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ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

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Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

2 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
DA PRODUÇÃO Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

3 Atividades da Organização da Produção
Desenho de produtos elegantes que possam ser empacotados de forma eficiente; Desenho do arranjo físico da loja que proporcione circulação suave e eficaz; Garantia de que o serviço de todos os funcionários contribua para o sucesso da empresa; Exame contínuo e aprimoramento das práticas de produção; Monitoramento e aumento da qualidade do serviço prestado; Rápida reposição de produtos; Manutenção de áreas de estocagem limpas e seguras; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

4 Funções na Organização
Para atingir seus objetivos os sistemas produtivos devem exercer uma série de funções operacionais, desempenhadas por pessoas, que vão desde o projeto dos produtos, até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de funcionários, aplicação dos recursos financeiros, distribuição dos produtos, etc. De uma forma geral estas funções podem ser agrupadas em três funções básicas: Finanças, Produção e Marketing. O sucesso de um sistema produtivo depende da forma como estas três funções se relacionam. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

5 Funções na Organização
A função de Produção consiste de todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens ou serviços. A função de Produção é o centro dos sistemas produtivos, sendo responsável por gerar os bens ou serviços comercializados pelas empresas. A função de Produção transforma insumos em bens ou serviços através de um ou mais processos organizados de conversão. A essência da função de Produção consiste em adicionar valor aos bens ou serviços durante o processo de transformação. Dentro deste conceito, todas as atividades produtivas que não adicionarem valor aos bens ou serviços devem ser consideradas como perdas e eliminadas. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

6 Funções na Organização
A função de Marketing está encarregada de vender e promover os bens e serviços produzidos por uma empresa, tomando decisões sobre estratégias de publicidade e estimativas de preços para os mesmos. Marketing está encarregada de contactar com os clientes e sentir o mercado visando por um lado (médio e curto prazo) abastecer a Produção com informações sobre a demanda pelos produtos atuais, permitindo o planejamento e programação da produção, e por outro (longo prazo) buscar informações sobre potenciais necessidades dos clientes visando o projeto de novos bens ou serviços a serem desenvolvidos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

7 Funções na Organização
A função de Finanças esta encarregada de administrar os recursos financeiros da empresa e alocá-los onde forem necessários. Com relação ao seu envolvimento com o sistema de produção e o planejamento e controle do mesmo, Finanças deve providenciar a orçamentação e acompanhamento de receitas e despesas, a provisão de fundos para atender este orçamento, e a análise econômica dos investimentos produtivos. Periodicamente Finanças deve, em conjunto com Produção e Marketing, preparar um orçamento de longo prazo prevendo as receitas e despesas que ocorrerão para o patamar de produção projetado dentro do planejamento estratégico da produção. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

8 Conflito entre as três Funções
Objetivos da empresa: Lucro = receita – despesas: Algumas ações nesse sentido: Melhora nos serviços ao cliente; Diminuição dos custos de produção; Diminuição dos investimentos em estoques; Diminuição dos custos de distribuição dos produtos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

9 Conflito entre as três Funções
Marketing Produção Finanças Objetivo tradicional Impactos Serviços ao cliente Eficiência produtiva Investimento em estoques Aumentar receita Aumentar disponibilidade de produtos Reduzir custos da produção Realizar longas jornadas Aumentar lucro e fluxo de caixa Diminuir custos e investimentos Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

10 Funções na Organização
Engenharia: Assume todas as funções técnicas de projeto dos produtos e dos processos de fabricação e montagem dos bens ou serviços. Pode subdividir-se em Engenharia do Produto, envolvendo o projeto do produto com desenhos, parâmetros dimensionais, definição de materiais, etc., e Engenharia do Processo ou Industrial, envolvendo a definição do roteiro de fabricação e montagem dos produtos projetados. O PCP usa as informações da Engenharia para identificar o que e como produzir os produtos solicitados pelos clientes. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

11 Funções na Organização
Compras/Suprimentos: Têm por responsabilidade suprir o sistema produtivo com as matérias-primas, componentes, materiais indiretos e equipamentos necessários à produção dos bens ou serviços. O PCP relaciona-se diretamente com Compras, passando-lhe informações sobre o planejamento das quantidades de materiais e prazos necessários para o atendimento de um programa de produção, solicitando-lhe a reposição dos materiais, e acompanhando o desempenho dos fornecedores no atendimento deste programa. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

