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COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR. Você concorda que a compra é uma atividade muito importante em qualquer empresa? Na verdade ela interfere diretamente.

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1 COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR

2 Você concorda que a compra é uma atividade muito importante em qualquer empresa? Na verdade ela interfere diretamente nas vendas e, conseqüentemente, nas demais áreas funcionais da empresa.

3 A qualidade, quantidade, preço e prazo dos produtos fabricados numa indústria dependem muito das condições em que foram adquiridos os insumos e as matérias-primas.

4 A Gestão de Compras é tido como fator estratégico nos negócios. Comprar significa procurar, adquirir e receber mercadorias e insumos necessários à manutenção, funcionamento e expansão da empresa.

5 É a compra que vai suprir as necessidades do processo de fabricação antes mesmo de se dar início ao processo.

6 Seus objetivos básicos são: Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; Coordenar esses fluxos para que seja aplicado o mínimo de investimento; Comprar materiais e insumos ao menor preço, sempre buscando padrões de qualidade e quantidade;

7 Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.

8 Suas atividades típicas são: Pesquisa dos fornecedores; Estudo do mercado; Estudo dos materiais; Análise dos custos; Investigação das fontes de fornecimento; Inspeção das fábricas dos fornecedores;

9 Aquisição conferência de requisições; Análise de cotações; Comprar por meios de contrato como no mercado aberto; Entrevistar vendedores e negociar contratos; Administração e manutenção de estoque mínimo;

10 Evitar excessos e obsolescência de estoque; Padronizar o que for possível; Dispor de materiais desnecessários, obsoletos e ou excedentes; Cuidar das relações comerciais.

11 A função do Departamento de compras: Obtenção dos materiais certos; Nas quantidades adequadas; Entregas em tempo hábil; E a preços mais vantajosos

12 O que você compra? Na industrial,o que define o tipo de matérias-primas e insumos a serem adquiridos são as linhas de produtos fabricados pela empresa. Nas prestadoras de serviços também é simples analisar e avaliar o que está sendo comprado. Os produtos são definidos em função dos tipos de serviços prestados.

13 Na empresa comercial, analisar que tipo de mercadorias estão sendo comprados é uma questão difícil e complexa. Classificação de mercadorias de uma empresa comercial: Mercadoria de alto giro; Mercadoria de médio giro; Mercadoria de baixo giro.

14 Mercadorias de alto giro: são aquelas destinadas a provocar tráfego no salão de vendas. Esse tipo de mercadoria quase sempre dá pouco lucro, mas exerce um forte efeito de atração da clientela. Ex: comestíveis perecíveis, Comestíveis não-perecíveis.

15 Mercadorias básicas ou de vendas constante- são as que através dos anos, mantêm boa procura pela clientela. São artigos atraentes, bem conceituados no mercado e de preço competitivo. A compra desse tipo de mercadoria é bem simples, geralmente feita através de compra de reposição.

16 Mercadoria da moda: são aquelas que têm um giro muito rápido, enquanto perdurar a moda. O processo de compra desse tipo de mercadoria é bem diferente. O empresário precisa estar muito atento e muito entrosado no mercado, a fim de saber quais são as tendências para não perder oportunidades de vendas ou de encalhe de mercadoria.

17 Quem está comprando? De qualquer modo o encarregado de compra – seja ele o próprio dono ou um funcionário- deve conhecer e seguir algumas regras básicas ao bom desempenho de suas funções.

18 Ele conhece bem o mercado? Ele conhece bem os estoques da empresa? Ele conhece o orçamento da empresa? Ele é cauteloso? Ele acompanha permanentemente os pedidos? Ele faz os pedidos por escrito? Ele é atualizado? Ele possui requisitos para desenvolver sua tarefas?

19 Portanto, Comprar Bem significa: Comprar suprimentos ao menor preço, reduzindo assim os custos da empresa, visualizando os prazos, preços, qualidade e volume e conseqüentemente manter-se bem relacionado com o mercado fornecedor e com os clientes.

20 A mente Que Se Abre a Uma Nova Idéia Jamais Voltará ao Seu Tamanho Original. Albert Einsten


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