A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais.

2 Gestão de Compras Parte do processo de logística e tem a finalidade de obter materiais, componentes, acessórios e serviços. É o processo de aquisição e inclui a seleção dos fornecedores, os contratos de negociação e as decisões que envolvem compras.

3 Gestão de Compras Deve visar fatores estratégicos de custo, qualidade, flexibilidade, inovação, rapidez, não agressão ao meio ambiente. Deve estar voltada para o processo (estratégia) e não apenas para transações (comprar). Gerar lucro e não mais custos para a empresa.

4 O comprador Deve possuir habilidades interpessoais, de negociação e dinamismo. Deve ser é um analista de suprimentos e um negociador. Deve ser bom ouvinte para argumentar corretamente. Deve ser firme e convicto.

5 O comprador Deve estar identificado com a política e ética da empresa. Deve manter sigilo das negociações. Deve permitir acesso as mesmas informações a todos os fornecedores. Deve realizar bom negócios para empresa e não apenas comprar materiais.

6 Objetivos de Compras Obter um fluxo continuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado o mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honrada as melhores condições para a empresa, principalmente em termos de pagamento.

7 Sistema de Compras Ficha do Fornecedor COMPUTADOR PEDIDOS Relatórios Ordens de compra Arquivo do material comprado Nome, endereço, instruções de remessa Arquivo do histórico de preços Para as últimas compras Inputs de informações Informação de controle de inventário Arquivo de pedidos em aberto

8 Sistema de Compras MATRIZ - Servidores mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores. CLIENTES - Acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento.

9 Sistema de Compras TRANSPORTADORAS - A empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneio de cargas e notas fiscais. VENDEDORES – Conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes.

10 Organização de compras O departamento de compras deve contar com as seguintes funções: pesquisa (estudo de mercado, materiais, análise de custos, estudo de fornecedores); aquisição (conferência de requisições, análise das cotações, negociação, acompanhamento e recebimento de materiais); administração (manutenção de estoques, transferência de materiais, evitar excessos e obsolescência de estoques, padronizar processos e materiais).

11 Compras na micro e pequena empresa *Sócio-gerente (compras) Administrativo e financeiro ProduçãoVendas

12 Compras na média empresa Diretor ProduçãoCompras Matéria- prima Comprador Materiais auxiliares Comprador Follow-up secretária Vendas

13 Atividade de Acompanhamento 5 1. Qual a relação entre compras e níveis de estoque? 2. Como é o sistema compras na empresa em que você trabalha? 3. Qual a relação entre compras e vendas? 4. Como deve agir o comprador?

14 Atividade de Acompanhamento 5 - Continuação 5. Elabore o organograma da área de compras com base nos seguintes cargos: gerente de logística/materiais; chefia de compras; secretária; comprador diverso; comprador técnico; comprador de matéria-prima; auxiliar de compras; follow-up e motorista. 6. Quais as características necessárias para o comprador?

15 Política de Compras CENTRALIZADAS X DESCENTRALIZADAS Empresas que possuem filiais precisam decidir se as compras serão centralizadas ou descentralizadas.

16 Compras Centralizadas A empresa pode obter melhores preços e serviços em função do maior volume Os valores de transporte também podem ser reduzidos em função do volume de compra É necessário enviar materiais para as unidades

17 Compras Centralizadas Homogeneidade da qualidade dos materiais adquiridos Controle de materiais e estoques – materiais não ficam dispersos nas unidades Custo menor com o departamento de compras

18 Compras Descentralizadas Podem ser entregues mais rápidas quando o fornecedor é local Custo de transporte menor quando o fornecedor é local Facilidade de comunicação entre comprador e fornecedor

19 Compras Descentralizadas Quando o tempo para aquisição é curto Política de relacionamento com a comunidade As unidades especializadas em comprar seus recursos materiais

20 Política de Compras Algumas empresas optam por utilizar as duas políticas, comprando itens mais estratégicos e de maior volume de forma centralizada, enquanto compram os de menor quantidade localmente.

21 Atividade de Acompanhamento 6 1. Em quais condições uma empresa deve centralizar ou descentralizar suas compras? Imagine se sua empresa abrisse uma filial.

22 Política de Compras Verticalização x Horizontalização A empresa precisa decidir quais produtos devem ser fabricados e quais devem ser comprados.

23 Verticalização Estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Vantagens : independência de terceiros liberdade de mudar planos manutenção de segredos industriais

24 Verticalização Desvantagens: Maior investimento em instalações e equipamentos Imobiliza mais recursos Menor flexibilidade p/ alterar processos e incorporar tecnologias novas flutuações de demanda

25 Horizontalização Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: Redução de custos - Maior flexibilidade e eficiência Incorporação de novas tecnologias- Foco no negócio principal

26 Horizontalização Desvantagens: Menor controle tecnológico Deixa de auferir o lucro do fornecedor Maior exposição

27 Comprar ou Fabricar CT = CF + CV x q Conceito chave: CT = CF + CV x q CT = custo total CF = custo fixo CV = custo variável Q = quantidade envolvida

28 Atividade de Acompanhamento 7 Exercícios 1 a 5 do livro página 108.

29 Referências Bibliográficas 1. BERTAGLIA. Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, MARTINS, Petrônio Garcia. ALT, Paulo Renato Campos: Administração de Materias e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva 2000.


Carregar ppt "Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google