A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luiz A. Cabañas MARKETING Conceitos e funções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luiz A. Cabañas MARKETING Conceitos e funções."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luiz A. Cabañas MARKETING Conceitos e funções

2 Prof. Luiz A. Cabañas Prof. Luiz Antonio Cabañas Prof. Luiz Antonio Cabañas ig.com.br ig.com.br Formação acadêmica: Formação acadêmica: GRADUAÇÃO: Administração GRADUAÇÃO: Administração PÓS-GRADUAÇÃO: Comércio Exterior PÓS-GRADUAÇÃO: Comércio Exterior Gestão e Liderança Universitária Gestão e Liderança Universitária M.B.A.: Gestão Empresarial M.B.A.: Gestão Empresarial MESTRADO: Administração MESTRADO: Administração Dissertação: Marketing Internacional Dissertação: Marketing Internacional Atuação Profissional: Atuação Profissional: Consultoria empresarial Consultoria empresarial Pró reitor de Pós Graduação - UNILINS Pró reitor de Pós Graduação - UNILINS Professor: Graduação: Professor: Graduação: Comércio Exterior – TOLEDO – Araçatuba Comércio Exterior – TOLEDO – Araçatuba Administração – UNILINS – Lins Adm. de Marketing – UNILINS – Lins Administração – UNILINS – Lins Adm. de Marketing – UNILINS – Lins Pós-Graduação: Pós-Graduação: Marketing Internacional – U.S.C. – Bauru Marketing Internacional – U.S.C. – Bauru Marketing Internacional – CESD – Dracena Marketing Internacional – CESD – Dracena Marketing Internacional – CESD – Votuporanga Marketing Internacional – CESD – Votuporanga Marketing Internacional – F.E.F. - Fernandópolis Marketing Internacional – F.E.F. - Fernandópolis Globalização e Mercado Global – TOLEDO - Araçatuba Globalização e Mercado Global – TOLEDO - Araçatuba Marketing Internacional – FAECA – Catanduva Marketing Internacional – FAECA – Catanduva Comércio Exterior - METODISTA – Birigü Planejamento Estratégico – UNILINS – Lins Planejamento Estratégico – UNILINS – Lins Marketing Internacional – UNIFEV – Votuporanga Marketing Internacional – UNIFEV – Votuporanga

3 Prof. Luiz A. Cabañas CULTURA EMPRESARIAL Forma de atuação; Forma de atuação; Aspectos valorizados; Aspectos valorizados; Princípios norteadores; Princípios norteadores; Normas; Normas; Missão; Missão; Políticas; Políticas; Comportamentos e atitudes. Comportamentos e atitudes.

4 Prof. Luiz A. Cabañas Modelo de Gestão É A BASE DE TODA A EMPRESA DEVE SER EXPLICITO MAS.... MUITAS VEZES É IMPLÍCITO OU INEXISTE

5 Prof. Luiz A. Cabañas MISSÃOVISÃOVALORES

6 ESTRATÉGIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO - ESTRUTURA - PROCESSOS - SISTEMAS - INFORMAÇÃO - CRENÇAS - VALORES - ATITUDES - PADRÕES DE COMPORTAMENTO - NORMAS - NEGÓCIOS - PRIORIDADES - FORMA DE ATUAÇÃO MODELO DE GESTÃO

7 Prof. Luiz A. Cabañas História MARKETING DE MASSA MARKETING DE MASSA Produto padronizado para todos. Produto padronizado para todos. MARKETING DE VARIEDADES MARKETING DE VARIEDADES Produtos diferenciados. Produtos diferenciados. MARKETING DE MERCADO-ALVO MARKETING DE MERCADO-ALVO Um a um. (one to one) Um a um. (one to one) Redes. (networks) Redes. (networks) Produtos customizados. Produtos customizados.

8 Prof. Luiz A. Cabañas Video Descomplicando o Marketing Descomplicando o Marketing

9 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Definições de marketing: Definições de marketing:... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas. (Peter Drucker) (Peter Drucker)

10 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Criar e manter clientes Criar e manter clientes ( Theodore Levitt) ( Theodore Levitt)

11 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca. ( Philip Kotler) ( Philip Kotler)

12 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. ( Las Casas) ( Las Casas)

13 Prof. Luiz A. Cabañas Video Marketing não é o que você diz, mas o que você faz. Marketing não é o que você diz, mas o que você faz.

