A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 – Administração de Marketing Decisões sobre o Produto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 – Administração de Marketing Decisões sobre o Produto."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 – Administração de Marketing Decisões sobre o Produto

2 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Conveniência São produtos conhecidos, de uso ou consumo freqüente (pão, jornal, refrigerantes, sabonete). Exige muito pouco esforço do consumidor. São produtos conhecidos, de uso ou consumo freqüente (pão, jornal, refrigerantes, sabonete). Exige muito pouco esforço do consumidor. Fatores Importantes para aquisição Fatores Importantes para aquisição Facilidade para estacionar, comprar, pagar Facilidade para estacionar, comprar, pagar Proximidade e conveniência do ponto de venda Proximidade e conveniência do ponto de venda Disponibilidade do produto no momento em que é procurado Disponibilidade do produto no momento em que é procurado

3 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Compra Comparada São produtos de maior valor e adquiridos com pouca freqüência: Móveis, carro, eletrodomésticos; São produtos de maior valor e adquiridos com pouca freqüência: Móveis, carro, eletrodomésticos; Nesses casos, os consumidores costumam fazer comparações entre diferentes alternativas (marcas, pontos de venda, condições de pagamentos). Nesses casos, os consumidores costumam fazer comparações entre diferentes alternativas (marcas, pontos de venda, condições de pagamentos). Os hábitos de compra desses produtos afetam a distribuição e as estratégias de comunicação tanto de fabricantes como de intermediários Os hábitos de compra desses produtos afetam a distribuição e as estratégias de comunicação tanto de fabricantes como de intermediários

4 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Especialidade Os consumidores tem forte preferência por marca, estando dispostos a investir tempo e esforço para obtê- los. Os consumidores tem forte preferência por marca, estando dispostos a investir tempo e esforço para obtê- los. Ternos caros, equipamentos de som, jóias, artigos para decoração, ou seja, bens que simbolizam status. Ternos caros, equipamentos de som, jóias, artigos para decoração, ou seja, bens que simbolizam status. Lojistas e fornecedores devem escolher cuidadosamente a localização. Lojistas e fornecedores devem escolher cuidadosamente a localização. Fabricantes e lojistas compartilham os custos de propaganda. Fabricantes e lojistas compartilham os custos de propaganda.

5 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Aspectos Importantes na venda de Bens de Especialidade ou de Compra Comparada Aspectos Importantes na venda de Bens de Especialidade ou de Compra Comparada Atendimento superior Atendimento superior Clareza da expectativa e necessidade do consumidor, renda... Clareza da expectativa e necessidade do consumidor, renda... Oferecer produto ampliado: garantia, condições de compra, pronta entrega Oferecer produto ampliado: garantia, condições de compra, pronta entrega Atender expectativas individuais Atender expectativas individuais Conhecer bem os produtos, os fornecedores, as características dos consumidores. Conhecer bem os produtos, os fornecedores, as características dos consumidores.

6 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens Não Procurados O consumidor ainda não está consciente da existência ou da forma de utilização O consumidor ainda não está consciente da existência ou da forma de utilização Produtos de inovação tecnológica Produtos de inovação tecnológica Carro elétrico Carro elétrico Túmulos Túmulos Seguros Seguros Orienta-se para venda pessoal, propaganda para conscientização dos consumidores Orienta-se para venda pessoal, propaganda para conscientização dos consumidores

7 Níveis de um Produto Beneficio Central Características que o cliente identifica e que devem atender suas necessidades Produto Básico Parte Física do produto ou a prestação de serviços Produto Esperado Benefícios Adicionais Produto Ampliado Embalagem, marca, qualidade, estilo, características Produto Potencial Aquilo que pode ser desenvolvido


Carregar ppt "Aula 5 – Administração de Marketing Decisões sobre o Produto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google