade A manutenção, a reparação, A reutilização, a remodelação E intensificar a utilização

29 TÉCNICAS - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Design for environment (DFE) Projeto de produto adaptado ao ambiente a organização responsabiliza-se por todos os recursos de produção avalia as disponibilidades dos recursos naturais e dos processos necessários à fabricação

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