14 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos PRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. PRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. Um PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço. Um PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço.

15 Prof. Luiz A. Cabañas Ambiente de Marketing Ambiente demográfico: Ambiente demográfico: População População Composição etária e étnica Composição etária e étnica Nível de instrução Nível de instrução Micro marketing Micro marketing Ambiente econômico: Ambiente econômico: Disponibilidade de crédito Disponibilidade de crédito Níveis de renda Níveis de renda Níveis de endividamento Níveis de endividamento Ambiente sociocultural: Ambiente sociocultural: Visões das pessoas, natureza, universo Visões das pessoas, natureza, universo Escolha dos produtos Escolha dos produtos Necessidades das subculturas Necessidades das subculturas Ambiente natural: Escassez de matéria-prima Custos de energia Níveis de poluição Proteção ambiental Ambiente Tecnológico: Mudanças tecnológicas Oportunidades de inovações Variações nos orçamentos de P&D Ambiente político legal: Leis e regulamentações Grupos de interesses especiais

16 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO. Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO.

17 Prof. Luiz A. Cabañas Video A dinâmica da adoção de novos produtos. A dinâmica da adoção de novos produtos.

18 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Mercado MERCADO é uma arena para trocas potenciais. MERCADO é uma arena para trocas potenciais. MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos. MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos.

19 Prof. Luiz A. Cabañas Administração de Marketing É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados- alvo, com o propósito de atingir as metas da organização. É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados- alvo, com o propósito de atingir as metas da organização.

20 Prof. Luiz A. Cabañas Tarefas de Marketing DEMANDA Negativa Inexistente Latente Declinante Irregular Plena Excessiva IndesejadaTAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação

21 Prof. Luiz A. Cabañas Orientação de Marketing Conceito de produto Conceito de produto Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing. Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing.

22 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda. Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda.

23 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente. Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente.

24 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Social Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo. Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo.

25 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing de Serviços Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente. Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente.

26 Prof. Luiz A. Cabañas Video Eficiência na geração de excessos. Eficiência na geração de excessos.

27 Prof. Luiz A. Cabañas COMPOSTO DE MARKETING 3 ondas que o marketing sofreu – Onda neolítica – Onda industrial – Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto - Cliente Preço - Custo Praça - Canal de distribuição Propaganda - Comunicação

28 Prof. Luiz A. Cabañas Composto de Marketing

29 Prof. Luiz A. Cabañas Atividade Artigo Grupo Balbo Artigo Grupo Balbo Identifique as ações relacionadas aos 4 ps. Identifique as ações relacionadas aos 4 ps. Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Praça/Canais de distribuição Praça/Canais de distribuição

30 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Produtos Produto Tangível Produto Tangível É o objeto ou serviço oferecido ao mercado. É o objeto ou serviço oferecido ao mercado. Produto Genérico Produto Genérico Utilidade ou benefício procurado pelo comprador. Utilidade ou benefício procurado pelo comprador. Produto Ampliado Produto Ampliado Totalidade dos benefícios que se recebe na compra de um bem. Totalidade dos benefícios que se recebe na compra de um bem.

31 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Bens Quanto à tangibilidade e ao consumo Quanto à tangibilidade e ao consumo Bens Duráveis - bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Bens Duráveis - bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Bens não Duráveis - bens tangíveis que são consumidos em um ou poucos usos. Bens não Duráveis - bens tangíveis que são consumidos em um ou poucos usos. Serviços - atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda. Serviços - atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda.

32 Prof. Luiz A. Cabañas Classificação de Bens Quanto aos hábitos de compra Quanto aos hábitos de compra Bens de Conveniência - compras freqüentes, com um mínimo de esforço de comparação e de compra. Bens de Conveniência - compras freqüentes, com um mínimo de esforço de comparação e de compra. Bens Comparáveis - consumidor compara a conveniência, qualidade, preço e estilo. Bens Comparáveis - consumidor compara a conveniência, qualidade, preço e estilo. Bens de Uso Especial - bens com características únicas que exigem esforço especial de aquisição. Bens de Uso Especial - bens com características únicas que exigem esforço especial de aquisição.