12 Funções na Organização
Manutenção: Encarrega-se em manter os equipamentos e instalações do sistema de produção em perfeito estado de uso. Pode ser responsável também pela produção do ferramental, pela produção de pequenas máquinas, e pelas condições ambientais de salubridade e segurança. O PCP tem interesse imediato no bom andamento das atividades de manutenção. A programação da produção exige o conhecimento das condições físicas dos equipamentos e instalações, e o replanejamento exige rapidez na troca de informações sobre a mudança de estado dos mesmos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

13 Funções na Organização
Recursos Humanos: É de sua responsabilidade recrutar e treinar os funcionários, estabelecer as relações trabalhistas, a negociação de contratos, a política salarial, e fazer com que os mesmos sintam-se prestigiados e envolvidos com a eficiência do sistema produtivo. O PCP relaciona-se com Recursos Humanos no longo prazo, definindo o patamar de produção necessário para atender a previsão de demanda, base para uma política de recrutamento e treinamento, e no curto prazo programando os recursos produtivos onde os funcionários serão alocados. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

14 Planejamento e Controle da Produção
Engenharia de Produto lista de materiais desenhos Planejamento Estratégico da Produção Engenharia de Processo roteiros de fabricação leadtimes Planejamento Mestre da produção Marketing plano de vendas pedidos firmes Programação da Produção ordens de compra ordens de fabricação ordens de montagem Finanças plano de investimentos Fluxo de caixa Recursos Humanos programa de treinamento Manutenção plano de manutenção Acompanhamento da Produção Compras entradas e saídas de materiais Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

15 Modelo Geral de Organização da Produção
Objetivos Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação Consumidores Estratégia da Produção Posição Competitiva Projeto Entrada (input) Saída (output) Melhoria Consumidor Instalações Pessoal Recursos de entrada de transformação Planejamento e Controle Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

16 Modelo de Transformação
Inputs para o processo de transformação: Recursos transformados - os que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma; Recursos de transformação - os que agem sobre os recursos transformados; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

17 Modelo de Transformação
Recursos Transformados: Materiais; Informações; Consumidores; Com freqüência, um deles é dominante em uma operação. Por exemplo, um banco ao produzir demonstrativos está processando materiais; ao orientar um cliente está processando consumidores; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

18 Modelo de Transformação
Recursos de Transformação: Instalações - prédios, equipamentos, terrenos e tecnologia do processo de produção; Funcionários - os que operam, mantêm, planejam e administram a produção; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

19 Materiais Transformados
Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

20 Processo de Transformação
Processamento de materiais: As operações que processam materiais podem transformar suas propriedades físicas (como forma, composição ou características); Outras mudam sua localização (empresas de entrega de encomendas, por exemplo); Algumas, como operações de varejo, também mudam a posse ou a propriedade dos materiais; Um armazém, por exemplo, os estocam ou os acomodam; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

21 Processo de Transformação
Processamento de informações: As operações que processam informações podem transformar suas propriedades informativas (isto é, a forma da informação), os contadores fazem isso; Algumas mudam a posse da informação, como, por exemplo, as empresas de pesquisa de mercado; Algumas estocam ou acomodam a informação, como, por exemplo, os arquivos e as bibliotecas; As empresas de telecomunicações mudam a localização da informação; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

22 Processo de Transformação
Processamento de consumidores: As operações que processam consumidores podem transformar suas propriedades físicas, por exemplo, os cabeleireiros e cirurgiões plásticos; Algumas operações de processamento de consumidores estocam, ou, mais apropriadamente, acomodam-nos, por exemplo, os hotéis; As linhas aéreas, os sistemas de transporte rápido de massa e as empresas de ônibus transformam a localização de seus consumidores; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

23 Processo de Transformação
Processamento de consumidores: Algumas operações lidam com a transformação do estado fisiológico de seus consumidores, como os hospitais; Finalmente, algumas operações ocupam-se com a transformação de seu estado psicológico, como, por exemplo, a maioria dos serviços de entretenimento: música, teatro, televisão, rádio e parques temáticos; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

