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Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista Karen Larisse Kelly Tatiane Keithe Lopes Oldemar Júnior.

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Apresentação em tema: "Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista Karen Larisse Kelly Tatiane Keithe Lopes Oldemar Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista Karen Larisse Kelly Tatiane Keithe Lopes Oldemar Júnior

2 Introdução A função compras e um segmento essencial do departamento de materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamentos.

3 Como Comprar Bem Existem certos mandamentos que definem como comprar bem, que são: Verificação de prazos; De preços; De qualidade; E volume. Relacionamento com o mercado fornecedor; Seleção de fornecedores.

4 Organização De Compras Independentemente do porte da empresa, os princípios básicos de organização constituem-se em normas fundamentais, assim consideradas: Autoridade para compras; Registro de compras; Registro de preços; Registro de estoques e consumo; Registro de fornecedores; Arquivos e especificações; Arquivos de catálogos.

5 Organização De Compras Complementando a organização, podemos incluir como atividades típicas da Seção de Compras: Pesquisa Estudo do mercado; Estudo dos materiais; Aquisição Conferência de requisições; Analise das cotações; Administração Manutenção de estoques mínimos; Transferências de materiais;

6 Organização De Compras Algumas das atividades típicas dentro da organização de compras podem ser partilhadas com outros setores: Determinação do que fabricar ou comprar; Padronização e simplificação; Especificações e substituições de materiais; Testes comparativos.

7 Compras: Centralizar ou Descentralizar? Ambos os métodos devem ser empregados conforme a necessidade ou o porte da organização. Razões para estabelecer a descentralização: Distância geográfica; Tempo necessário para a aquisição de materiais; Facilidade de diálogo.

8 Relações Todos os departamentos funcionais dentro de uma empresa geram informações para o sistema de compras, ou requerem informações por causa do mesmo. Produção; Contabilidade; Vendas; Controle de qualidade, outros.

9 Objetivos Básicos Obter um fluxo continuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento; Comprar materiais e insumo aos menores preços, obedecendo a padrões de qualidade e quantidade definidos; Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honrada as melhores condições para a empresa, principalmente em termos de pagamento.

10 Sistema de Compras Um sistema adequado de compras tem variações em função de estrutura da empresa e de sua política adotada. Característica do sistema de compras: Sistemas de Compras a três cotações; Sistemas de preço objetivo; Duas ou mais aprovações;. Documentação complementar.

11 Solicitação de Compras A solicitação de compras é um documento que da autorização para o comprador executar uma compra. Cotação de Preços: È o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada

12 Pedido de Compra É um contrato formal entre a empresa e o fornecedor devendo representar fielmente todas as condições em que foi feita a negociação.

13 Acompanhamento de compra Um comprador eficaz deve manter um arquivo em que deve registrar a vida do produto, controlando todas as fases do processo de compra, as variações de preço, as modificações das quantidades solicitadas, a indicação de uma nova condição de pagamento e as entradas de mercadorias correspondentes ao pedido colocado.

14 Controle de qualidade A qualidade de um produto define-se através da comparação de suas características com os desejos do consumidor ou com normas e especificação de fabricação. Analises dos fatores dos produtos: Aspectos internos Aspectos externos

15 Inspeção A inspeção tem como objetivo determinar se um produto deve ser aprovado ou rejeitado levando os padrões de qualidade estabelecidos. Inspeção de Matéria Prima ou inspeção de recebimento; Inspeção de Processo; Inspeção Final.

16 Segurança da Qualidade A definição de qualidade do material a ser comprado é determinada considerando-se o veredicto final do departamento utilizador. O comprador saiba exatamente o que esta sendo desejado; O contrato ou pedido de compra seja emitido com uma das descrição adequada o que deseja; O fornecedor seja posicionado da exigências de qualidade.

17 Preço-Custo Preço: Entende-se que é o valor que o fornecedor exige ao vendedor pelo seu produto. Custo: Entende-se que é o quanto ele gasta para fabricar esse mesmo produto. E eles podem ser: Fixos Variáveis

18 Custo Em função do tipo da empresa e de seu processo de fabricação, o sistema de custo pode ser: Custo por ordem de produção; Custo por processo de fabricação; Matéria prima Mão de Obra Despesas de Fabricação Custo padrão ou standard;

19 Custos Os mecanismos de apuração de custos podem ser os seguintes: Acumulação: Inventário, controles de mão de obra e previsões Classificação: Contabilidade geral e analítica Distribuição: Consistem em distribuir os elementos de custos aos setores Apropriação: É a atribuição de custos a produção para em seguida apurarem-se os custos unitários.

20 Redução de Custos É um sistema correto de negociação, o controle de preços podem ser executado em centros de custo, visando ao estabelecimento de técnicas de gerenciamento que permitem manter um adequado controle sobre o preço de produtos comprados.

21 Prazo Prever as necessidades de uma empresa consiste em calcular o que lhe virá a ser necessário durante determinado período, quer seja para assegurar o funcionamento da linha de produção, quer seja para o funcionamento de toda empresa.

22 Frete Atualmente, o frete já esta representando uma parcela bastante significativa no preço do produto e merece ser analisado separadamente, dentro da análise de frete, é importante verificar a modalidade de transporte que o fornecedor está utilizando e saber se existem alternativas mais viáveis.

23 Embalagens O setor de compras deve preocupar-se é a de transporte, que trata ao produto comprado do fornecedor até a fabrica, dando a ele total proteção, sem excessos ou sofisticação. E podem ser divididas em duas categorias. Embalagens retornáveis Embalagens não retornáveis

24 Negociação Negociar não é uma disputa, ou seja, saber negociar é uma das habilidades mais exigidas de um comprador, e tem obedecer as seguintes etapas: Preparação Abertura Exploração Apresentação Clarificação Ação Final

25 Avaliação dos Fornecedores Classificação Fornecedores Monopolista: São fabricantes de produtos exclusivos dentro do mercado, normalmente o volume de compra é que determina o grau de atendimento e relacionamento. Fornecedores habituais: São os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços.

26 Avaliação dos Fornecedores Fornecedores Especiais: São os que ocasionalmente poderão prestar serviços, exemplo mão de obra e fabricadores produtos que requerem equipamentos especiais.

27 Compras: Setor Publico Licitação: Conceito Finalidade Modalidade Concorrência Tomada de Preços Convites

28 Compras: Setor Publico Tipos de Licitação: Menor Preço; Melhor Técnica; Técnica e Preço; Pregão.

29 Compras: Setor Publico Documentação Necessária: Habitação Jurídica; Qualificação Técnica; Qualificação Econômico-Financeiro; Regularidade Fiscal.

30 Conclusão Concluímos que a gestão de compras é um segmento essencial para o bom funcionamento das organizações, sendo esta bem qualificada e estruturada garante a permanecia e a boa competitividade no mercado, isso ocorre porque as atividades afetam de forma geral os diversos departamentos dentro da instituição, a gestão de compras baseia-se na analise, controle e acompanhamento de todo processo de compras dentro da empresa,bem como as mudanças e transformações de mercado em que ela atua.


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