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Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 1 Gestão de Compras 4 CAPÍTULO.

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1 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 1 Gestão de Compras 4 CAPÍTULO

2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 2 Introdução Gestão da aquisição - assunto estratégico - centro de lucros Valor total c/ compras - de 50% a 80% da renda bruta! Importância da área: –Informação atualizada –Habilidades interpessoais –Dinamismo

3 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 3 A Função de Compras Parte do processo de logística da empresa Conceito voltado para o processo e não apenas para transações Sistema tradicional

4 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 4 Sistema Tradicional Ficha do Fornecedor COMPUTADOR PEDIDOS Relatórios Ordens de compra Figura Sistema Automatizado de Compras Tradicional Leenders / Nuemo 1986 Arquivo do material comprado Nome, endereço, instruções de remessa Arquivo do histórico de preços Para as últimas compras Inputs de informações Informação de controle de inventário Arquivo de pedidos em aberto

5 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 5 Sistema Moderno MATRIZ O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações, como os oferecidos pela Embratel. CLIENTES Acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento.

6 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 6 Sistema Moderno TRANSPORTADORAS A fim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneio de cargas e notas fiscais. LIGAÇÕES À DISTÂNCIA (rede WAN) Servidores RISC mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores, via Renpac ou Transpac.

7 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 7 Sistema Moderno VENDEDORES Munidos de notebooks equipados com modem, os vendedores conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes.

8 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 8 Sistema Moderno UNIDADES DE VENDAS E REPRESENTANTES Acessam todo o sistema da matriz via Renpac. FÁBRICAS As várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar de dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamento. FORNECEDORES Estão todos ligados à empresa. Utilizando o padrão EDI, têm acesso a várias informações, como os pedidos de compras.

9 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 9 Classificação das Compras COMPRAS Figura 4.3 Classificação das Compras COMPRAS DE RECURSOS MATERIAIS COMPRAS DE RECURSOS PATRIMONIAIS

10 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 10 Interfaces de Compras Jurídico Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica; Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores. Informática.

11 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 11 Interfaces de Compras Informática Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, , intranets, extranets, softwares de compras; Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços.

12 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 12 Interfaces de Compras Marketing e Vendas Entrada: condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos. Saídas: custos de promoções, condições do mercado fornecedor.

13 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 13 Interfaces de Compras Contabilidade e Finanças Entrada: custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento. Saídas: orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da relação benefícios sobre custos.

14 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 14 Interfaces de Compras Qualidade Entrada: informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados, Saídas: histórico sobre a qualidade dos fornecimentos.

15 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 15 Interfaces de Compras Engenharia de Produto e de Processos Entradas: especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços; Saídas:informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento.

16 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 16 Interfaces de Compras Fabricação ou Produção Entradas: necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis; Saídas: prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos.

17 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 17 Novas Formas de Comprar Compras globalizadas (global sourcing) EDI (electronic data interchange) –rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações; –redução dos custos; –facilidade na colocação de pedidos; e –sedimentação do conceito de parcerias.

18 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 18 Novas Formas de Comprar Livrarias virtuais Compras via Internet Cartões de crédito

19 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 19 Estratégias de aquisição Verticalização Horizontalização

20 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 20 Verticalização Estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Exemplo FORD do velho Henry Vantagens : –independência de terceiros liberdade de mudar planos manutenção de segredos industriais

21 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 21 Verticalização Desvantagens: –Maior investimento em instalações e equipamentos –Imobiliza mais recursos –Menor flexibilidade p/ alterar processos e incorporar tecnologias novas –flutuações de demanda

22 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 22 Horizontalização Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: –Redução de custos –Maior flexibilidade e eficiência –Incorporação de novas tecnologias –Foco no negócio principal

23 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 23 Horizontalização Desvantagens: –Menor controle tecnológico –Deixa de auferir o lucro do fornecedor –Maior exposição

24 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 24 Comprar ou Fabricar CT = CF + CV x qConceito chave: CT = CF + CV x q CT = custo total CF = custo fixo CV = custo variável Q = quantidade envolvida

25 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 25 Locação ou Arrendamento Mercantil Interferência de uma empresa de leasing ligada a um banco. Vantagens: –mais fácil fazer um leasing do que conseguir empréstimo; –não exige grande desembolso inicial; e –risco de obsolescência do arrendador.

26 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 26 Locação ou Arrendamento Mercantil Desvantagens –o arrendatário não pode depreciar o bem; –devolução do bem ao fim do arrendamento (se o contrato o exigir); e –ter de obter aprovação do arrendatário para introduzir modificações no bem arrendado. Leaseback

27 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 27 Locação ou Arrendamento Mercantil Conceito chave: –Matemática financeira: valor do dinheiro no tempo (Fluxo de Caixa Descontado)

28 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva 28 Ética em Compras Legal e moral Código de conduta ética Legislação específica para o setor público Códigos de ética de compras, via internet. Os 12 padrões de práticas de compras da NAPM


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