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Prof. Luiz A. Cabañas Administração de Marketing Definições de marketing: –... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às.

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1 Prof. Luiz A. Cabañas Administração de Marketing Definições de marketing: –... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas. (Peter Drucker)

2 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Criar e manter clientes –( Theodore Levitt)

3 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca. –( Philip Kotler)

4 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. –( Las Casas)

5 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos PRODUTOPRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. PRODUTOUm PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço.

6 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO.

7 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Mercado MERCADOMERCADO é uma arena para trocas potenciais. MERCADOMERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos.

8 Prof. Luiz A. Cabañas Administração de Marketing É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados- alvo, com o propósito de atingir as metas da organização.

9 Prof. Luiz A. Cabañas Tarefas de Marketing DEMANDA Negativa Inexistente Latente Declinante Irregular Plena Excessiva IndesejadaTAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação

10 Prof. Luiz A. Cabañas Orientação de Marketing Conceito de produtoConceito de produto –Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing.

11 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda.

12 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente.

13 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Social Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo.

14 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing de Serviços Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente.

15 Prof. Luiz A. Cabañas Crescimento Intensivo Penetração de Mercado –Aumento das vendas de seus produtos em seus mercados atuais através de um esforço mais agressivo de marketing. Desenvolvimento de Mercado –introdução de produtos atuais em novos mercados. Desenvolvimento de Produto –Introdução de novos produtos nos mercados atuais.

16 Prof. Luiz A. Cabañas Crescimento Diversificado Diversificação Concêntrica –Introdução de novos produtos que tenham sinergias tecnológicas e/ou de marketing, para novas classes de consumidores. Diversificação Horizontal –Introdução de novos produtos, não relacionados às linhas atuais, para os consumidores atuais. Diversificação Conglomerada –Introdução de novos produtos para novos consumidores.

17 Prof. Luiz A. Cabañas Crescimento Integrado Integração para trás –Posse ou maior controle dos sistemas de abastecimento. Integração para frente –Posse ou maior controle dos sistemas de distribuição. Integração horizontal –Posse maior controle dos concorrentes.

18 Prof. Luiz A. Cabañas COMPOSTO DE MARKETING 3 ondas que o marketing sofreu – Onda neolítica – Onda industrial – Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto - Cliente Preço - Custo Praça - Canal de distribuição Propaganda - Comunicação

19 Prof. Luiz A. Cabañas Composto de Marketing Produto –Qualidade, características, estilo, marca, embalagem, linha de produtos, garantias, assistência técnica, serviços.

20 Prof. Luiz A. Cabañas Composto de Marketing Praça –Canais de distribuição, pontos de vendas, zonas de vendas, níveis e locais de estoque, transporte.

21 Prof. Luiz A. Cabañas Composto de Marketing Promoção –Propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade.

22 Prof. Luiz A. Cabañas Composto de Marketing Preço –Nível, descontos e reduções, formas de pagamento.

23 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Produtos Produto Tangível –É o objeto ou serviço oferecido ao mercado. Produto Genérico –Utilidade ou benefício procurado pelo comprador. Produto Ampliado –Totalidade dos benefícios que se recebe na compra de um bem.

24 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Bens Quanto à tangibilidade e ao consumo –Bens Duráveis - bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. –Bens não Duráveis - bens tangíveis que são consumidos em um ou poucos usos. –Serviços - atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda.

25 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Bens Quanto aos hábitos de compra –Bens de Conveniência - compras freqüentes, com um mínimo de esforço de comparação e de compra. –Bens Comparáveis - consumidor compara a conveniência, qualidade, preço e estilo. –Bens de Uso Especial - bens com características únicas que exigem esforço especial de aquisição.

26 Prof. Luiz A. Cabañas Comportamento do Consumidor Modelo de aprendizagem –As necessidades são interpretadas através da interação de impulsos, estímulos e reações.

27 Prof. Luiz A. Cabañas Comportamento do Consumidor Modelo psicanalítico –As necessidades devem ser interpretadas por métodos especiais de sondagem, por estarem em vários níveis de consciência.

28 Prof. Luiz A. Cabañas Comportamento Sociológico Modelo sociólogo –As necessidades são fortemente moldadas por grupos e forças sociais.

29 Prof. Luiz A. Cabañas Comportamento do Consumidor Modelo econômico –O consumidor busca a maximização da utilidade, da sua satisfação.

30 Prof. Luiz A. Cabañas Comportamento do Consumidor Modelo da hierarquia das necessidades –O comportamento humano obedece a uma hierarquia de cinco necessidades básicas: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e status, auto-realização.

31 Prof. Luiz A. Cabañas Decisão de Compra Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Decisor - quem decide a compra. Comprador - quem faz a compra. Usuário - quem consome o produto ou serviço.

32 Prof. Luiz A. Cabañas Fatores de Influência Importância da compra Traços da personalidade Status financeiro Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Classe social Cultura

33 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final.

34 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços.

35 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro.

36 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo.

37 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Geográfica Região Tamanho do Município Tamanho da Cidade Densidade Clima

38 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Demográfica Idade Sexo Renda Profissão Instrução Religião Raça Nacionalidade Classe Social

39 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Psicográfica Estilo de vida Personalidade Status Lealdade Propensão a Consumo

40 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro.

41 Prof. Luiz A. Cabañas Canais de Distribuição Produtor Atacadista Distribuidor Varejista Agentes Facilitadores Consumidor Final

42 Prof. Luiz A. Cabañas Modelo de Comunicação Quem - comunicar Diz o que - mensagem Em que canal - meios Para quem - receptor Com que efeito - objetivo

43 Prof. Luiz A. Cabañas Comunicação Propaganda - forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias. Publicidade - estímulo impessoal de divulgação de notícias, não paga. Venda Pessoal - apresentação oral. Merchandise - colocação do produto ou da marca aos olhos do consumidor.

44 Prof. Luiz A. Cabañas Temas Atuais Consumerismo Ecologismo Megamarketing E - marketing Endomarketing Marketing Direto C.R.M. Telemarketing Database Marketing Benchmarking Marketing de Relacionamento Marketing social Marketing reverso


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