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Lavratti.com Competitividade Tipos de bens Serviços Demanda Oferta Preço de equilíbrio Utilidade marginal Preferências do consumidor.

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1 lavratti.com Competitividade Tipos de bens Serviços Demanda Oferta Preço de equilíbrio Utilidade marginal Preferências do consumidor

2 lavratti.com Slide 2/12 Competitividade RUSSELL, Roberta; TAYLOR III, Bernard W. Operations management. 4 ed. New Jersey: Prentice Hall, Competir em custos (fazer barato). Empresas que eliminam desperdícios. Examinam toda a estrutura de custos. Produção em massa pode ser ou não uma alternativa. As reduções de custo devem ser de longo prazo. Competir em qualidade (fazer certo). Qualidade deve ser vista como uma oportunidade de atender o consumidor, não como uma forma de reduzir os problemas. Competir em flexibilidade (mudar o que faz). Produzir uma grande variedade de produtos, introduzir novos produtos e modificar os existentes rapidamente. Competir em velocidade (fazer rápido). Movimentos rápidos, adaptações rápidas e fortes ligações no canal de suprimentos. Competir em confiança (fazer em tempo). Entregar os produtos aos clientes conforme foi prometido.

3 lavratti.com Slide 3/12 Tipos de bens WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, Bem de consumo durável: não desaparecem da primeira vez em que são usados e deveriam durar para sempre. Carros, eletrodomésticos, móveis e decoração, utensílios e acessórios domésticos, equipamento fotográfico, para recreação ou para esportes, brinquedos e jogos. Bem de consumo não-durável: são usados apenas uma vez ou duram menos de 3 anos. Cosméticos, comida, produtos de limpeza, suprimentos para escritório, embalagens, papel, produtos pessoais, roupas e sapatos. Bem intermediário: utilizados para produção de outros bens. Matérias-primas, produtos parcialmente acabados, componentes. Aço, motor para automóvel. Bem de capital: são usados na produção de capital. Máquinas, equipamentos, carros e computadores.

4 lavratti.com Slide 4/12 Atributos dos serviços WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, Intangibilidade Perecibilidade Falta de transportabilidade Falta de homogeneidade Uso intensivo de trabalho Flutuações na demanda Envolvimento do comprador

5 lavratti.com Slide 5/12 Prestação dos serviços geralmente envolve WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, O provedor do serviço Equipamentos usados na prestação do serviço As instalações físicas Os clientes Outros consumidores presentes no local da prestação do serviço

6 lavratti.com Slide 6/12 Prestação dos serviços geralmente envolve WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, O provedor do serviço Equipamentos usados na prestação do serviço As instalações físicas Os clientes Outros consumidores presentes no local da prestação do serviço Ensino Limpeza doméstica Conserto de encanamento Restaurante Roupas sob medida Carro novo Rádio Refrigerantes Sal Serviços puros Bens puros (commodities)

7 lavratti.com Slide 7/12 Diagnóstico médico Serviço de advocacia Tratamento dentário Manutenção de automóveis Manutenção de televisores Creche Corte de cabelo Férias Refeições em restaurantes Automóveis Casas Móveis Jóias Roupas Serviços Bens Como os clientes avaliam informações WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, Avaliação baseada principalmente em PESQUISA A avaliação baseada em pesquisa pode ser feita antes da compra. Avaliação baseada principalmente em EXPERIÊNCIA A avaliação baseada em experiência somente pode ser feita durante o uso ou consumo. Avaliação baseada principalmente em CREDENCIAIS A avaliação baseada em credenciais é característica principalmente dos serviços que não podem ser avaliados antes da compra, muito menos durante o consumo.

8 lavratti.com Slide 8/12 Demanda WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, Demanda: é a quantidade de bens que o cliente não quer mas pode compar.

9 lavratti.com Slide 9/12 Oferta WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, Oferta: é a quantidade que o produtor pretende vender a um determinado preço. Os fatores determinantes da oferta serão o preço de mercado e o custo de produção. As curvas de oferta são construídas com base na produção de longo prazo da empresa. O formato crescente se deve à utilidade marginal decrescente.

10 lavratti.com Slide 10/12 Preço de equilíbrio MESCON; BOVÉE; THILL

11 lavratti.com Slide 11/12 Teoria da utilidade marginal McCormick; Kitchin; Marshall; Sampson; Sedgwick. Utilidade marginal: o consumidor compra mais de uma mercadoria quando o seu preço cai. Utilidade marginal decrescente: os sucessivos incrementos de um bem produzirão unidades sucessivamente decrescente de satisfação. Quando um preço cai: efeito-renda e efeito-substutuição. Paradoxo do valor: um bem essencial pode ter um preço muito inferior ao de bens menos abundantes.

12 lavratti.com Slide 12/12 Tendências nas preferências do consumidor COUGHLAN, Anne T. et al. Canais de marketing e distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, a)Escassez de tempo b)Aumento de conhecimento sobre produtos e disponibilidade c)Aumento da polaridade de rendas d)Aumento na quantidade de trabalhadores autônomos


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