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ESTUDO DE MERCADO PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL.

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1 ESTUDO DE MERCADO PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL

2 O ESTUDO DE MERCADO É A PARTE DO PROJETO NA QUAL SE DETERMINA O GRAU DE NECESSIDADE QUE A SOCIEDADE APRESENTA EM RELAÇAO AO BEM CUJA PRODUÇÃO SE DEVE ESTUDAR. O ESTUDO DE MERCADO É A PARTE DO PROJETO NA QUAL SE DETERMINA O GRAU DE NECESSIDADE QUE A SOCIEDADE APRESENTA EM RELAÇAO AO BEM CUJA PRODUÇÃO SE DEVE ESTUDAR.

3 OBJETIVO DETERMINAR A QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PROVINIENTES DE UMA NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO QUE NUMA CERTA ÁREA GEOGRÁFICA E EM DETERMINADAS CONDIÇÕES DE VENDA (PREÇOS) A COMUNIDADE ESTÁ DISPOSTA A COMPRAR. DETERMINAR A QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PROVINIENTES DE UMA NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO QUE NUMA CERTA ÁREA GEOGRÁFICA E EM DETERMINADAS CONDIÇÕES DE VENDA (PREÇOS) A COMUNIDADE ESTÁ DISPOSTA A COMPRAR.

4 O ESTUDO DE MERCADO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES RESPOSTAS I) QUEM COMPRARÁ? I) QUEM COMPRARÁ? II) QUANTO SE COMPRARÁ? II) QUANTO SE COMPRARÁ? III) A QUE PREÇOS SE COMPRARÁ O PRODUTO ESTUDADO? III) A QUE PREÇOS SE COMPRARÁ O PRODUTO ESTUDADO?

5 O ESTUDO DE MERCADO IMPLICA OS SEGUINTES ASPECTOS ANALISAR DADOS DO PASSADO, OBSERVÁ-LO NO PRESENTE E PROJETAR ESSA TENDÊNCIA PARA O FUTURO; ANALISAR DADOS DO PASSADO, OBSERVÁ-LO NO PRESENTE E PROJETAR ESSA TENDÊNCIA PARA O FUTURO; É NECESSÁRIO QUE A PROCURA SEJA SUPERIOR A OFERTA. É NECESSÁRIO QUE A PROCURA SEJA SUPERIOR A OFERTA. OBS. A DIFERENÇA ENTRE OFERTA E PROCURA CHAMAMOS DE PROCURA INSATISFEITA E É O OBJETIVO CENTRAL DO ESTUDO DE MERCADO.. OBS. A DIFERENÇA ENTRE OFERTA E PROCURA CHAMAMOS DE PROCURA INSATISFEITA E É O OBJETIVO CENTRAL DO ESTUDO DE MERCADO..

6 IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR a) OS LIMITES GEOGRÁFICOS; a) OS LIMITES GEOGRÁFICOS; b) O NÍVEL DE RENDA DOS CONSUMIDORES; b) O NÍVEL DE RENDA DOS CONSUMIDORES; c) O SEXO; c) O SEXO; d) FAIXA ETÁRIA; d) FAIXA ETÁRIA; e) SETOR PRODUTIVO. e) SETOR PRODUTIVO.

7 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS OS BENS PODEM SER : OS BENS PODEM SER : - DE CONSUMO; - BENS DE PROCURA DERIVADA.

8 OS BENS DE CONSUMO PODEM SER: a) BENS DE CONSUMO CORRENTE. Exemplo: Alimentos, produtos de higiene, diversões, serviços médicos, etc.; b) BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. Exemplo: Roupas, calçados, eletrodomésticos, automóveis, etc.

9 BENS DE PROCURA DERIVADA a) BENS INTERMEDIÁRIOS. Exemplo: Matérias-primas, serviços de mão-de-obra, energia elétrica, derivados de petróleo, etc.; b) BENS DE CAPITAL. Exemplo: Equipamentos, instalações, edificações, etc.

10 NO ESTUDO DE MERCADO DEVE CONTER O CONCEITO DE CONSUMO APARENTE QUE SIGNIFICA A PRODUÇÃO NACIONAL DO BEM MAIS AS IMPORTAÇÕES E MENOS AS EXPORTAÇÕES. QUE SIGNIFICA A PRODUÇÃO NACIONAL DO BEM MAIS AS IMPORTAÇÕES E MENOS AS EXPORTAÇÕES.

11 COLETA DE INFORMAÇÕES PODEMOS COLETAR INFORMAÇÕES RELATIVAS: CONSUMO DO BEM HISTÓRICO, CAPACIDADE DE PRODUÇÃO EXISTENTE, POPULAÇÃO CONSUMIDORA, PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, AO CONSUMO EM FUNÇÃO DO PREÇO, RELATIVAS AO MERCADO INTERNACIONAL DO PRODUTO, RENDA PER CAPITA E RELATIVAS A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO. PODEMOS COLETAR INFORMAÇÕES RELATIVAS: CONSUMO DO BEM HISTÓRICO, CAPACIDADE DE PRODUÇÃO EXISTENTE, POPULAÇÃO CONSUMIDORA, PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, AO CONSUMO EM FUNÇÃO DO PREÇO, RELATIVAS AO MERCADO INTERNACIONAL DO PRODUTO, RENDA PER CAPITA E RELATIVAS A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO.

12 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES O ESTUDO DE MERCADO DEVE SER REALIZADO MEDIANTE: O ESTUDO DE MERCADO DEVE SER REALIZADO MEDIANTE: a) A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO, DOS CONSUMIDORES E SUAS CORRELAÇÕES; a) A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO, DOS CONSUMIDORES E SUAS CORRELAÇÕES; b) COLETA DE INFORMAÇÕES; b) COLETA DE INFORMAÇÕES; c) ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS E DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJEÇÃO; c) ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS E DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJEÇÃO; d) PROJEÇÕES DAS INFORMAÇÕES. d) PROJEÇÕES DAS INFORMAÇÕES.

13 fim fim


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