33 Prof. Luiz A. Cabañas Processo de decisão de compra Fatores de Influência Importância da compra Importância da compra Traços da personalidade Traços da personalidade Status financeiro Status financeiro Pressão do tempo Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Condições sociais e organizacionais Classe social Classe social Cultura Cultura

34 Prof. Luiz A. Cabañas Os papeis na Decisão de Compra Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Decisor - quem decide a compra. Decisor - quem decide a compra. Comprador - quem faz a compra. Comprador - quem faz a compra. Usuário - quem consome o produto ou serviço. Usuário - quem consome o produto ou serviço.

35 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final. Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final.

36 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços. Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços.

37 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro. Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro.

38 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo. Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo.

39 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação de Mercados É O PROCESSO DE DIVIDIR UM MERCADO EM GRUPOS DE COMPRADORES POTENCIAIS QUE TÊM NECESSIDADES E DESEJOS, PERCEPÇÕES DE VALOR OU COMPORTAMENTOS DE COMPRA SEMELHANTES. É O PROCESSO DE DIVIDIR UM MERCADO EM GRUPOS DE COMPRADORES POTENCIAIS QUE TÊM NECESSIDADES E DESEJOS, PERCEPÇÕES DE VALOR OU COMPORTAMENTOS DE COMPRA SEMELHANTES.

40 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Geográfica Região Região Tamanho do Município Tamanho do Município Tamanho da Cidade Tamanho da Cidade Densidade Densidade Clima Clima

41 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Demográfica Idade Sexo Renda Profissão Instrução Religião Raça Nacionalidade Classe Social

42 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Psicográfica Estilo de vida Estilo de vida Personalidade Personalidade Status Status Lealdade Lealdade Propensão a Consumo Propensão a Consumo

43 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro.

44 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto

45 Prof. Luiz A. Cabañas Matriz BCG

46 Prof. Luiz A. Cabañas Canais de Distribuição Canais de Comunicação; Canais de Comunicação; Canais de Serviços; Canais de Serviços; Canais logísticos. Canais logísticos.

47 Prof. Luiz A. Cabañas Canais de Distribuição Produtor Produtor Atacadista Atacadista Distribuidor Distribuidor Varejista Varejista Agentes Facilitadores Agentes Facilitadores Consumidor Final Consumidor Final

48 Prof. Luiz A. Cabañas Modelo de Comunicação Quem - comunicar Quem - comunicar Diz o que - mensagem Diz o que - mensagem Em que canal - meios Em que canal - meios Para quem - receptor Para quem - receptor Com que efeito - objetivo Com que efeito - objetivo

49 Prof. Luiz A. Cabañas Comunicação Propaganda - forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias. Propaganda - forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias. Publicidade - estímulo impessoal de divulgação de notícias, não paga. Publicidade - estímulo impessoal de divulgação de notícias, não paga. Venda Pessoal - apresentação oral. Venda Pessoal - apresentação oral. Merchandise - colocação do produto ou da marca aos olhos do consumidor. Merchandise - colocação do produto ou da marca aos olhos do consumidor.

50 Prof. Luiz A. Cabañas Temas Atuais Consumerismo Ecologismo Megamarketing E - marketing Endomarketing Marketing Direto C.R.M. Telemarketing Database Marketing Benchmarking Marketing de Relacionamento Marketing social Marketing reverso

51 Atividade Avaliativa 1) Qual a importância do marketing para a atividade das empresas do setor sucroalcooleiro? 1) Qual a importância do marketing para a atividade das empresas do setor sucroalcooleiro? 2) Que tipo de ações relacionadas ao marketing você proporia para uma empresa do setor sucroalcooleiro? 2) Que tipo de ações relacionadas ao marketing você proporia para uma empresa do setor sucroalcooleiro? Prof. Luiz A. Cabañas


Carregar ppt "Prof. Luiz A. Cabañas MARKETING Conceitos e funções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google