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Marketing Conceitos Básicos
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Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
CLIENTE Potencial Interesse Renda Acesso Efetivo Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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QUEM É O CLIENTE ? Veterinário Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Clientes: “São seres humanos que consomem ou buscam consumir um determinado produto e/ou serviço objetivando a satisfação de suas necessidade e expectativas” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
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CONCEITOS BÁSICOS Mercado: “São todos os indivíduos e organizações que são clientes efetivos e potenciais para um produto ou serviço”. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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NÍVEIS DE DEFINIÇÃO DE MERCADO
100%- 100%- - Mercado Disponível 40%- 20%- - Mercado Qualificado Potencial 10% - Mercado Atendido / Alvo 10%- 5%- - Mercado Penetrado Mercado Total Mercado Potencial Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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“É o estado de privação de alguma satisfação básica”.
CONCEITOS BÁSICOS Necessidade: “É o estado de privação de alguma satisfação básica”. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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- Qualificação da necessidade.
CONCEITOS BÁSICOS Desejos: “São carências por satisfação específica para atender a estas necessidades mais profundas” - Qualificação da necessidade. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Expectativas: “Esperanças fundadas em supostos direitos, probabilidades ou promessas” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Demanda: “Demandas são desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos tornam-se demandas quando apoiados por poder de compra.” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Valor: “É a estimativa do consumidor em relação à capacidade global de um produto satisfazer suas necessidades em conjunto.” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Troca: “Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo-se algo em contrapartida”. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Transação: “Consiste na negociação de valores entre as duas partes”. Transação é diferente de transfe-rência pois em uma transferên-cia, A dá X para B, mas não recebe algo tangível em troca. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Relacionamento: “É a ligação de amizade, afetiva, profissional, etc., condicionada por uma série de atitudes recíprocas”. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Produto: “Produto é a soma de conhecimentos e facilidades de um produtor, traduzidos em termos de utilidade e satisfação para o consumidor”. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Serviço: “É algo intangível que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Bens Tangível; Estocáveis; Transportável; Produzido antes do recebimento pelo cliente; Consumidores com baixo nível de contato com as operações; Qualidade julgada pelo resultado do processo produtivo; Serviços Intangível; Não estocáveis; Intransportável; Produzido simultaneamente com o seu consumo; Consumidores com baixo nível de contato com as operações; Qualidade julgada pelo processo produtivo e por seu resultado. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Pesquisa Mercadológica: “É buscar estimar: tamanho global do mercado, crescimento, rentabilidade e risco de mercado, mensurar o potencial de mercado e prever a demanda futura, identificação precisa de alvos” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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CONCEITOS BÁSICOS Segmentação de Mercado: “Identificação de grupos de consumidores ou necessidades de consumidores” Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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“É conquistar e manter clientes”
Marketing “É conquistar e manter clientes” Theodore Levitt Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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Marketing “É o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar as relações de troca” Philip Kotler Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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VENDAS x MARKETING ANTES: FOCO MEIO FIM
LUCRO ATRAVÉS DO VOLUME DE VENDAS VENDA E PROMOÇÃO PRODUTO DEPOIS: FOCO MEIO FIM LUCRO ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NECESSIDADE DO CLIENTE MARKETING INTEGRADO Kotler (1999: 15) Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo
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