A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento Mestre da Produção Plano Mestre de Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento Mestre da Produção Plano Mestre de Produção."— Transcrição da apresentação:

1 1 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento Mestre da Produção Plano Mestre de Produção Programação da Produção Administração dos Estoques Seqüenciamento Emissão e Liberação de Ordens Ordens de Montagem Ordens de Fabricação Ordens de Compras Fabricação e Montagem Departamento de Compras Pedido de Compras EstoquesFornecedores Departamento de Marketing Previsão de Vendas Pedidos em Carteira Acompanhamento e Controle da Produção Avaliação de Desempenho Clientes

2 2 OBJETIVOS ê INTRODUZIR OS CONCEITOS ASSOCIADOS AOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ê DESCREVER AS FUNÇÕES BÁSICAS E DE APOIO AOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ê DESCREVER AS ATIVIDADES BÁSICAS DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

3 3 PROGRAMA ê INTRODUÇÃO ê FUNÇÕES DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO n PRODUÇÃO n MARKETING n FINANÇAS n FUNÇÕES DE SUPORTE ê PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

4 4 INTRODUÇÃO ONTEM. Confronto entre capital e trabalho. Protecionismo. Decisões localizadas, específicas de cada mercado HOJE 0 Administração participativa 0 Busca de novos mercados 0 Globalização ou as espécies evoluem ou são extintas pela concorrência Darwin e assim caminha a humanidade Lulu Santos

5 5 INTRODUÇÃO CONCLUSÃO: as empresas de bens ou serviços que não adaptarem seus sistemas produtivos para a melhora contínua da produtividade, não terão espaço no processo de globalização. ASSIM: *A velha estratégia da produção em massa, derivada da noção de economia de escala, não é mais válida. *As empresas devem possuir um sistema flexível de produção, com rapidez no projeto e implantação de novos produtos, com baixos leadtimes e estoques no atendimento das necessidades dos clientes.

6 6 INTRODUÇÃO DENTRO DESTE CONTEXTO: A forma como planeja-se, programa-se e controla-se estes sistemas produtivos tem função primordial. A eficiência de qualquer sistema produtivo depende da forma como os problemas são resolvidos, ou seja, do planejamento, programação e controle do sistema. NOTA: A conceituação de sistemas produtivos abrange tanto a produção de bens como a de serviços.

7 7 FUNÇÕES DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO FUNÇÕES BÁSICAS PRODUÇÃO MARKETINGFINANÇAS

8 8 Funções dos Sistemas de Produção PRODUÇÃO *CONSISTE DE TODAS AS ATIVIDADES QUE DIRETAMENTE ESTÃO RELACIONADAS COM A PRODUÇÃO DE BENS OU SERVIÇOS. 4É o centro dos sistemas produtivos, sendo responsável por gerar os bens ou serviços comercializados pelas empresas. Transforma insumos em bens ou serviços através de um ou mais processos organizados de conversão. 4Sua essência consiste em adicionar valor aos bens ou serviços durante o processo de transformação. Assim sendo, todas as atividades produtivas que não adicionarem valor aos bens ou serviços devem ser consideradas como perdas e eliminadas.

9 9 Funções dos Sistemas de Produção PRODUÇÃO OPERAÇÕES PRODUTIVAS x SISTEMAS PRODUTIVOS

10 10 Funções dos Sistemas de Produção MARKETING HÉ ENCARREGADA DE VENDER E PROMOVER OS BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS POR UMA EMPRESA, TOMANDO DECISÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE E ESTIMATIVAS DE PREÇOS PARA OS MESMOS. HESTÁ ENCARREGADA DE CONTATAR COM OS CLIENTES E SENTIR O MERCADO, VISANDO: +A MÉDIO E CURTO PRAZO ABASTECER A PRODUÇÃO COM INFORMAÇÕES SOBRE A DEMANDA PELOS PRODUTOS ATUAIS, PERMITINDO O PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO e +A LONGO PRAZO BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE POTENCIAIS NECESSIDADES DOS CLIENTES VISANDO O PROJETO DE NOVOS BENS OU SERVIÇOS A SEREM DESENVOLVIDOS.

11 11 Funções dos Sistemas de Produção FINANÇAS *É ENCARREGADA DE ADMINISTRAR OS RECURSOS FINANCEIROS DA EMPRESA E ALOCÁ-LOS ONDE FOREM NECESSÁRIOS. 9PROVIDENCIA A ORÇAMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE RECEITAS E DESPESAS, A PROVISÃO DE FUNDOS PARA ATENDER ESTE ORÇAMENTO E A ANÁLISE ECONÔMICA DOS INVESTIMENTOS PRODUTIVOS. 9PERIODICAMENTE, EM CONJUNTO COM PRODUÇÃO E MARKETING, PREPARA UM ORÇAMENTO DE LONGO PRAZO PREVENDO AS RECEITAS E DESPESAS QUE OCORRERÃO PARA O PATAMAR DE PRODUÇÃO PROJETADO DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO.

