A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2

2 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Gestão É a função empresarial que planeja,coordena e controla os recursos necessários para se produzirem os produtos e serviços de uma empresa. Papel da gestão É transformar as entradas ( INSUMOS ) da empresa em produtos acabados ou serviços.

3 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
O processo de transformação Feedback (retroação) do cliente Insumos Pessoas Instalações Máquinas Equipamentos Tecnologias Materiais Informações Saídas produtos serviços Processo de Transformação Informações de Desempenho

4 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Processo de transformação em uma fábrica O processo de transformação é a modificação física de matérias primas e outros insumos em produtos. Exemplos : Converter couro e borracha em calçados esportivos, plásticos em brinquedos, frutas em sucos, petróleo em combustível, algodão em tecido, madeira em móveis.

5 PRODUTOS

6 PRODUTO

7 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Processo de transformação em uma empresa em serviço O processo de transformação é organização dos insumos em serviços. Exemplos: Em uma oficina mecânica, reunindo funcionários, ferramentas, equipamentos e peças para o conserto do veículo. Uma casa de shows,organizando artistas,músicos, instrumentos,iluminação,sistema de som , palco e acomodações para o público.

8 SERVIÇOS

9 SERVIÇOS

10 SERVIÇOS

11 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Logística A gestão da logística industrial visa maximizar o valor econômico dos produtos ou materiais tendo-os disponíveis, a um preço razoável,onde e quando houver procura.

12 CADEIA DE SUPRIMENTOS ( SUPLAY CHAIN )

13 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Projeto de Fábrica e Instalações Industriais O projeto de fábrica em sua forma material, será constituído, principalmente, por documentos técnicos elaborados por especialistas nos diversos campos da engenharia abrangidos pelo empreendimento.

14 Sistemas de produção e Processos Produtivos
Gestão da Manutenção Trabalhar de perto, junto à gerencia de manutenção para o projeto de sistemas, procedimentos e técnicas visando reduzir custos de manutenção e melhorar o desempenho da produção.

15 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Pesquisa de Mercado Acompanhar junto ao departamento de Marketing as evoluções do mercado, quanto as preferências do consumidor, no que se refere a produtos e/ou serviços, ao atendimento de suas necessidades e desejos.

16 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Metodologia de Projeto e Engenharia de Bens eServiços O projeto do produto define as caraterísticas do produto, como sua aparência, os materiais que são usados na sua fabricação, suas dimensões e tolerâncias, e seus padrões de desempenho.

17 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Trata-se de uma série de ações ou operações planejadas, pelas quais passa o material, de um estágio para o outro. Todos os processos podem ser agrupados em em duas grandes categorias: operações contínuas. operações intermitentes.

18 Processos Produtivos Operações Contínuas As operações são usadas para produzir um ou alguns produtos padronizados em grande quantidade. Os recursos são organizados em fluxo linear para acomodar eficientemente a produção do produto.

19 Processos Produtivos As operações contínuas se dividem em: processos contínuos. processos em linha.

20 Processos Produtivos processos contínuos: operam continuamente
para produzir um volume muito grande de um item inteiramente padronizado. FÁBRICA DE TINTAS Exemplos: refinarias de petróleo. estações de tratamento de água. fábricas de gases e líquidos.

21 processos em linha: são projetados para
Processos Produtivos processos em linha: são projetados para produzir um grande volume de um item padronizado para produção em massa. FÁBRICA DE CIGARROS Exemplos: montadoras de automóveis fabricas de alimentos e bebidas. fabricas de calçados e confecções fabricas de eletrodomésticos.

22 Operações intermitentes

23 Processos Produtivos As operações intermitentes se dividem em: processos de projetos. processos em lotes.

24 Operações Intermitentes
processos de projetos: são usados para fazer produtos um de cada vez exatamente de acordo com as especificações do cliente. exemplos: construção civil. construção naval. alfaiatarias. projetos de interiores. serviços médicos. trabalhos artísticos. corte de cabelho. FABRICA DE AVIÕES

25 Operações Intermitentes
processos em lotes: são usados para produzir pequenas quantidades de produtos em grupos ou lotes com base em pedidos de clientes ou em especificações de produtos. Exemplos: escolas. gráficas. confeitarias. confecção de jóias. USINAGEM

26 Processos Produtivos ( FLUXOGRAMA )

27 FABRICA DENTRO FABRICA
OBJETIVOS : REDUZIR TEMPO DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES E DESPERDÍCIO DE MATERIAIS. DAR MAIS AGILIDADE AO PROCESSO INDUSTRIAL . TER MAIOR CONTROLE DOS ESTOQUES E DA PRODUÇÃO. MARCIILIO CUNHA

28 Qualidade Qualidade de Bens e Serviços: gestão
controle estatístico e metrológico normalização e certificação para a qualidade confiabilidade de equipamentos. máquinas e equipamentos bens e serviços

29 Engenharia Econômica gestão econômica gestão de custos gestão financeira de projetos gestão de investimentos

30 Pesquisa Operacional simulação processos estocásticos processos decisórios análise de demandas por bens e serviços

31 planejamento estratégico
Estratégia Organizacional planejamento estratégico estratégias de produção empreendedorismo organização avaliação de mercado estratégia de marketing redes de empresas cadeia produtiva

32 Conhecimento Organizacional
gestão da inovação gestão da tecnologia gestão da informação de produção

33 gestão de recursos naturais
Meio Ambiente gestão de recursos naturais gestão energética gestão de resíduos industriais

34


Carregar ppt "SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google