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Administração de Marketing

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing
Definições de marketing: “... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.” (Peter Drucker) Prof. Luiz A. Cabañas

2 Definições de Marketing
“ Criar e manter clientes” ( Theodore Levitt) Prof. Luiz A. Cabañas

3 Definições de Marketing
“... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.” ( Philip Kotler) Prof. Luiz A. Cabañas

4 Definições de Marketing
“Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” ( Las Casas) Prof. Luiz A. Cabañas

5 Conceitos de Produtos PRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. Um PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço. Prof. Luiz A. Cabañas

6 Conceitos de Produtos Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO. Prof. Luiz A. Cabañas

7 Conceitos de Mercado MERCADO é uma arena para trocas potenciais.
MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos. Prof. Luiz A. Cabañas

8 Administração de Marketing
É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados-alvo, com o propósito de atingir as metas da organização. Prof. Luiz A. Cabañas

9 Tarefas de Marketing DEMANDA TAREFAS Negativa Inexistente Latente
Declinante Irregular Plena Excessiva Indesejada TAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação Prof. Luiz A. Cabañas

10 Orientação de Marketing
Conceito de produto Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing. Prof. Luiz A. Cabañas

11 Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda. Prof. Luiz A. Cabañas

12 Conceito de Marketing Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente. Prof. Luiz A. Cabañas

13 Conceito de Marketing Social
Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo. Prof. Luiz A. Cabañas

14 Conceito de Marketing de Serviços
Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente. Prof. Luiz A. Cabañas

15 Crescimento Intensivo
Penetração de Mercado Aumento das vendas de seus produtos em seus mercados atuais através de um esforço mais agressivo de marketing. Desenvolvimento de Mercado introdução de produtos atuais em novos mercados. Desenvolvimento de Produto Introdução de novos produtos nos mercados atuais. Prof. Luiz A. Cabañas

16 Crescimento Diversificado
Diversificação Concêntrica Introdução de novos produtos que tenham sinergias tecnológicas e/ou de marketing, para novas classes de consumidores. Diversificação Horizontal Introdução de novos produtos, não relacionados às linhas atuais, para os consumidores atuais. Diversificação Conglomerada Introdução de novos produtos para novos consumidores. Prof. Luiz A. Cabañas

17 Crescimento Integrado
Integração para trás Posse ou maior controle dos sistemas de abastecimento. Integração para frente Posse ou maior controle dos sistemas de distribuição. Integração horizontal Posse maior controle dos concorrentes. Prof. Luiz A. Cabañas

18 COMPOSTO DE MARKETING Onda neolítica
3 ondas que o marketing sofreu Onda neolítica Onda industrial Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto Cliente Preço Custo Praça Canal de distribuição Propaganda Comunicação Prof. Luiz A. Cabañas

19 Composto de Marketing Produto
Qualidade, características, estilo, marca, embalagem, linha de produtos, garantias, assistência técnica, serviços. Prof. Luiz A. Cabañas

20 Composto de Marketing Praça
Canais de distribuição, pontos de vendas, zonas de vendas, níveis e locais de estoque, transporte. Prof. Luiz A. Cabañas

21 Composto de Marketing Promoção
Propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade. Prof. Luiz A. Cabañas

22 Composto de Marketing Preço
Nível, descontos e reduções, formas de pagamento. Prof. Luiz A. Cabañas

23 Classificação de Produtos
Produto Tangível É o objeto ou serviço oferecido ao mercado. Produto Genérico Utilidade ou benefício procurado pelo comprador. Produto Ampliado Totalidade dos benefícios que se recebe na compra de um bem. Prof. Luiz A. Cabañas

24 Classificação de Bens Quanto à tangibilidade e ao consumo
Bens Duráveis - bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Bens não Duráveis - bens tangíveis que são consumidos em um ou poucos usos. Serviços - atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda. Prof. Luiz A. Cabañas

25 Classificação de Bens Quanto aos hábitos de compra
Bens de Conveniência - compras freqüentes, com um mínimo de esforço de comparação e de compra. Bens Comparáveis - consumidor compara a conveniência, qualidade, preço e estilo. Bens de Uso Especial - bens com características únicas que exigem esforço especial de aquisição. Prof. Luiz A. Cabañas

26 Comportamento do Consumidor
Modelo de aprendizagem As necessidades são interpretadas através da interação de impulsos, estímulos e reações. Prof. Luiz A. Cabañas

27 Comportamento do Consumidor
Modelo psicanalítico As necessidades devem ser interpretadas por métodos especiais de sondagem, por estarem em vários níveis de consciência. Prof. Luiz A. Cabañas

28 Comportamento Sociológico
Modelo sociólogo As necessidades são fortemente moldadas por grupos e forças sociais. Prof. Luiz A. Cabañas

29 Comportamento do Consumidor
Modelo econômico O consumidor busca a maximização da utilidade, da sua satisfação. Prof. Luiz A. Cabañas

30 Comportamento do Consumidor
Modelo da hierarquia das necessidades O comportamento humano obedece a uma hierarquia de cinco necessidades básicas: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e status, auto-realização. Prof. Luiz A. Cabañas

31 Decisão de Compra Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Decisor - quem decide a compra. Comprador - quem faz a compra. Usuário - quem consome o produto ou serviço. Prof. Luiz A. Cabañas

32 Fatores de Influência Importância da compra Traços da personalidade
Status financeiro Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Classe social Cultura Prof. Luiz A. Cabañas

33 Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final. Prof. Luiz A. Cabañas

34 Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços. Prof. Luiz A. Cabañas

35 Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro. Prof. Luiz A. Cabañas

36 Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo. Prof. Luiz A. Cabañas

37 Segmentação Geográfica
Região Tamanho do Município Tamanho da Cidade Densidade Clima Prof. Luiz A. Cabañas

38 Segmentação Demográfica
Idade Sexo Renda Profissão Instrução Religião Raça Nacionalidade Classe Social Prof. Luiz A. Cabañas

39 Segmentação Psicográfica
Estilo de vida Personalidade Status Lealdade Propensão a Consumo Prof. Luiz A. Cabañas

40 Ciclo de Vida do Produto
Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro. Prof. Luiz A. Cabañas

41 Canais de Distribuição
Produtor Atacadista Distribuidor Varejista Agentes Facilitadores Consumidor Final Prof. Luiz A. Cabañas

42 Modelo de Comunicação Quem - comunicar Diz o que - mensagem
Em que canal - meios Para quem - receptor Com que efeito - objetivo Prof. Luiz A. Cabañas

43 Comunicação Propaganda - forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias. Publicidade - estímulo impessoal de divulgação de notícias, não paga. Venda Pessoal - apresentação oral. Merchandise - colocação do produto ou da marca aos olhos do consumidor. Prof. Luiz A. Cabañas

44 Temas Atuais Ecologismo Megamarketing E - marketing Endomarketing
Consumerismo Ecologismo Megamarketing E - marketing Endomarketing Marketing Direto C.R.M. Telemarketing Database Marketing Benchmarking Marketing de Relacionamento Marketing social Marketing reverso Prof. Luiz A. Cabañas


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