A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção. Juntos formam o custo total. É importante encontrar a quantidade por pedido que minimiza esse custo total; Objetivos: São relacionados aos custos e ao nível de serviço; Previsão de incertezas: incertezas sobre demanda, vendas, tempo de ressuprimento. Podem ser minimizadas segundo o nível de comunicação e relacionamento com o cliente.

2 Unidade 2 - Estoques A gestão da logística envolve toda a estrutura. Os planos de negócios, produção, de necessidades de recursos e o financeiro devem obrigatoriamente abordar a gestão levando em conta os objetivos de cada um deles. A gestão de estoques tem por objetivos planejar o estoque no que diz respeito às quantidades de entradas e saídas, às épocas em que essas entradas e saídas ocorrem, ao tempo que decorre entre essas épocas e os pontos de pedidos de materiais.

3 Unidade 2 - Estoques Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque
Just in Time (JIT): visa atender a demanda instantaneamente e sem desperdícios através da redução de estoques e, conseqüentemente, seus custos associados. No JIT destaca-se também a profundidade do relacionamento com os fornecedores. Permite uma visualização mais clara dos problemas e, assim, uma abordagem mais rápida deles.

4 Unidade 2 - Estoques Fluxo descontínuo de material: É o sistema clássico, conhecido como método de empurrar estoque. Estes sãos alguns de seus usos e métodos: Estoque para demanda: visa manter os níveis de estoques proporcionais à sua demanda. Ponto de reposição: objetiva otimizar os investimentos em estoque. Quando o estoque cai para um nível conhecido como ponto de reposição, um pedido de ressuprimento é disparado em uma quantidade fixa conhecida como lote econômico de reposição. Reposição periódica: há um ciclo de tempo fixo em que as revisões periódicas do nível de estoque acontecem. Assim, quando ocorre o período de revisão e o estoque é determinado, é emitido um pedido de ressuprimento calculado pela diferença entre o nível máximo e o nível do estoque naquele momento.

5 Unidade 2 - Estoques Curva ABC: Baseia-se no raciocínio do diagrama de Pareto, em que nem todos os itens têm a mesma importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos. Assim, mais atenção pode ser dada aos estoques dos produtos mais representativos para a organização. Balanceamento de capacidade: o autor do livro considera não ser possível existir uma fábrica balanceada, porque tentar mantê-la dessa forma faz crescer o estoque em processo, e na prática, quando esses efeitos negativos aparecessem, a empresa logo toma medidas para desbalancear sua capacidade.

6 Unidade 2 - Estoques Fluxo contínuo de materiais: Com a chegada do pedido, ele é transmitido on line para a fábrica. Essa produz contra a demanda, em ciclos de produção curtos e rápidos. Daí, o produto é despachado para o cliente, seja diretamente, seja através do estoque regulador. Fluxo sincrônico de materiais: utiliza sistemas automatizados de gestão de materiais para balancear o fluxo de material. O sistema também fornece informações atualizadas sobre material a todos os envolvidos: fornecedores, fábricas, estoque regulador e distribuição.


Carregar ppt "Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google