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COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para.

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1 COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para o funcionamento, a manutenção e ampliação da empresa. (Viana,2008)

2 COMPRAS Gestão da aquisição -assunto estratégico - centro de lucros Valor total c/ compras -de 50% a 80% da renda bruta!

3 COMPRAS Principais objetivos: -Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender os programas de produção. -Coordenar este fluxo, para que seja aplicado o mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa. -Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de qualidade e quantidade definidos. -Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa.

4 COMPRAS Principais razões para o crescimento e envolvimento de compras nas tomadas de decisões: -Área de agregação de valor (não simplesmente redução de custo); -O envolvimento ativo do fornecedor pode reduzir custos; -Empenho com os custos estratégicos de suprimentos, em vez de preços a curto prazo;

5 COMPRAS Passado -O dono responsável pelas 3 áreas: vendas, produção e finanças. -Atividade burocrática e repetitiva. -Centro de despesas. Atualidade -As 3 funções são subordinadas, porém como responsabilidades executivas separadas. -Papel estratégico. -Centro de lucros.

6 COMPRAS Organização do setor de compras: -Autoridade para comprar; -Registro de compras; -Registro de preços; -Registro de fornecedores; -Pesquisa de preços; -Aquisição.

7 COMPRAS Atividades básicas setor de compras: Pesquisa; Aquisição; Administração; Diversos.

8 COMPRAS Compras Just time: -A necessidade de adequação aos sistemas just-in-time (JIT), levou a criação de um departamento de suprimentos. -Requer a eliminação de desperdício, otimizar o processo. -O giro de estoque aumenta. Aumenta a rentabilidade.

9 COMPRAS Evolução Relacionamento Cliente-Fornecedor -Abordagem convencional: Prioriza o preço. Como se as partes fossem rivais. Quem pode mais impõe as condições. -Melhoria da qualidade: Dá-se prioridade a qualidade do produto. É o início de um relacionamento mais duradouro. -Integração operacional: Prioriza o controle do processo. Fornecedor faz investimentos comuns. -Integração estratégica: É uma parceria nos negócios.

10 COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: -Custos: Avaliar se os custos estão compatíveis com o mercado. -Qualidade: Fornecedor dispor da qualidade especificada. -Pontualidade: Entregar dentro do prazo combinado. -Inovação:

11 COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: -Flexibilidade: capacidade de adaptar-se rapidamente às alterações e solicitações do mercado. -Produtividade: É a relação entre output sobre o input. -Instalações: Condições mínimas de fabricação com qualidade. -Capacitação gerencial financeira: estrutura organizacional definida, cadeia decisória estruturada, capacidade financeira saudável.

12 COMPRAS Pesquisa e Planejamento de compras -A pesquisa é elemento básico para operação de compras. -Função principal da pesquisa de compras: suprir com informações e orientação analítica o depto.

13 COMPRAS Composição pesquisa de compras: 1)Estudo dos materiais: -Avaliação das necessidades da empresa; -Tendência da oferta e da demanda; -Tendência de preços; 2) Análise econômica: -Efeito dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados; - tendências de preços em geral; -Influência das variações econômicas sobre fornecedores e concorrentes;

14 COMPRAS Composição pesquisa de compras: 3) Análise de fornecedores: -Qualificações de fornecedores ativos e em potencial; -Estudo das instalações dos fornecedores; 4) Análise do custo e do preço: -variação de preço; -estudo de peças semelhantes; -métodos alternativos de fabricação;

15 COMPRAS Composição pesquisa de compras: 5) Análise de embalagens e transporte: -Efeito da localização dos fornecedores sobre os custos; -métodos alternativos de despachos; -introdução de melhoria de embalagens; 6) Análise administrativa: -Controle de formulários; -Simplificação do trabalho; -Emprego de processamento eletrônico de dados.

16 COMPRAS Condições de compra: Prazos: -De entrega (menor possível). -De pagamento (maior que prazo de venda) ou a vista em condições especiais de preço. Frete: -CIF -cost, insurance and freight (custo, seguro e frete) – Frete pago. -FOB -free on board (posto a bordo) – Frete a pagar. Embalagens: -Retornáveis: engradados. -Não retornáveis.

17 COMPRAS NOVAS FORMAS DE COMPRAR a)Compras globalizadas (global sourcing) b)b)EDI (electronicdata interchange). Vantagens: –rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;–redução dos custos; –facilidade na colocação de pedidos; e –sedimentação do conceito de parcerias.

18 COMPRAS c)E-commerce Uso de tecnologias de computação e de comunicações para a realização de negócios Vantagens do EDI em relação ao e-commerce –Maior segurança nas comunicações e parceiros; –Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; –As VANs(valueaddednetworks) são mais seguras; –Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações.

19 COMPRAS Vantagens do e-commerceem relação ao EDI –Investimento inicial em tecnologia ébem mais baixo –Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos –Pode ser operada praticamente em tempo real –Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina –Maior flexibilidade nos tipos de transações.

20 COMPRAS d) Cartões de Crédito e) Leilões Empresa disponibiliza via internet ou editais suas necessidades de compras Informar que a seleção do fornecedor será por meio de leilão público Fornecedores farão suas ofertas de preços e prazos de entrega Cabe ao comprador fazer a melhor oferta

21 COMPRAS Ética em Compras Legal e moral Código de conduta ética Legislação específica para o setor público Códigos de ética de compras

22 COMPRAS Diretrizes Éticas Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras Informar os funcionários sobre o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando Pagamento bilateral para os almoços de negócios.

23 COMPRAS NEGOCIAÇÃO Negociação: Saber negociar é uma das habilidades mais exigidas de um comprador. Fases da negociação: -Preparação: Onde se estabelecem os objetivos que devem ser alcançados de forma ideal e os que a realidade permitirá atingir. -Abertura: Reduzir a tensão. Conversa descontraída. Expor os objetivos que serão obtidos em um trabalho mútuo.

24 COMPRAS -Exploração: Verificar se as necessidade detectada é verdadeira. Perguntas objetivas. -Apresentação: Relacionar a necessidade da outra parte com os benefícios. -Clarificação: Ouvir atentamente as objeções. -Ação Final: A procura de adesão ou acordo.


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