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COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: “Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para.

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1 COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: “Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para o funcionamento, a manutenção e ampliação da empresa”. (Viana,2008)

2 COMPRAS Gestão da aquisição -assunto estratégico -centro de lucros
•Valor total c/ compras -de 50% a 80% da renda bruta!

3 COMPRAS Principais objetivos:
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender os programas de produção. Coordenar este fluxo, para que seja aplicado o mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa. Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de qualidade e quantidade definidos. Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa.

4 COMPRAS Principais razões para o crescimento e envolvimento de compras nas tomadas de decisões: Área de agregação de valor (não simplesmente redução de custo); O envolvimento ativo do fornecedor pode reduzir custos; Empenho com os custos estratégicos de suprimentos, em vez de preços a curto prazo;

5 COMPRAS Passado O dono responsável pelas 3 áreas: vendas, produção e finanças. Atividade burocrática e repetitiva. Centro de despesas. Atualidade As 3 funções são subordinadas, porém como responsabilidades executivas separadas. Papel estratégico. Centro de lucros.

6 COMPRAS Organização do setor de compras: Autoridade para comprar;
Registro de compras; Registro de preços; Registro de fornecedores; Pesquisa de preços; Aquisição.

7 COMPRAS Atividades básicas setor de compras: Pesquisa; Aquisição;
Administração; Diversos.

8 COMPRAS Compras Just time:
A necessidade de adequação aos sistemas just-in-time (JIT), levou a criação de um departamento de suprimentos. Requer a eliminação de desperdício, otimizar o processo. O giro de estoque aumenta. Aumenta a rentabilidade.

9 Evolução Relacionamento Cliente-Fornecedor
COMPRAS Evolução Relacionamento Cliente-Fornecedor Abordagem convencional: Prioriza o preço. Como se as partes fossem rivais. Quem pode mais impõe as condições. Melhoria da qualidade: Dá-se prioridade a qualidade do produto. É o início de um relacionamento mais duradouro. Integração operacional: Prioriza o controle do processo. Fornecedor faz investimentos comuns. Integração estratégica: É uma parceria nos negócios.

10 Deve-se enfatizar os seguintes aspectos:
COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: Custos: Avaliar se os custos estão compatíveis com o mercado. Qualidade: Fornecedor dispor da qualidade especificada. Pontualidade: Entregar dentro do prazo combinado. Inovação:

11 Deve-se enfatizar os seguintes aspectos:
COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: Flexibilidade: capacidade de adaptar-se rapidamente às alterações e solicitações do mercado. Produtividade: É a relação entre output sobre o input. Instalações: Condições mínimas de fabricação com qualidade. Capacitação gerencial financeira: estrutura organizacional definida, cadeia decisória estruturada, capacidade financeira saudável.

12 Pesquisa e Planejamento de compras
A pesquisa é elemento básico para operação de compras. Função principal da pesquisa de compras: suprir com informações e orientação analítica o depto.

13 Composição pesquisa de compras:
Estudo dos materiais: Avaliação das necessidades da empresa; Tendência da oferta e da demanda; Tendência de preços; 2) Análise econômica: Efeito dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados; tendências de preços em geral; Influência das variações econômicas sobre fornecedores e concorrentes;

14 Composição pesquisa de compras:
3) Análise de fornecedores: Qualificações de fornecedores ativos e em potencial; Estudo das instalações dos fornecedores; 4) Análise do custo e do preço: variação de preço; estudo de peças semelhantes; métodos alternativos de fabricação;

15 Composição pesquisa de compras:
5) Análise de embalagens e transporte: Efeito da localização dos fornecedores sobre os custos; métodos alternativos de despachos; introdução de melhoria de embalagens; 6) Análise administrativa: Controle de formulários; Simplificação do trabalho; Emprego de processamento eletrônico de dados.

16 COMPRAS Condições de compra: Prazos: De entrega (menor possível).
De pagamento (maior que prazo de venda) ou a vista em condições especiais de preço. Frete: CIF -cost, insurance and freight (custo, seguro e frete) – Frete pago. FOB -free on board (posto a bordo) – Frete a pagar. Embalagens: Retornáveis: engradados. Não retornáveis.

17 COMPRAS NOVAS FORMAS DE COMPRAR Compras globalizadas (global sourcing)
b)EDI (electronicdata interchange). Vantagens: –rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;–redução dos custos; –facilidade na colocação de pedidos; e –sedimentação do conceito de parcerias.

18 COMPRAS c)E-commerce Uso de tecnologias de computação e de comunicações para a realização de negócios Vantagens do EDI em relação ao e-commerce –Maior segurança nas comunicações e parceiros; –Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; –As VANs(valueaddednetworks) são mais seguras; –Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações.

19 COMPRAS •Vantagens do e-commerceem relação ao EDI
–Investimento inicial em tecnologia ébem mais baixo –Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos –Pode ser operada praticamente em tempo real –Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina –Maior flexibilidade nos tipos de transações.

20 COMPRAS d) Cartões de Crédito e) Leilões •Empresa disponibiliza via internet ou editais suas necessidades de compras •Informar que a seleção do fornecedor será por meio de leilão público •Fornecedores farão suas ofertas de preços e prazos de entrega •Cabe ao comprador fazer a melhor oferta

21 COMPRAS Ética em Compras •Legal e moral •Código de conduta ética
•Legislação específica para o setor público •Códigos de ética de compras

22 COMPRAS Diretrizes Éticas
•Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores •Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras •Informar os funcionários sobre o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando •Pagamento bilateral para os almoços de negócios.

23 COMPRAS NEGOCIAÇÃO Negociação: Saber negociar é uma das habilidades mais exigidas de um comprador. Fases da negociação: Preparação: Onde se estabelecem os objetivos que devem ser alcançados de forma ideal e os que a realidade permitirá atingir. Abertura: Reduzir a tensão. Conversa descontraída. Expor os objetivos que serão obtidos em um trabalho mútuo.

24 COMPRAS Exploração: Verificar se as necessidade detectada é verdadeira. Perguntas objetivas. Apresentação: Relacionar a necessidade da outra parte com os benefícios. Clarificação: Ouvir atentamente as objeções. Ação Final: A procura de adesão ou acordo.


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