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Conceitos Básicos. Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 2 CLIENTE Potencial Efetivo Interesse Renda Acesso.

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1 Conceitos Básicos

2 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 2 CLIENTE Potencial Efetivo Interesse Renda Acesso

3 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 3 QUEM É O CLIENTE ? Veterinário

4 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 4 CONCEITOS BÁSICOS § Clientes: São seres humanos que consomem ou buscam consumir um determinado produto e/ou serviço objetivando a satisfação de suas necessidade e expectativas

5 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 5 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

6 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 6 § Mercado: São todos os indivíduos e organizações que são clientes efetivos e potenciais para um produto ou serviço. CONCEITOS BÁSICOS

7 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 7 Mercado TotalMercado Potencial Potencial 10% 100%- - Mercado Disponível - Mercado Qualificado - Mercado Atendido / Alvo - Mercado Penetrado 40%- 20%- 10%- 5%- NÍVEIS DE DEFINIÇÃO DE MERCADO

8 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 8 § Necessidade: É o estado de privação de alguma satisfação básica. CONCEITOS BÁSICOS

9 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 9 § Desejos: São carências por satisfação específica para atender a estas necessidades mais profundas - Qualificação da necessidade. CONCEITOS BÁSICOS

10 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 10

11 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 11 § Expectativas: Esperanças fundadas em supostos direitos, probabilidades ou promessas CONCEITOS BÁSICOS

12 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 12 § Demanda: Demandas são desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los.Desejos tornam-se demandas quando apoiados por poder de compra. CONCEITOS BÁSICOS

13 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 13 § Valor: É a estimativa do consumidor em relação à capacidade global de um produto satisfazer suas necessidades em conjunto. CONCEITOS BÁSICOS

14 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 14 § Troca: Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo-se algo em contrapartida. CONCEITOS BÁSICOS

15 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 15 §Transação: Consiste na negociação de valores entre as duas partes. Transação é diferente de transfe- rência pois em uma transferên- cia, A dá X para B, mas não recebe algo tangível em troca. CONCEITOS BÁSICOS

16 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 16 §Relacionamento: É a ligação de amizade, afetiva, profissional, etc., condicionada por uma série de atitudes recíprocas. CONCEITOS BÁSICOS

17 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 17 CONCEITOS BÁSICOS §Produto: Produto é a soma de conhecimentos e facilidades de um produtor, traduzidos em termos de utilidade e satisfação para o consumidor.

18 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 18 CONCEITOS BÁSICOS §Serviço: É algo intangível que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo

19 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 19 Bens §Tangível; §Estocáveis; §Transportável; §Produzido antes do recebimento pelo cliente; §Consumidores com baixo nível de contato com as operações; §Qualidade julgada pelo resultado do processo produtivo; Serviços §Intangível; §Não estocáveis; §Intransportável; §Produzido simultaneamente com o seu consumo; §Consumidores com baixo nível de contato com as operações; §Qualidade julgada pelo processo produtivo e por seu resultado. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

20 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 20 CONCEITOS BÁSICOS §Pesquisa Mercadológica: É buscar estimar: tamanho global do mercado, crescimento, rentabilidade e risco de mercado, mensurar o potencial de mercado e prever a demanda futura, identificação precisa de alvos

21 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 21 CONCEITOS BÁSICOS §Segmentação de Mercado: Identificação de grupos de consumidores ou necessidades de consumidores

22 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 22 É conquistar e manter clientes Theodore Levitt

23 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 23 É o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar as relações de troca Philip Kotler

24 Profa. Katia Guimarães Sousa Palomo 24 VENDAS x MARKETING Kotler (1999: 15) FOCOMEIOFIM PRODUTO VENDA E PROMOÇÃO LUCRO ATRAVÉS DO VOLUME DE VENDAS §ANTES: FOCOMEIOFIM §DEPOIS: NECESSIDADE DO CLIENTE MARKETING INTEGRADO LUCRO ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES


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