24 Modelo de Transformação
Outputs para o processo de transformação: Os outputs e o propósito do processo de transformação são bens físicos e/ou serviços, e estes, geralmente, são vistos como diferentes em vários sentidos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

25 Diferenciação nos Outputs
Tangibilidade: 1) Os bens físicos são tangíveis. Por exemplo, você pode tocar um aparelho de televisão ou um jornal; 2) Os serviços são intangíveis. Você não pode tocar a orientação de consultoria ou um corte de cabelo (embora possa, freqüentemente, ver ou sentir os resultados desses serviços); Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

26 Diferenciação nos Outputs
Estocabilidade: 1) Os bens podem ser estocados, pelo menos por algum tempo após sua produção; 2) Os serviços são, geralmente, não estocáveis; por exemplo, o serviço de “acomodação noturna de um quarto de hotel” não será prestado se não for vendido antes da noite; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

27 Diferenciação nos Outputs
Transportabilidade: 1) Pelo fato dos bens serem tangíveis existe a habilidade de serem transportados. Automóveis, máquinas-ferramentas e câmeras de vídeo podem ser movidos; 2) Os serviços que forem intangíveis serão intransportáveis. Serviços de saúde não podem ser transportados; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

28 Diferenciação nos Outputs
Simultaneidade: 1) Os bens físicos são quase sempre produzidos antes de o consumidor recebê-los, ou mesmo vê-los; 2) Os serviços são freqüentemente produzidos simultaneamente com seu consumo; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

29 Diferenciação nos Outputs
Contato com o consumidor: 1) Nas operações que produzem bens o consumidor têm baixo nível de contato. Embora você, provavelmente, tenha comprado e consumido pão na maior parte de sua vida, possivelmente nunca tenha visto a área em que se preparam os produtos de uma padaria; 2) No caso dos serviços, por serem produzidos e consumidos simultaneamente, em geral há um nível mais alto de contato entre o consumidor e a operação; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

30 Diferenciação nos Outputs
Qualidade: 1) Em razão dos consumidores não verem, em geral, a produção dos bens julgarão a qualidade da operação com base nos próprios bens. Sua qualidade é razoavelmente evidente; 2) Nos serviços o consumidor, que muitas vezes participa da operação, não julga apenas o resultado, mas também aspectos de sua produção; Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

31 Tipos de Operações de Produção
Embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços, apresentam diferenças em quatro aspectos importantes: volume de output; variedade de output; variação da demanda do output; grau de “visibilidade” (contato com o consumidor) envolvido na produção do output. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

32 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Dimensão Volume Produção e venda de hambúrguer em grande volume. Características: alto grau de repetição; especialização de tarefas; sistematização do trabalho; custos unitários baixos. Produção e venda num restaurante que serve alguns pratos rápidos com pequeno volume. Características: baixo grau de repetição; maior variedade de tarefas; pouca sistematização do trabalho; custos unitários mais altos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

33 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Dimensão Variedade Produção e venda com grande variedade de bens e/ou serviços. Características: alta flexibilidade; bom domínio do processo pelo funcionário; bom atendimento das necessidades dos consumidores; custos unitários altos. Produção e venda com pequena variedade de bens e/ou serviços. Características: pouca flexibilidade; alta padronização das operações; custos unitários mais baixos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

34 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Dimensão Variação Alta variação da demanda. Características: alta flexibilidade; bem ajustado com a demanda; custos unitários altos. Baixa variação da demanda. Características: pouca flexibilidade; alta utilização dos recursos transformadores; custos unitários mais baixos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

35 Dimensão Visibilidade
Alta visibilidade. Características: alta flexibilidade; bem ajustado com a demanda; custos unitários altos. Baixa visibilidade. Características: pouca flexibilidade; alta utilização dos recursos transformadores; custos unitários mais baixos. Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

36 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Exemplo Hotel Sofisticado Hotel com alta Tecnologia Baixo Alto Volume Alta Variedade Baixa Alta Variação Baixa Alta Visibilidade Baixa Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

37 Modelo Geral de Output de Bens e Serviços
Bens Puros Produção de Petróleo Fundição de Alumínio Máquinas ferramentas Restaurante Serviços de Sistema de informática Consultoria Gerencial Clínica Psicoterápica Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Serviços Puros


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