A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 7 Características básicas de controle de estoque São comuns a todos os problemas de estoque. São elas: (b)Objetivos do estoque 1.Objetivos de custo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 7 Características básicas de controle de estoque São comuns a todos os problemas de estoque. São elas: (b)Objetivos do estoque 1.Objetivos de custo:"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 7 Características básicas de controle de estoque São comuns a todos os problemas de estoque. São elas: (b)Objetivos do estoque 1.Objetivos de custo: balancear custos de manter x pedir estoques 2. Objetivos de nível de serviço: obter equilíbrio entre produção e o custo total x nível de serviço prestado aos clientes; (c) Previsão de incertezas > Previsão de vendas futuras; > Previsão da demanda; > Estimativa do tempo de ressuprimento (lead time). 19CX - Larissa Diógenes e Raphaella El Haddad Dinâmica Intraorganizacional - Dinâmica Intraorganizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. a)Custos associados a estoques: 1.Custo de pedir: Custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades para reposição de estoque; 2.Custo de manter o estoque: necessários para manter certa quantidade de mercadoria por um determinado período; 3. Custo total: custos de pedir + custos de manter estoque;

2 Gestão de estoques X Controle de estoques O controle de estoque exerce grande influência na rentabilidade da empresa, visto que aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza o custo de manutenção do inventário; O conceito de gestão de estoque originou-se em função de compras em empresas que entenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte. No momento de sua criação era vista como um meio de reduzir custos totais associados com a aquisição e a gestão de materiais. Estoque: Como Estratégia Integradora do Negócio planejamento empresarial É parte das atividades do planejamento empresarial identificar e posicionar os elementos da gestão da logística dentro da estrutura do negócio global, através do: > Plano de negócios; > Plano de produção; > Plano das necessidades dos recursos; > Plano Financeiro; > Gerenciamento da demanda.

3 Objetivos da Gestão de Estoques Por gestão de estoques entendemos: o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação. Controle: Consiste no registro de dados reais correspondentes ao planejados mencionados. Planejamento: Consiste na determinação: dos valores que o estoque terá com o correr do tempo; das datas de entrada e saída dos materiais do estoque; e dos pontos de pedido do material Retroalimentação: é a comparação de dados de controle com os dados de planejamento, a fim de constatar desvios e determinar suas causas. Quando for o caso a empresa deve corrigir o plano a fim de que o planejamento e o controle sejam cada vez mais coincidentes

4 Fluxo descontínuo e Distribuição Empurrada É o sistema clássico, conhecido como método de empurrar estoque (push) Começa com a previsão de vendas que é a base para os programas de produção, os quais são convertidos para os planos de compras; À medida que os pedidos dos clientes chegam, eles são atendidos com os produtos acabados estocados no depósito; A maior crítica é quanto a inércia do sistema criada pela necessidade de manter estoques substanciais; A relação típica com os fornecedores nesse sistema é denominada arms lenght. Esse enfoque é vantajoso quando os lotes econômicos de produção ou compra são superiores aos necessários a curto prazo; O fluxo de informação corre no sentido do cliente, por meio do depósito e da fábrica, até o fornecedor e ocorre em um fluxo em série

5 Modelos de Gestão do Estoque A) Ponto de Reposição: Quantidade Fixa, Período Variável Conhecido como método de estoque mínimo; Objetiva minimizar investimentos em estoque; Cuida de balancear a relação entre: Estoque elevado X Estoque baixo (maior custo de produção) (risco de perda de vendas e/ou paradas na produção) Finalidade: dar início ao processo de ressuprimento com tempo hábil para não ocorrer falta do material É calculado: tempo de ressuprimento X consumo previsto. O nível do Ponto de Reposição auxilia a controlar a quantidade adicional de estoque, necessária como proteção contra oscilações de demanda e no lead time de ressuprimento. Apresenta a desvantagem de quando mais de um produto é comprado do mesmo fornecedor e onde os pedidos de vários itens podem ocorrer em instantes diferentes. Isso pode implicar perda de vantagem associada a descontos para grandes volumes de compra ou de transporte.

6 B) Reposição Periódica: Período Fixo, Quantidade Variável B) Reposição Periódica: Período Fixo, Quantidade Variável Tenta eliminar a deficiência que o modelo de reposição contínua apresenta. Período entre revisões definidos em função de necessidades específicas de cada empresa Pode-se agrupar análises de itens de um mesmo fornecedor na mesma data (otimização) Maior risco de falta de material se a demanda for maior que a prevista Itens prioritários devem ser revisados com mais frequência. Itens mais baratos podem sofrer revisão em períodos mais longos.


Carregar ppt "Unidade 7 Características básicas de controle de estoque São comuns a todos os problemas de estoque. São elas: (b)Objetivos do estoque 1.Objetivos de custo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google