12 12 Funções dos Sistemas de Produção ENGENHARIA / RESPONSÁVEL PELAS FUNÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO DOS PRODUTOS E DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DOS BENS OU SERVIÇOS. DIVIDE-SE EM: (ENGENHARIA DO PRODUTO: PROJETO DO PRODUTO COM DESENHOS, PARÂMETROS DIMENSIONAIS, DEFINIÇÃO DE MATERIAIS, E OUTROS (ENGENHARIA DO PROCESSO: DEFINIÇÃO DO ROTEIRO DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DOS PRODUTOS PROJETADOS. 4 O PCP USA AS INFORMAÇÕES DA ENGENHARIA PARA IDENTIFICAR O QUE E COMO PRODUZIR OS PRODUTOS SOLICITADOS PELOS CLIENTES

13 13 Funções dos Sistemas de Produção COMPRAS/SUPRIMENTOS 2 TÊM POR RESPONSABILIDADE SUPRIR O SISTEMA PRODUTIVO COM AS MATÉRIAS-PRIMAS, COMPONENTES, MATERIAIS INDIRETOS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS À PRODUÇÃO DOS BENS OU SERVIÇOS. *O PCP relaciona-se diretamente com compras, passando-lhe informações sobre o planejamento das quantidades de materiais e prazos necessários para o atendimento de um programa de produção, solicitando-lhe a reposição dos materiais, e acompanhando o desempenho dos fornecedores no atendimento deste programa.

14 14 Funções dos Sistemas de Produção MANUTENÇÃO Õ ENCARREGA-SE EM MANTER OS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE PRODUÇÃO EM PERFEITO ESTADO DE USO. PODE SER RESPONSÁVEL TAMBÉM PELA PRODUÇÃO DO FERRAMENTAL, PELA PRODUÇÃO DE PEQUENAS MÁQUINAS, E PELAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE SALUBRIDADE E SEGURANÇA. +O PCP tem interesse imediato no bom andamento das atividades de manutenção. A programação da produção exige o conhecimento das condições físicas dos equipamentos e instalações, e o replanejamento exige rapidez na troca de informações sobre a mudança de estado dos mesmos.

15 15 Funções dos Sistemas de Produção RECURSOS HUMANOS ì É DE SUA RESPONSABILIDADE RECRUTAR E TREINAR OS FUNCIONÁRIOS, ESTABELECER AS RELAÇÕES TRABALHISTAS, A NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS, A POLÍTICA SALARIAL E FAZER COM QUE OS MESMOS SINTAM-SE PRESTIGIADOS E ENVOLVIDOS COM A EFICIÊNCIA DO SISTEMA PRODUTIVO. JO PCP relaciona-se com Recursos Humanos no longo prazo, definindo o patamar de produção necessário para atender a previsão de demanda, base para uma política de recrutamento e treinamento, e no curto prazo programando os recursos produtivos onde os funcionários serão alocados.

16 16 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO * Em um sistema produtivo ao serem definidas suas metas eestratégias, faz-se necessário: 4formular planos para atingí-las; 4administrar os recursos humanos e físicos com base nestes planos; 4direcionar a ação dos recursos humanos sobre os físicos e 4acompanhar esta ação permitindo a correção de prováveis desvios. XComo departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos a níveis estratégico, tático e operacional.

17 17 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Engenharia de Produto lista de materiais desenhos Engenharia de Processo roteiros de fabricação leadtimes Marketing plano de vendas pedidos firmes Manutenção plano de manutenção Compras entradas e saídas de materiais Planejamento Estratégico da Produção Planejamento Mestre da produção Programação da Produção ordens de compra ordens de fabricação ordens de montagem Acompanhamento da Produção Recursos Humanos programa de treinamento Finanças plano de investimentos fluxo de caixa

18 18 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento Mestre da Produção Plano Mestre de Produção Programação da Produção Administração dos Estoques Seqüenciamento Emissão e Liberação de Ordens Ordens de Montagem Ordens de Fabricação Ordens de Compras Fabricação e Montagem Departamento de Compras Pedido de Compras EstoquesFornecedores Departamento de Marketing Previsão de Vendas Pedidos em Carteira Acompanhamento e Controle da Produção Avaliação de Desempenho Clientes VISÃO GERAL DAS ATIVIDADES DO PCP

19 19 Planejamento e Controle da Produção PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO % CONSISTE EM ESTABELECER UM PLANO DE PRODUÇÃO PARA DETERMINADO PERÍODO (LONGO PRAZO) SEGUNDO AS ESTIMATIVAS DE VENDAS E A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS E PRODUTIVOS. HA estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que espera-se vender no horizonte de planejamento estabelecido. HA capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que planejada a tempo, pela adição de recursos financeiros.

20 20 Planejamento e Controle da Produção PLANEJAMENTO MESTRE DE PRODUÇÃO ð CONSISTE EM ESTABELECER UM PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO (PMP) DE PRODUTOS FINAIS, DETALHADO NO MÉDIO PRAZO, PERÍODO A PERÍODO, A PARTIR DO PLANO DE PRODUÇÃO, COM BASE NAS PREVISÕES DE VENDAS DE MÉDIO PRAZO OU DOS PEDIDOS FIRMES JÁ CONFIRMADOS. *Onde o plano de produção considera famílias de produtos, o Plano Mestre especifica itens finais que fazem parte destas famílias. *A partir do estabelecimento do Plano Mestre, o sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagem dos bens ou serviços.

21 21 Planejamento e Controle da Produção PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO { COM BASE NO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO E NOS REGISTROS DE CONTROLE DE ESTOQUES, A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO ESTABELECE NO CURTO PRAZO QUANTO E QUANDO COMPRAR, FABRICAR OU MONTAR DE CADA ITEM NECESSÁRIO À COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS FINAIS. íPara tanto, são emitidas ordens de compra para os itens comprados, ordens de fabricação para os itens fabricados internamente, e ordens de montagem para as submontagens intermediárias e montagem final dos produtos definidos no Plano Mestre de Produção.


Carregar ppt "1 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento Mestre da Produção Plano Mestre de Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google